Desenvolvimento Cognitivo segundo Alexei Nikolaevich Leontiev (1903-1975)

4. Desenvolvimento Cognitivo segundo Alexei Nikolaevich Leontiev (1903-1975)

4.1. Características do Desenvolvimento Psíquico

4.1.1. Desenvolvimento Psíquico

Conforme já foi referido anteriormente, a Psicologia de Piaget vê o desenvolvimento como um fenómeno de maturação e o ambiente social como estimulador da descoberta e desenvolvimento do pensamento,     chegando           a apresentar os estágios deste desenvolvimento sequenciados, com limites estritos de idade. Por seu lado, Vygotsky apresenta uma teoria de desenvolvimento cognitivo que destaca a interacção do biológico com o social no desenvolvimento cognitivo, com destaque para o papel da aprendizagem no desenvolvimento das formas do pensamento, negando, assim, os limites absolutos de idade do surgimento dos estágios de desenvolvimento. Leontiev retoma as concepções de desenvolvimento de Vygotsky e define desenvolvimento psíquico como modificações psíquicas quantitativas e qualitativas graduais, progressivas de fenómenos psíquicos inferiores, simples para o surgimento de fenómenos psíquicos superiores e complexos.

Leontiev (1975: 502) explica as causas do desenvolvimento psíquico do seguinte modo: as forças motrizes do desenvolvimento psíquico que actuam mutuamente são o lugar que é ocupado pelo indivíduo na sociedade entre as pessoas, as condições de vida, as exigências que a sociedade lhe coloca, o carácter da actividade que realiza e o nível de desenvolvimento alcançado em cada momento.

O desenvolvimento psíquico é determinado pelo lugar que o indivíduo ocupa entre os adultos consoante a idade que possui, as exigências colocadas ao indivíduo e, sobretudo, a actividade de aprendizagem. Há que notar que o desenvolvimento psíquico não só é contínuo, como   também apresenta  uma descontinuidade, isto          é,       no desenvolvimento verificam-se estágios de desenvolvimento com características      específicas, que           compreendem indivíduos de determinados grupos de idade.

Com que base é que Leontiev estabeleceu a periodização do desenvolvimento psíquico?

A periodização do desenvolvimento psíquico de Leontiev (1975:503) baseia-se na actividade dominante e apresenta os seguintes períodos: A primeira infância (dos 0 a 1 ano de idade); A idade anterior à pré-escolar, ou idade da criaa mais nova (de 1 a 3 anos); A idade pré-escolar (dos 3 a 7 anos); A idade escolar primária (dos 7 a 10-11anos); A idade escolar média ou adolesncia (dos 11 aos 14-15 anos); A idade escolar preparatória ou juventude mais nova (dos 14-15 anos a 17-18 anos).

Vamos, a seguir, caracterizar cada um destes períodos de desenvolvimento psíquico de acordo com Leontiev (1975: 504-559).

4.2. Características dos Períodos de Desenvolvimento Psíquico segundo Leontiev

  • O período da Primeira Infância (0-1 Anos)

A criança nasce com reflexos incondicionados de alimentação, defesa e orientação. No primeiro mês, começa a formar reflexos condicionados, tais como a posição para mamar, do analisador acústico, vestibular, visual e táctil-cutâneo.

No fim do segundo mês verificam-se reacções de orientação para o adulto e reflexos condicionados ligados ao adulto que cuida da criança, o denominado complexo de animação. Verifica-se ainda o desenvolvimento da actividade de diferenciação dos estímulos, por exemplo, a distinção de água pura da água doce, alguns cheiros; a criança começa a apalpar objectos;

No quarto mês verifica-se a direcção da mão a objectos, exame de objectos, aões simulneas com as duas mãos e com os objectos;         

A segunda metade do ano caracteriza-se pelo desenvolvimento da mobilidade através do gatinhar e do andar no fim do ano. A locomão vai desenvolver as perceões da criança; assim como desenvolve a compreensão inicial da linguagem humana, através da aquisição dos nomes pelo condicionamento, pronúncia das primeiras palavras.

