Relação entre consumo, poupança e investimento

Relação entre consumo, poupança e investimento

Introdução

O uso do rendimento para uma actividade é necessário deixar de lado outro valor ou diminuir o montante por se usar, isto acontece sobretudo quando o rendimento não chega para tudo. Por exemplo, uma pessoa tem que decidir se usa o seu rendimento para fins de consumo, de poupança ou de investimento.

Relações entre consumo, poupança e investimento

Consumo

O rendimento obtido é normalmente usado para consumo desde a compra de artigos para o lar, ao pagar propinas, vestuário, alimentos, bebidas, diversão, construção de residência pessoal, etc.

Poupança

Algumas pessoas poupam os seus rendimentos. Poupar é reservar o que se ganha para uso futuro. Poupar exige que a pessoa diminua o seu consumo actual para reservar uma parte que pode ser usada mais tarde. O rendimento poupado pode vir a ser usado mais tarde para consumir ou investir.

Investimento

Algumas pessoas usam o rendimento ganho para investir e há muitas formas de investir. Podem investir criando a sua própria empresa, comprando recursos produtivos (por ex: terras, animais, casas, etc.), comprando acções noutras empresas, comprando títulos do tesouro, depositando dinheiro no banco para ganhar juros, etc. Tudo isto é feito com a finalidade de obter lucros, juros ou rendimentos.

Formas como o rendimento afecta o consumo

Quando o rendimento duma pessoa muda, a mudança pode também afectar o seu padrão de consumo. Se o rendimento aumentar, pode começar a consumir produtos e serviços que antes não podia pagar porque tinha pouco rendimento. Se o rendimento diminuir, então a pessoa pode limitar o seu consumo às necessidades básicas. Isto é sobretudo verdade se essa pessoa não previu a diminuição e não pôs de lado ou não poupou algum rendimento.

Formas como o consumo afecta as poupanças

Quando uma pessoa obtém um rendimento, tem duas alternativas, gastar ou poupar. Se gastar mais poupa menos, do mesmo modo, se poupar mais fica com mais para gastar.

Formas como as poupanças afectam os investimentos

Quando as pessoas poupam dinheiro, normalmente usam estas poupanças para fazerem pequenos investimentos em negócios, como já foi visto nos diferentes tipos de empreendimentos que podem ser iniciados. Quando as poupanças diminuem, o investimento diminui também. Isto acontece porque há pouco dinheiro para investir nos negócios.

Formas como o consumo afecta os investimentos

Para podermos investir temos que diminuir o nosso consumo. Isto permite-nos poupar, e mais tarde usar estas poupanças para investir.

Lembre-se de que quanto mais consumir menos poupa para investir mais tarde.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 1 de Empreendedorismo: Empreendedorismo e dignidade do trabalho. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários