Plano e Popança: Importância da Poupança, Como Fazer um plano de poupança

Plano e Popança 1

Introdução

As poupanças são uma parte do rendimento duma pessoa que não é usada. Constituem uma parte importante da utilização do dinheiro. Podem portanto serem explicadas como o sacrifício do consumo actual na expectativa de beneficiar o consumo ou lucros no futuro.

Importância da Poupança

É importante poupar uma parte do rendimento quando se tenciona realizar investimentos e sair deste modo do ciclo vicioso da pobreza.

Algumas das razões pelas quais uma pessoa deve poupar são as seguintes:

• Para satisfazer planos futuros de investimento, por ex: iniciar projectos tais como continuar com os estudos, construir uma casa, abrir um negócio, substituir o equipamento, expandir os negócios, etc;
  • Para se prevenir contra futuras necessidades de consumo que podem revelar-se mais importantes do que as actuais, por ex: o pagamento de facturas médicas, propinas escolares, etc;
  • Para concretizar futuros planos de investimento, pagar o dote da noiva (nas sociedades ainda existe), educação dos filhos, etc.
  • Para manter excedentes que possam ser usados em momentos de necessidades;
  • Para cumprir os requisitos legais das contribuições para a segurança nacional, fundo de reserva, etc.

Factores que afectam ou determinam a poupança

Para uma pessoa poupar há alguns factores que incentivam ou não a fazé-lo.

Alguns destes factores incluem o seguinte:

• Cultura ou espírito económico da sociedade ou de indivíduos. Por exemplo a cultura de poupar hoje para pagar a noiva amanhã.
  • Confiança da pessoa no futuro. A esperança de vida faz com que a pessoa poupa para tirar melhor proveito no futuro;
  • Estabilidade e segurança geral da pessoa que faz a poupança – A segurança de vida incentiva uma pessoa a poupar, pois tem a certeza de que poderá usufruir das suas poupanças.
  • Estabilidade do valor da poupança – Se o dinheiro poupado hoje terá mesmo valor ou maior no futuro, isto incetiva a pessoa a poupar.
  • Crescimento em valor da poupança – Quando os juros a ganhar com a poupança são elevados.
  • Da pessoa que faz a poupança – A segurança de vida incentiva uma pessoa a poupar, pois tema certeza de que poderá usufruir das suas poupanças.
  • Estabilidade do valor da poupança – Se o valor da poupança for relativamente estável ou aumentar de modo a ser suficiente para o mesmo cabaz de compras no futuro, então a pessoa sentir-se-á motivada a poupar. Contudo se o valor das poupanças for significativamente inferior ao actual (talvez devido à inflação), então essa pessoa não se sentirá inclinada a poupar.
  • Crescimento em valor da poupança – Quando os juros a ganhar com a poupança são elevados, as pessoas sentem-se encorajadas a poupar, enquanto se forem baixos desencorajam as pessoas a poupar.

Fazer um plano de poupança

Planear é tomar uma decisão; é decidir o que fazer, como fazer e quando fazer. É essencial para uma pessoa interessada em obter melhor benefício no futuro planear como o fazer.

Fazer um plano de poupança requer que com base nos rendimentos actuais ou futuros, a pessoa possa definir quanto deve guardar diariamente, mensalmente ou anualmente, dependente dos intervalos de rendimento.

Na elaboração do plano de poupança é importante observar os seguintes passos:

1. Definir os objectivos da poupança;

2. Identificar e avaliar as necessidades a serem atendidas com o montante poupado (projecto de investimento);

3. Identificar as fontes ou rendimentos donde tirará as poupanças;

4. Estabelecer o montante a poupar em cada período que a pessoa obtém um rendimento;

5. Estabelecer em quanto tempo irá poupar por exemplo 1 mês, 3 meses, um ano, ou mais;

6. Montante ou dinheiro poupado nesse período deve ser suficiente para cobrir as necessidades a serem atendidas.

7. Identificar o local ou forma de guardar as suas poupanças, por exemplo no banco, na associação, com um familiar e outras;

8. Discutir com um familiar, amigos ou procurar conselhos para melhorar o seu plano de poupança;

9. Implementar o seu plano de poupança sem perder mais tempo;

10. Ser fiel e cumprir com rigor o seu plano;

11. Registar todas as poupanças que estiver a guardar em cada período.

12. No final do período, avaliar os resultados, se o montante for suficiente realizar o seu investimento, se não for continuar a poupar mais algum tempo até conseguir o montante necessário.

Formas de guardar as poupanças:

Há várias formas de guardar as poupanças que incluem:

• Abrir contas bancárias e depositar as poupanças nessas contas.
  • Contribuir numa associação de poupança;
  • Comprar bens como casas, animais, etc.
  • Investir em negócios.
  • Obter direito de uso e aproveitamento de terra.
  • Comprar terras, florestas, etc.

MINEDH. Módulo 1 de Empreendedorismo: Empreendedorismo e dignidade do trabalho. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.