Métodos da Psicologia

 Métodos da Psicologia

Método é tido como uma regra ou preceito estabelecido como apropriado para atingir um certo objetivo. Metodologia seria conjunto de regras ou procedimentos estruturados e coerentes que visam alcança um fim ou objectivo. Como qualquer outra ciência a Psicologia usa métodos para descrever e compreender os processos e fenómenos psicológicos.

Método introspectivo

Os métodos da psicologia evoluíram e se diferenciaram à medida que esta ia abarcando diversos campos de saber. Contudo aqui destacaremos os principais, isto é, aqueles que mais se destacam no estudo dos fenómenos e processos psicológicos. O quadro 5 apresenta alguns dos métodos mais usados em psicologia e suas ramificações. De entre os métodos mais conhecidos se destacam o método da Introspecção também conhecido por método subjectivo ou método de observação interior.

Por subjectivo pretende se referir aos factos psicológicos que ocorrem no interior do indivíduo e que não são possíveis de serem exteriorizados. Por exemplo, ao pensar sobre alguma coisa ninguém poderá saber como tu o fazes, a não ser que exteriorizes este facto através de acções que indicam movimento ou através de palavras. Como exteriorizarias a dor provocada por uma febre se não disseres que estás com febre? Ou como alguém perceberia que estás aborrecido com um dos teus alunos se não o dizes com palavras? O subjectivo é portanto aquilo que não pode ser observável. Há muitos factos e fenómenos e factos que não podem ser observados no indivíduo sobretudo os psicológicos mas que ele os sente e experiencia-os.

método de introspecção tenta buscar e compreender o que está no interior do indivíduo, os seus sentimentos emoções, etc., para explicar o comportamento deste. Este método baseia-se fundamentalmente na exploração da consciência do indivíduo, quer dizer em tentar saber o que existe no interior deste que possa determinar o seu comportamento, quer através da lembrança de eventos passados contados pelos próprios indivíduos, quer através da observação do conjunto de acções realizadas por este. Você já tentou dar significado aos teus sonhos? Interessa pelo seu conteúdo? A analise de significação dos sonhos é um dos exemplos da aplicação do método introspectivo. A designação de introspecção veio da psicanálise de Freud. Freud, para descobrir as causas dos distúrbios psicológicos dos seus pacientes pedia que eles contassem o que tinham sonhado na noite anterior e, a partir da análise do conteúdo do sonho descrevia as possíveis perturbações psíquicas dos seus pacientes. Este método apesar de ainda ser usado possui a desvantagem de não poder ser aplicado em crianças devido ao facto de que elas não seriam capazes de descrever o que lhes ocorrem no seu interior apesar de se admitir que eles têm percepção dos factos psicológicos. Por outro lado este método não seria aplicável em animais uma vez que eles não seriam capazes de descrever os seus sentimentos. Sabe-se que no estudo dos processos usam-se animais como cobaias e os resultados obtidos são depois generalizados e aplicados ao homem.

Método clínico

método clínico é conjunto de procedimentos usados para diagnosticar e tratar pessoas que sofrem de problemas comportamentais e/ou emocionais Este método não é, na sua essência, um método de pesquisa excepto método clínico-crítico de Piaget.

Os procedimentos clínicos não se destinam a descobrir tendências gerais ou leis do comportamento. Ocupam-se geralmente de um único indivíduo que precisa ou procura uma ajuda. O ponto de partida do estudo clínico centra-se fundamentalmente em como responder aos problemas comportamentais que uma pessoa apresenta.

Os procedimentos científicos do método clínico são como se seguem:

  • Normalmente começa-se por se estudar a natureza do pedido e observar o comportamento do paciente;
  • Formula-se de pois as hipóteses ou influências sobre o que estaria a causar o sofrimento do paciente;
  • Passa-se depois à recolha de dados (onde se pode incluir a história passada do sujeito, aplicação de testes, entrevistas com pacientes e /ou pessoas próximas);
  • Confirmam–se ou refutam-se as hipóteses colocadas;
  • Deduz-se depois qual o tratamento provável em função da confirmação ou não da hipótese.

O método extrospectivo

O método extrospectivo ou de observação exterior é assim designado pelo facto de apresentar duma forma objectiva (que todos possam ver), os factos psicológicos. Contrariamente ao método introspectivo, este método descreve e analisa os factos reais que possam ser observados por qualquer um. Por exemplo, você está interessado em determinar o nível de leitura dos seus alunos. Que faria? Nesse sentido seria ideal pegar num livro de português convidar um aluno para ler uma lição e à medida que o aluno vai lendo você vai anotando os erros e falhas de leitura cometidos por este. Neste sentido estaria a testar a capacidade verbal do aluno que é afinal uma das formas da inteligência. Se, por exemplo, você pretende saber como os seus alunos brincam no intervalo, se utilizam objectos perigosos ou não como procederia? É óbvio que terias que observar o seu comportamento durante o intervalo, ver as acções destes como brincam.

observação é portanto uma das formas do método extrospetivo. Na  observação o pesquisador através dos seus órgãos dos sentidos ele observa e acompanha o decorrer de um processo.

Como saberias se todos os alunos estão empenhados na resolução de problemas matemáticos na sala de aulas? Obviamente que você marca o exercício escrevendo-o no quadro, e pede que eles o resolvam. À mediada que eles vão executando a tarefa, você vai medindo as suas reacções e nota que os seus alunos quando resolvem problemas matemáticos consultam outros livros, ou falam entre si ou pedem ajuda ao professor.

Estas reacções perante um exercício matemático são perceptíveis através da observação contínua dos sujeitos.

Método

 

Essência

Vantagens

Desvantagens

 

Introspeção  subjetivo,  observação interior

 

 

Observação

Observação da consciência.

Aplicado no estudo das sensações agradáveis e desagradáveis

Não aplicável em crianças e animais.

 

Retrospectivo

Lembrança dos eventos do passado.

 

_____

 

_____

 

 

Extrospectivo

 

Observação

Apresentação in loco dos factos psíquicos

Estudo objetivo dos factos psíquicos.

Importante para psicologia

animal e da criança.

 

Experimental

Fenômenos

Modificados artificialmente.

 

_____

 

_____

No método Extrospectivo é comum muita das vezes trabalhar-se com pequeno grupo de indivíduos especialmente quando por exemplo se pretende testar a eficácia de um método de ensino. Neste caso o pesquisador poderá escolher um grupo restrito de indivíduos os quais vão participar na pesquisa. Estes indivíduos são submetidos à tarefas em condições restritas e muito especiais. Isto pode ser realizado em lugares apropriados chamados de laboratório. Um laboratório como é já do seu conhecimento é um lugar onde se realiza uma simulação de factos que ocorrem em condições gerais. O método experimental é uma das componentes do método Extrospectivo que estuda os factos e fenómenos psicológicos sob condições estritamente controladas. Os cientistas que trabalham com os animais estudando o seu comportamento usam freqüentemente este método, o experimental, portanto.

Referências bibliográficas

ALÍPIO, Jaime da Costa; VALE, Manuel Magiricão. Psicologia Geral. EaD – Universidade Pedagógica, Maputo: S/d.


Comentários