Competências Empreendedoras Pessoais (CPEs) de poder e planificação

Competências Empreendedoras Pessoais (CPEs) de poder e planificação

Introdução

A capacidade empreendedora é a característica nuclear em termos de adaptabilidade das pessoas às novas realidades no meio onde elas vivem.

Nesta lição, abordaremos sobre o que são competências e falaremos particularmente das competências empreendedoras pessoais relacionadas com o poder e planificação.

Significado de Competências

São três principais competências necessárias para um empreendedor.

Estas competências podem ser definidas como:

  • Um corpo de conhecimento;
  • Um conjunto de aptidões;
  • Um conjunto de características pessoais.

É provável que uma pessoa que não possua simultaneamente as três competências tenha dificuldade em gerir o seu negócio. Deste modo diremos que:

  • Competência é a combinação de conhecimento, habilidade e motivação e características apropriadas que uma pessoa deve possuir para realizar uma determinada tarefa.

Avaliar um comportamento orientado para a Competência é a combinação de conhecimentos, habilidades e motivação e características apropriadas que uma pessoa deve possuir para realizar uma determinada tarefa, conjugado com a capacidade de determinar o valor de empreendimento.

Competências Empreendedoras pessoais (CEPs)

Dizem respeito às qualidades que os empreendedores devem ter ou desenvolver para que possam ser bem sucedido.

Constata-se que os empreendedores bem sucedidos possuem características únicas que se distribuem por três grupos que são:

  • 1. Planificação;
  • 2. Resultados;
  • 3. Poder.

Existem várias competências empreendedoras relacionadas com os resultados. Nesta lição destacamos as seguintes:

  • Procura de oportunidades

É a capacidade que permite ao empreendedor detectar e agir perante novas oportunidades de negócios mesmo nas situações em que outras pessoas não vêm outra coisa senão problemas ou dificuldades.

Estimula-o, também, a aproveitar oportunidades raras de obtenção dos recursos necessários, financiamento, equipamento, terrenos, espaço de trabalho, assistência técnica, etc., que lhe permitirão implementar as suas ideias.

  • Cumprimento de contratos

Trata-se da capacidade de assumir a responsabilidade final pela conclusão de uma encomenda. Os clientes esperam que os empreendedores cumpram e honrem os seus compromissos, daí que o empreendedor deve esforçar-se nesse sentido. Se isso significa juntar-se aos trabalhadores e com eles trabalhar para que os compromissos contratuais possam ser cumpridos, o empreendedor fá-lo-á.

  • Persistência

Esta é a capacidade que induz o empreendedor a criar determinação para fazer um trabalho do início ao fim, a qualquer custo em termos de sacrifício pessoal. Ao agir deste modo, o empreendedor prossegue trabalhando para atingir os seus objectivos.

  • Assunção de riscos

Os empreendedores preferem assumir riscos moderados. Antes de se comprometerem aos seus recursos, avaliam os riscos associados a uma oportunidade de negócios que escolheram e a sua capacidade de os gerir, os benefícios que daí retirarão e os desafios que irão enfrentar.

Como referido anteriormente, os empreendedores obtêm lucros em resultado dos riscos assumidos e quanto maiores os riscos, mais elevados os lucros. Todavia, os empreendedores preferem sempre assumir riscos que conseguem gerir.

  • Preocupação com a eficiência e a qualidade

É uma qualidade que capacita o empreendedor a fazer coisas que satisfazem ou ultrapassam os padrões de excelência ou melhoram o desempenho, fazendo-o da melhor forma.

  • Planificação

Ao avaliar o comportamento duma pessoa em relação à planificação podemos usar o jogo de construção da torre, que ajuda a desenvolver capacidades empresariais tais como planificação, organização, experimentação e atribuição de tarefas.

Os materiais necessários para este jogo são: cubos de madeira, um pano e uma folha para a pontuação. O jogo faz-se com três jogadores.

