Teoria de Aprendizagem Social

1. Teoria de Aprendizagem Social

Segundo Bandura citado por Mwamwenda, (2005:179) o indivíduo, na interacção com outras pessoas, aprende através da observação e da percepção de outras pessoas imitando o seu comportamento. Trata-se da aprendizagem por imitação. Por imitação entende-se a cópia de aões de outras pessoas de forma intencional (Cabral e Nick, 1997: 181). É deste modo que a criaa reproduz gestos, acções, manifestações verbais, movimentos e modos de vestir das pessoas que a rodeiam. Quando os comportamentos imitados são reforçados positivamente tendem a manter-se, enquanto que aquelas acções e gestos que são reforçados negativamente tendem a desaparecer.

Segundo Bruner e Zeltner (1994:23), a aprendizagem por imitação também pode ter lugar sem reforço directo em determinadas condições, como por exemplo, quando o observador tem disposição de assumir o comportamento ou a pessoa observada tem grande prestígio.

Segundo o que foi exposto, o indivíduo aprende comportamentos de pessoas que a rodeiam que são ou não reforçados. Note-se que a aprendizagem pode realizar-se através da pia do comportamento da pessoa modelo. Trata-se aqui da aprendizagem por modelagem. O modelo pode ser o pai, a mãe, o irmão, a irmã, o professor, a professora, o amigo, a amiga, o artista, o atleta, o político, o religioso entre outros.

É importante salientar que a observação do reforço positivo do comportamento de outra pessoa, através do elogio, prémio pode conduzir à aprendizagem de tais comportamentos.

A participação dos alunos numa sessão de distribuição de prémios aos alunos que estão no quadro de honra e que se destacam nos seus comportamentos, tais como pontualidade, realização de deveres de casa,      curiosidade   de aprender, procura de esclarecimento de dúvidas, repetição da matéria em casa pode contribuir para que adoptem tais comportamentos.

Esta aprendizagem que resulta da observação do reforço de comportamentos de outras pessoas também se designa de aprendizagem por reforço vicariante.

A imitação e a modelagem são mecanismos fundamentais de aprendizagem de comportamentos que os educadores, os pais, os professores devem considerar no processo educativo e, em particular, no processo de ensino-aprendizagem.

Os educadores, os pais, os professores, devem reforçar positivamente os comportamentos reproduzidos que sejam socialmente aceites.

Eles devem ter comportamentos modelos para seus educandos, nos seus gestos, acções, expressões verbais, vestuário, atitudes.

Pode-se concluir que a teoria de aprendizagem social se baseia nas percepções de outras pessoas, isto é, nos processos cognitivos e reforço de comportamentos reproduzidos.

BOCK, A.M.B et al. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. São Paulo, Editora Saraiva, 1993, págs. 101-104;

BRUNER e ZELTNER. Dicionário de Psicopedagogia e Psicologia Educacional. Petrópolis, Vozes, 1994.

CABRAL, A. e NICK, E.. Dicionário Técnico de Psicologia. São Paulo, Editora Cultrix, 1997.

MWAMWENDA, T. S. Psicologia Educacional: Uma Perspectiva Africana. Maputo, Texto Editores, 2005. págs. 187-190.

NETTO, S. P. Psicologia da Aprendizagem e do Ensino. São Paulo, EPU, 1987.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento: Um Processo Sócio-Histórico. São Paulo, Editora Scipione, 1993 págs. 55-65.

SPRINTHALL, N.A. e SPRINTHALL, R.C. Psicologia Educacional: Uma Abordagem Desenvolvimentista. Lisboa, McGraw-Hill, 1993, págs. 113-121.