Teoria de Aprendizagem Cognitiva de Ausubel (1918-(?))

1. Teoria de Aprendizagem Cognitiva de Ausubel (1918-(?))

Psicólogo americano pós-piagetiano que caracteriza os tipos de aprendizagem que os alunos realizam na sala de aulas, cuja compreensão é fundamental para a realização da actividade do professor.

1.1. Tipos de Aprendizagem de Asubel

Ausubel considera que a aprendizagem se realiza através da recepção em oposição à aprendizagem por descoberta; e por repetição em oposição à aprendizagem significativa.

1.2. Aprendizagem por Recepção e a Aprendizagem por Descoberta

A aprendizagem por recepção define-se como sendo a assimilação de conhecimentos acabados apresentados pelo professor. O professor prepara a lição, explica a matéria e o aluno escuta e aponta. Esta aprendizagem por recepção pode ser de repetição mecânica de material não compreendido, como também baseada na compreensão do material aprendido.  No caso da aprendizagem por   receção baseada   na compreensão dos conteúdos expostos, o aluno relaciona os novos conhecimentos   com os que já possui.

A aprendizagem por descoberta consiste na realização de actividades de procura dos conhecimentos por parte dos alunos.

A tarefa do professor é de planificar actividades para cada tema, com respectivas instruções, orientar sua realização e estimulação dos alunos para chegarem aos conhecimentos, desenvolver as habilidades, hábitos e aptidões esperados.

A teoria de aprendizagem de Ausubel também é considerada de uma teoria construtivista.

1.3. Aprendizagem por Repetição e Aprendizagem Mecânica

Ao tratarmos da aprendizagem por recepção referimo-nos que ela poderia           ser por repetição mecânica ou por aprendizagem significativa.

A aprendizagem por repetição mecânica designa a assimilação de informações sem compreensão, sem estabelecimento de ligações baseadas no sentido, baseada na repetição e, consequente, fixação. Com isto não se pretende afirmar que a aprendizagem por repetição mecânica não seja aplicável no processo de ensino-aprendizagem. Muitas vezes os alunos terão que fixar cifras, datas e nomes, sem relação significativa através da repetição mecânica.

A aprendizagem significativa, por sua vez, designa a aquisição de conhecimentos com base na compreensão do conteúdo, sua incorporação nos conhecimentos anteriores do sujeito que aprende. A aprendizagem significativa é mais duradoira que a mecânica.

BOCK, A.M.B et al. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. São Paulo, Editora Saraiva, 1993, págs 101-104.

MWAMWENDA, T.S. Psicologia Educacional: Uma Perspectiva Africana. Maputo, Texto Editores, 2005. págs. 187-190.

RODRIGUES, A. & BILA, L. V. Módulo de Psicologia de Desenvolvimento e de Aprendizagem. Maputo. Universidade Pedagógica. S/d.