Directivas do jogo:

Cenário

  • Arranjar mais três parceiros para o jogo.
  • Um é trabalhador, o segundo é o proprietário e o terceiro é supervisor.
  • Trabalhador deve construir uma torre com uma única coluna – sob a supervisão do supervisor, segundo as instruções do proprietário.
  • Os materiais necessários para construir a torre são cubos de madeira, um pano e a folha para a pontuação abaixo descrita.

Folha de Pontuação para o Jogo de Construção da Torre

Detalhes

1ª Volta

2ª Volta

Calcular o número de andar da torre a construir

 

 

Proprietário

 

 

Supervisor

 

 

Trabalhor

 

 

Posição combinada

 

 

Resultados alcançados

 

 


  • Como calculou o número de blocos a serem feitos em cada volta?
  • Que achou dos resultados alcançados em cada volta?
  • Se foi bem sucedido, a quem atribui o sucesso e porquê?
  • Se falhou, a quem culpa pelo fracasso?
  • Identificou a necessidade da opinião dum especialista e recorreu a ela?

O jogo de construção da torre exigiu planificação em que o objectivo principal de construir uma torre com tantos blocos é definido. Isto parte do motivo de querermos fazer algo.

Tudo o que fazemos tem um motivo. Então consideramos o que temos que fazer para conseguir aquilo que precisamos. Geralmente há muitas possibilidades, mas nós escolhemos a que achamos melhor.

É importante saber quem vai executar as diferentes actividades e que tipo de qualificações essa pessoa deve ter.

Temos que perguntar a nós mesmos como é que uma actividade deve ser realizada. Tudo isto realça a importância da planificação no bom funcionamento da empresa.

Avaliar a preocupação com a qualidade, a eficiência e planificação

Esta avaliação é feita no jogo que envolve o fabrico de envelopes. Este jogo comercial ajuda a desenvolver capacidades empresariais como avaliar e melhorar a qualidade, a eficiência e capacidade de planear, organizar, experimentar e atribuir tarefas para satisfazer as necessidades do cliente.

Os materiais que são precisos para este jogo são folhas de papel de cores diferentes, folha de encomenda de matérias-primas, folha de pontuação, lista de preços dos produtos e materiais.

Cenário

Os materiais precisos para este jogo são papel de fotocópia, tesouras, réguas, cola, folhas de instrução para os grupos. Alguns dos papéis de fotocópia têm algo escrito (empregar papel usado do escritório); quadro para escrever os artigos comprados por cada grupo.

Procedimentos

  • Fazer três ou quatro grupos. Deve haver no máximo seis pessoas em cada grupo.
  • O Cliente deve dar a cada membro do grupo a folha com instruções (ver abaixo). O grupo deve ler as instruções cuidadosamente, compreendê-las e fazer o jogo em apenas 30 minutos.

  • Note que a folha de instruções não contém as especificações do cliente.
  • Compete ao grupo pedir ao cliente as especificações. Observar também o processo de planificação do grupo, como organizaram a produção e a dinâmica geral dentro do grupo enquanto fazem o exercício.
  • Quando terminarem os 30 minutos, o cliente deve passar por cada grupo e comprar os envelopes que satisfaçam os seus requisitos.
  • Depois do cliente ter comprado os envelopes que satisfazem os seus requisitos, todos os grupos devem rever as actividades como se segue:
  • Grupo planeou primeiro quantos artigos ia comprar?
  • Discutiram como iam organizar o processo de produção?
  • Garantiram medidas de controlo de qualidade como medir a matéria-prima e o produto acabado? Verificaram o material de fotocópia antes de o comprar?

  • Perguntaram ao cliente quais eram as características dos envelopes?
  • Como dispuseram os produtos acabados?
  • Que aprenderam os participantes com o exercício em termos de gestão de qualidade?

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 1 de Empreendedorismo: Empreendedorismo e dignidade do trabalho. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

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