  • A Idade Anterior a Pré-Escolar ou Idade da Criança mais Nova (1-3 Anos)

No 1º ano de vida, a criança desenvolve-se com base na acção com os objectos e aquisição da linguagem no contacto com os adultos.

A ao ano a criança compreende uma série de palavras. Na primeira metade do segundo ano, a criaa já constrói frases de uma palavra. E na segunda metade aumenta o número de palavras e surgem frases de duas ou três palavras. No fim do segundo ano, coma a aprendizagem de regras gramaticais em frases curtas.

Já no fim do 3º Ano a criaas formula frases complexas com quase todas as partes da oração e conversa muito com os adultos e outras crianças, ao mesmo tempo que desenvolve a sua meria de fixação e reprodução.

A criaa tem uma atenção involuntária, inconstante de pouca duração, movida pela força dos estímulos. Estas características da atenção influenciam sua vontade. Ela faz o que quer e a mudança de uma actividade, exige a colocação de outra que satisfaça um desejo ainda mais forte.

  • A Idade Pré-Escolar (3-7 Anos)

A actividade principal da criança é o jogo. As crianças realizam jogos de imitação da vida dos adultos, jogos de acção em conjunto, jogos de regras. Os jogos desenvolvem o conhecimento da realidade, a percepção, a imaginação, a linguagem, desenvolvem as relações sociais entre as crianças, desenvolvem moralmente as crianças.

A criaa tem como actividade principal o jogo, mas também realiza outras actividades, tais como o desenho, a modelagem, a construção e o trabalho. O desenho, a modelagem e a construção passam a ser realizados com um fim previamente colocado pela criança. O seu uso pedagógico desenvolve habilidades necessárias a aprendizagem escolar. O trabalho aqui diz respeito a realização de pequenas tarefas em casa na família e trabalho manual no jardim infantil.

As criaas comam a compreender as regras gramaticais e a usá-las de forma activa.

O contacto com os adultos, o jogo conduz a generalizar as características dos objectos e sua designação por palavras.

A memória da criança desenvolve-se acentuadamente e caracteriza-se por ser involuntária, isto é, a criança fixa facilmente aquilo que chama mais ateão, movimenta-se, é contrastante, causa vivências emocionais profundas.

As criaas mais novas idade pré-escolar têm tendência de tirar conclusões sobre as coisas com base nas funções dos objectos e na maneira de utilizá-los. As mais velhas já são capazes de definir certos objectos do seu dia-a-dia com base em características gerais.

A criaa muda de seu comportamento pela aquisição de regras comportamentais. A criança já é capaz de cumprir as exigências dos adultos. Isto também se relaciona com a compreensão da linguagem.

  • A Idade Escolar Primária (7-10/11 Anos)

A idade escolar primária começa com o ingresso na escola, passando deste modo, o estudo a ser a actividade dominante da criança.

A criança apresenta uma grande vontade de aprender e cumprir com as exigências do professor.

No início a criança estuda para agradar aos pais e cumprir as exigências do professor. Pouco a pouco, a criaa apercebe-se da importância das notas e estuda para obter boas notas e evidenciar-se.

A aprendizagem da criança baseia-se nos métodos utilizados para a realização de tarefas escolares. A criança deve partir da análise e síntese                                                de experiências, exemplos concretos, reais, suas representações para chegar as conclusões, aos conceitos, devido ao facto de possuir um pensamento empírico ou concreto-gico. O pensamento empírico ou concreto-lógico caracteriza-se pelas generalizações baseadas nas experiências e manipulação de objectos concretos, observação directa e representações.

A criaa desenvolve a linguagem. A língua passa a ser objecto de estudo sistemático. A criança aprende a ler e a escrever, a Gramática e a Ortografia.

O desenvolvimento da linguagem oral e escrita vai provocar mudaas qualitativas na atenção, percepção e pensamento e memória.

