Agricultura tradicional e de plantação (Moçambique)

Agricultura tradicional e de plantação de Moçambique

1. Agricultura

Agricultura “é uma actividade económica complexa, orientada no sentido da produção de bens primários destinados a alimentação e as indústrias, obtidos a partir de plantas e de animais por intermédio de transformação e tecnológicas” (MATOS et al., 1990:78).

Agricultura é a ciência, a arte e a indústria de controlar o crescimento das plantas e dos animais ao ser utilizado por seres humanos, ou seja, conjunto de processos através dos quais o homem consegue obter da terra, pelo plantio de certos determinados produtos vegetais, que interessam particularmente a sua vida (Budula, 2001:1). 

Segundo Raimundo (2000:102), “agricultura é um conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética”.

Para Josué de Castro citado por Nanjolo (2001:32), “agricultura é um conjunto de processos através dos quais o homem conseguiu obter da terra, pelo plantio, certos e determinados produtos vegetais que interessam particularmente a sua vida”.

Agricultura tradicional

Budula (2001:4), prescreve como sendo “aquela que se desenvolve nos países dos chamados terceiro mundo na qual consiste no uso de instrumentos rudimentares”.

Na óptica do autor, a agricultura tradicional é “aquela que envolve mão-de-obra familiar, na qual os produtos agrícolas não se destinam ao comércio e que usam instrumentos arcaicos e ainda, aquela sujeita a factores físico naturais e humanos”.

2. Estudo sobre a agricultura tradicional e de plantação de Moçambique

A prática de agricultura criou espaços muito diversos, consoante os factores naturais e humanos presentes nas diferentes áreas do globo. Mais do que isso, coexistem em plenos finais do século XX formas de agricultura muito diferentes: a agricultura tradicional e a agricultura Moderna. Dentro deste trabalho procura-se compreender essencialmente a agricultura tradicional e em particular a de Moçambique, actividade está, cujo seu desenvolvimento constitui um dos maiores problemas nas zonas rurais.

2.1. Agricultura tradicional

É considerado por muitos pesquisadores como aquela que se desenvolve nos países subdesenvolvidos na qual envolvem o uso de instrumentos rudimentares e dependente de factores fiscos naturais e humanos.

2.1.1. Características

Este tipo de agricultura tem como características:

  • Uso de técnicas e instrumentos rudimentares (enxada, tracção animal, diques, charrua);
  • Ocupação descontínua do espaço. Só há exploração das terras necessárias a alimentação do grupo social que a pratica.
  • Policultura, de modo a recolher produtos de consumo nas diferentes épocas do ano;
  • Depende essencialmente dos factores naturais e demográficos e não de factores económicos;
  • O mercado não é tido em conta, sendo que não há excedentes agrícolas para alimentar a população não rural.
  • Não há propriamente, cálculos económicos, embora de forma intuitiva se procure equilibrar a área de exploração com as necessidades do grupo. A cada novo adulto lhe é atribuído uma nova parcela;  
  • Nota-se neste tipo de agricultura, o não uso de adubos, fertilizantes que podem em algum momento melhorar na quantidade e qualidade dos insumos agrícolas;
  • Caracteriza-se pelo uso ou do emprego de mão-de-obra familiar.
  • Destaca-se também neste tipo de agricultura o uso de queimadas, de pequenas áreas de cultivos,
  • A sua produção destinada essencialmente ao consumo família sendo, no entanto, uma agricultura de subsistência e contribui para o rápido esgotamento dos solos.

2.1.2. Objectivos

  • Produzir o suficiente para alimentação do agricultor e a sua família;
  • Tomando em conta que se trata de uma agricultura tradicional, os seus objectivos estão virados para o desenvolvimento do país apesar da sua incapacidade de almejar tais objectivos. Por outro lado, estavam virados o melhoramento da vida das populações.
  • Produção de bens alimentícios para o agricultor e a sua família.

2.1.3. Destino dessa agricultura

A agricultura tradicional como tal, não esta concebida para a comercialização, mais sim para alimentação do agricultor e a sua família. Deste modo, este tipo de agricultura praticado nas zonas rurais do nosso país, também foi preconizado para responder aos anseios da população a que pratica.

2.2. Agricultura de plantação

A agricultura de plantação, é um tipo de agricultura que consiste na exploração de vastas áreas, para o cultivo de uma determinada cultura. Este tipo de prática é típico das épocas de colonização e a medida que o tempo vai passando ela vai sofrendo alterações que lhe permitiram corresponder aos consumos da indústria moderna.

Desta forma, a plantação, é típico de agricultura especulativa, desenvolvida por grupos económicos da Europa e América do Norte. Em que consiste no aproveitamento das capacidades específicas de alguns climas e solos tropicais, para produzir em largas escalas um produto alimentar ou uma matéria-prima destinado ao consumo nas regiões do mundo fortemente industrializado.

Caso do nosso país, encontramos este tipo de agricultura, por exemplo na região centro, como é o caso da Companhia Agrícola da Borror, da Madal, dedicado a exploração de coco, a companhia açucareira de Luabo, na Zambézia, de Sena (Sofala), a companhia da Emocha-Gúrue (Zambezia), a companhia algodoeira e do Sisal de Mocuba.       

2.2.1. Objectivos

  • A agricultura de plantação tinha como objectivo a produção em massa de produtos ou matérias-primas para as indústrias transformadoras, na qual uma vez submetidos a ela, os produtos eram transformados em matérias acabadas.
  • Alcançar o máximo rendimento e produtividade;
  • Maximização dos lucros.

2.2.2. Características

  • Tem-se como características a utilização de mão-de-obra local e barata, ocupando, geralmente, pontos de acesso fácil;
  • Uso de técnicas avançadas estando sujeita a grandes grupos financeiros como por exemplo a da América do Norte e da Europa;
  • Especialização na obtenção de produtos alimentares e industriais de grande procura internacional como é o caso do açúcar, café, cacau, borracha, oleaginosas, etc.   

2.2.3. Destino

  • Destina-se para o mercado nacional e internacional com o fim comercial;
  • Este tinha como destino fornece bens e matéria-prima as indústrias e esta por sua vez para o mercado.

Bibliografia

BUDULA, Hilário A. Agricultura, A Base do Nosso Desenvolvimento. Maputo, 2001.

MATOS, Maria Lúcia Santos et al. Contrastes Geográficos. Edições ASA. Portugal, 1990.

NANJOLO, Luís A. Geografia – 9ª classe. Edição Dimane. Maputo, 2001.

Comentários