Psicologia de Desenvolvimento e Outras Disciplinas

2.5. Psicologia de Desenvolvimento e Outras Disciplinas

Depois de estudar o objecto de Psicologia de Desenvolvimento deve ter verificado que ela tem, necessariamente, relação com outras disciplinas.

Com que outras disciplinais terá relação a Psicologia de Desenvolvimento?

A Psicologia de Desenvolvimento relaciona-se com disciplinas tais como: Psicologia Geral, Psicologia Social, Sociologia, Psicologia de Aprendizagem, Biologia, Antropologia, Psicologia Animal ou Comparada.

A Psicologia de Desenvolvimento, como ramo da Psicologia, tem o mesmo objecto de estudo que outros ramos da Psicologia. Enquanto a Psicologia Geral estuda as leis gerais da formação dos fenómenos psíquicos e caracteriza os fenómenos psíquicos, a Psicologia de Desenvolvimento serve-se da caracterização dos fenómenos psíquicos da Psicologia Geral para estudá-los desde o nascimento até a idade adulta ou velhice.

A Psicologia de Desenvolvimento relaciona-se com a Psicologia Social, pois que vai estudar o surgimento dos fenómenos psíquicos desde o nascimento até à idade adulta na interacção social, nos diferentes grupos humanos, na família, no grupo de coetâneos, na comunidade, na escola, nos locais de trabalho. Nesta relação a Psicologia de Desenvolvimento também tem ligação com a Sociologia.

Bruner e Zeltner (1980:243) definem o objecto de estudo da Sociologia de modo que se segue: a Sociologia ocupa-se com o desenvolvimento, a estrutura, a função e a transformação de estruturas sociais (grupos, sociedade, etc) enquanto resultado do comportamento social do ser humano. Na medida em que a Sociologia se ocupa com o comportamento individual enquanto socialmente influenciado e socialmente influidor, a Sociologia abrange a mesma área de problemas que a Psicologia Social. A Psicologia de Desenvolvimento vai também tratar do surgimento dos fenómenos psíquicos sob influência social.

A evolução dos fenómenos psíquicos desde o nascimento até à idade adulta ou velhice é tratada em estreita relação com a aprendizagem. Neste sentido, a Psicologia de Desenvolvimento se relaciona com a Psicologia de Aprendizagem que estuda as leis da formação dos fenómenos psíquicos no processo de ensino-aprendizagem, no processo de educação.

A evolução dos fenómenos psíquicos desde o nascimento até à idade adulta o velhice é tratada em estreita relação com a evolução fisiológica, a maturação biológica, o crescimento fisiológico. Neste sentido, a Psicologia de Desenvolvimento tem relação com a Biologia. Esta relação também traduz-se na ligação entre a Psicologia de Desenvolvimento e a Psicofisiologia, a relação entre aspectos anatómico-fisiológicos que influencial a actividade psíquica e as características físico-motoras e psíquicas desde o nascimento até à idade adulta ou velhice.

A caracterização do desenvolvimento físico-motor do individuo desde o nascimento até à idade adulta tem em conta aspectos culturais do comportamento humano tais como tradições, costumes, hábitos, valores, que são objecto de estudo da Antropologia.

A Psicologia de Desenvolvimento também recorre a Psicologia Aniamal ou Comparada, que trata do comportamento dos animais das diferenças entre as espécies, para caracterizar o desenvolvimento do indivíduo.

Bibliografia

BRUNER e ZELTNER. Dicionário de Psicopedagogia e Psicologia Educacional. Petrópolis, Vozes, 1994.

RODRIGUES, A. & BILA, L. V. Módulo de Psicologia de Desenvolvimento e de Aprendizagem. Maputo. Universidade Pedagógica. S/d.

Comentários