A atenção da criança passa de involuntária no principiante escolar para ser predominantemente voluntária no fim idade escolar primária.

A percepção da criança modifica-se na medida em que a criança é conduzida pelo professor a observar experiências, objectos e fenómenos reais e suas representações, realizar acções e descrevê-los, para chegar às suas características mais essenciais.

A linguagem escrita exige a ordenão de ideias, o relacionamento de ideias, a análise e a síntese de textos, frases e parágrafos, o que desenvolve o pensamento lógico.

O principiante escolar apresenta uma memória essencialmente involuntária e mecânica. Ao longo da aprendizagem verifica-se a criança desenvolve a memória voluntária. A memória evolui através da leitura e escrita, pois, a criança, orientada pelo professor, é levada a ler textos, dividi-los para compreendê-los e explicar o seu conteúdo. Actividades específicas de fixação e reprodução de palavras difíceis são realizadas em aulas de Ortografia. Por outro lado, a criança aprende uma série de conhecimentos científicos novos. As tarefas são dadas em forma de exercícios para a repetição da matéria estudada.

  • A Idade Escolar Média ou Adolescência (11-14/15 Anos)

A idade escolar média compreende um período da adolescência que vai dos 11 aos 14/15 anos que é acompanhado de mudanças de desenvolvimento físico, ligadas à maturação sexual, provocada pelo funcionamento de glândulas sexuais e consequente surgimento de características sexuais secundárias e ao crescimento do corpo, caracterizado pelo aumento da altura, peso força.

O sistema nervoso central desenvolve-se, sobretudo do córtex cerebral havendo uma maior diferenciação das células cerebrais bem como aumento de fibras associativas no cérebro.

A actividade principal deste período continua a ser o estudo. O estudo apresenta uma diferenciação das disciplinas e o ensino é realizado por mais de um professor. Cada disciplina, por sua vez, caracteriza-se por um sistema de conceitos abstractos, o que vai contribuir para o desenvolvimento do pensamento gico em dependência dos métodos utilizado no ensino-aprendizagem. Os conceitos deverão ser dados a partir da alise pelos adolescentes de experiências, exemplos concretos, reais, suas representões.

A linguagem do adolescente evolui sob influência da aprendizagem de aspectos mais complexos da língua relacionados com a Gramática, com a leitura de conteúdos de disciplinas das ciências, o que vai aumentar o seu vocabulário.

A memória do adolescente é, essencialmente, voluntária e significativa, pois fixa mais o que lhe interessa e que é por si compreendido.

As relações sociais do adolescente se ampliam. Nascem as primeiras amizades e a inserção em grupos de adolescentes.

O sistema nervoso central desenvolve-se, sobretudo do córtex cerebral havendo uma maior diferenciação das células cerebrais bem como aumento de fibras associativas no cérebro.

Na adolescência forma-se a consciência de si próprio, resultado da análise de seu mundo interior.

  • A Idade Escolar Preparatória ou Juventude Mais Nova (14/15-17-18 Anos)

A idade escolar juvenil compreende um período da adolescência, que vai dos 15 aos 17/18 anos. Neste período o estudo continua a ser a actividade principal dos adolescentes. É a idade correspondente ao fim do estudo na escola secundária.

Os adolescentes desenvolvem o pensamento abstracto ligado ao conteúdo de aprendizagem e tipo de tarefas de aprendizagem e da cultura da linguagem. Os interesses profissionais se formam e constituem o impulso principal da aprendizagem, acentua-se a preferência por determinados conhecimentos e determinadas matérias. É neste período que tem lugar a escolha da profissão.

O adolescente passa a ocupar um lugar novo na família tem mais independência. As relações sociais com outros jovens alargam. Os adolescentes desenvolvem sentimentos de amizade e vivências do primeiro amor.

Bibliografia

RODRIGUES, A. & BILA, L.V. Módulo de Psicologia de Desenvolvimento e de Aprendizagem. Maputo. Universidade Pedagógica. págs. 83-92.

Alexei Nikolaevich Leontiev

Comentários