Plano de Gestão do tempo

Plano de Gestão do tempo

Introdução

Em termos simples, planeamento sistemático é desenvolvimento e utilização lógica, planeamento passo-a-passo para alcançar o objectivo. Isto é possível:

  • Quebrando largas tarefas em sub tarefas.
  • Desenvolvendo planos enquanto antecipam-se obstáculos.
  • Avaliando alternativas.
  • Tomando uma lógica e sistemática abordagem das actividades.

Planeamento tem sido definido como a básica função de gestão do tempo. Esta envolve selecção de propósito e objectivos e acções para alcança-los. Isto requer tomada de decisões, isto é, escolher o futuro caminho das acções alternativas. Planeamento também fortemente indica inovações de gestão do tempo.

Objectivos

Ao concluir esta lição você será capaz de:

  • Elaborar um plano de gestão de tempo;
  • Implementar um plano de gestão de tempo.

Plano de gestão do tempo

Para ser um empreendedor com sucesso tem que ser um gestor efectivo. Mas, o que pensa pode ser o seu grande constrangimento como gestor?

Poderá isto ser capital, fundo de maneio, fonte de materiais, maquinaria, propriedade ou poderão ser pessoas? Junto disso poderão haver muito mais factores que podem confiar o seu crescimento mas o mais importante de todos eles pode ser o tempo. Nunca poderá ter tempo suficiente. São só 24 horas por dia, 7 dias por semana, 52 semanas por ano e numero limitado de anos na sua carreira.

Um empreendedor bem sucedido terá que ser um bom a resolver problemas, e deve resolvê-los de maneira sistemática. Terá sempre que ter cuidado pelo facto de ser precioso e assim não desperdiçando em processo e erros e terá que seguir uma abordagem lógica dos problemas passo a passo. Há algumas razões porque a abordagem sistemática para obter coisas feias torna-se um pré-requisito para a carreira de um empreendedor bem sucedido.

Planeamento atravessa a brecha entre onde se está e onde pretende alcançar. Isto ajuda a prosperar a possibilidade na qual de outra forma não teria. Isto é importante para entender como os prognósticos podem estar errados como factores que estão fora de seu alcance podem interferir planos bem definidos. Empreendedores sucedidos nunca abandonam eventos para aventurar, eles acreditam nas suas habilidades e esforços.

Planeamento sistemático num exigente processo intelectual requerer consciente determinação do curso das acções e as decisões é muitas vezes caracterizado nos seus esforços.

Plano de estabelecimento de metas

Claridade da meta: Simples e claros objectivos irão trazer resultados esperados. Má interpretação e confusão poderão impedi-lo de alcançar as metas colocadas.

Reformulação de metas: recorde-se que caso ocorrer qualquer descripância na formulação inicial o resultado está sujeito a mudança.

Estabelecimento de metas deve ser dinâmico. Terá que ir redefinindo suas metas de acordo com as suas necessidades.

Pode sempre avaliar as possibilidades de alcançar as metas durante a reformulação.

Situações podem mudar e podem significar mudanças na estratégia e talvez até as metas. Portanto, a reexaminação constante de metas sempre é benéfico.

Reapresentação das metas: Definição ou redefinição de metas resulta num pensamento analítico, e o resultado pode ser a representação da meta, daí tornado mais prático e acessível. A nova meta pode servir melhor aos propósitos individuais e da organização.

Plano de acção: Você precisa definir com antecedência uma estratégia detalhada para alcançar as metas durante a discussão e debate e depois fixar responsabilidades e deveres, identificar e arranjar recursos.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 1 de Empreendedorismo: Empreendedorismo e dignidade do trabalho. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários