Teorias da Personalidade

Teorias da Personalidade

O conhecimento das teorias confere um papel importante no estudo da personalidade porque permitem-nos entender os esforços que foram feitos no sentido de compreender este fenómeno e possivelmente dar assistência as pessoas que sofrem de perturbações no âmbito psicológico várias teorias da personalidade emergiram do contexto próprio de actividade de psicólogos sendo o mais predominante o contexto o clínico.

As teorias baseadas no contexto clínico foram construídas com base nos dados colhidos em indivíduos perturbados. Outras teorias surgiram das observações e experiências laboratoriais as quais privilegiam o método estatístico para analisar e interpretar os fenómenos relacionados com o estudo da personalidade. Usam predominantemente quantidades consideráveis de pessoas normais a serem observadas ou mesmo animais.

Teorias Psicodinâmicas da Personalidade

Estas teorias baseiam-se na importância dos motivos e emoções e outras forças internas para explicar a natureza e desenvolvimento da personalidade argumentando que os conflitos psicológicos resolvem-se sempre no período em que a infância começa. Dos defensores destas teorias podemos citar Sigmund Freud, Carl Jung, Alfred Adler, Caren Horney, Harry Stack Sulivan e Eric Erikson.

A teoria psicanalítica de Sigmund Freud

No início deste capítulo, referimo-nos a Freud quando abordávamos a questão das tipologias da personalidade. Freud (1856 - 1939) desenvolveu a Teoria da personalidade quando trabalhava com pacientes neuróticos na busca de “insights” que lhe permitissem entender a personalidade humana. Das experiências colhidas nas observações construiu uma teoria que se designou de Psicanálise a qual explicava os eventos normais e anormais e o modo de tratamento destes últimos. A teoria Freudiana foi construída em torno de um conceito chave que ele designou de inconsciente.

O conceito do inconsciente de Freud

Para Freud os aspectos conscientes (memórias, pensamentos, sentimentos, desejos) nas pessoas constituem apenas uma pequeníssima parte da vida psíquica do indivíduo. Abaixo da percepção existem aqueles que ele chamou de pré-conscientes os quais às vezes podem ser recuperados e trazidos à consciência. Com tudo grande parte dos eventos psicológicos encontram-se alojados no inconsciente que constitui um vasto arsenal dos eventos da nossa vida psíquica. Neste arsenal é onde se alojam os desejos do indivíduo que até certo ponto podem ser trazidos à consciência através dos sonhos, lapsos de linguagem, enganos, acidentes e livre associação.

A teoria Freudiana advoga que os impulsos, as lembranças dolorosas das experiências adquiridas na infância são guardados no inconsciente. Esses, impulsos são vistos por Freud como seno impulsos sexuais. A palavra sexualidade para Freud representava todas as acções e pensamentos que dão prazer e não propriamente o acto sexual. Estes impulsos produzem uma energia psíquica que se chama libido a força motora do comportamento e actividade humana. Se os impulsos sexuais não são satisfeitos a energia psíquica vai-se acumular provocando uma pressão que pode ser aumentada pelos conflitos.

Para Freud, a personalidade é composta por três instâncias fundamentais: o ID., o ego e o superego. O ID. é a parte da personalidade dominada pelos impulsos. O ID não possui valores morais e guia-se pelo princípio do prazer o qual pressiona-o constantemente para que os impulsos sejam satisfeitos sob o risco de eles se tornarem nocivos a personalidade e criar, portanto, distúrbios psíquicos. Estes prazeres podem ser satisfeitos também através do sonho que constitui, portanto, um escape. Freud considera que este processo primário constitui uma forma infantil de actividade mental.

O ego é para Freud a consciência e surge nas crianças como uma forma de relação com o ambiente e serve para regular os desejos e necessidades próprias destas. O ego vem do id e foi modificado pela sua proximidade com o mundo exterior. A tarefa fundamental do ego é identificar quais os objectos reais capazes de satisfazer as necessidades do id. O ego é controlável e actual sob o princípio da realidade isto é diferentemente do id ele procura a satisfação das necessidades olhando para a realidade.

O superego é a instância do psíquico que lida com as normas sociais. Ele força o id levando-o a observar as normas e valores morais na satisfação das necessidades do indivíduo.

Freud e desenvolvimento da personalidade

Na concepção de Freud a personalidade é moldada a partir da infância quando a criança tenta satisfazer as suas necessidades através das fases psicossexuais. O termo psicossexual refere-se a libido (energia sexual) a qual se centra em diferentes partes do corpo ao longo do desenvolvimento da criança. Segundo Freud esta energia libidinal situa-se fundamentalmente na boca, no ânus e nos órgãos genitais e vai se focalizando nestas diferentes zonas ao longo do desenvolvimento da criança. Portanto, quando ela se fixa numa determinada zona o indivíduo procura a satisfação dos seus desejos através desta zona.

Fase oral (primeiro ano de vida)

Durante os primeiros momentos de vida da criança a energia libidinal centra-se na boca fundamentalmente levando a que o bebe tenha prazer em sugar, morder os objectos com os quais se relaciona. O desmame constitui uma fase de conflito porque a criança quererá ainda continuar a chupar o seio da mãe como uma forma de libertação das energias libidinais que se encontram alojados na zona buco-labial. Se esta fase não for suficientemente satisfeita correr-se-á já na vida adulta o risco de exibir tendências e traços orais que se manifestam através da gula, dependência, e passividade, fumar, mastigar pastilhas, falar excessivamente.

Fase anal (2-3 anos)

Esta fase ocorre durante o segundo ano de vida da criança e consiste no prazer que ela tem de reter e expelir as fezes. O prazer da criança neste caso consiste em reter e expelir os esfíncteres colidindo assim com as restrições da sociedade. O grande conflito na criança surge, portanto na tentativa de educa-la a controlar através do uso do toilete os seus esfíncteres levando a que algumas desobedeçam a ordem dos seus superiores tentando evacuar em lugares inoportunos. A retenção dos esfíncteres pela criança cria um prazer suave nas paredes dos intestinos levando-as a repetir esta sensação agradável.

Fase fálica (3-5 anos)

Segundo Freud, esta fase é uma fase em que as crianças descobrem os seus órgãos sexuais genitais e sua função de criação do prazer. É uma fase segundo ele em que a criança começa com as suas aventuras sexuais como por exemplo a masturbação. Nesta fase, a criança projecta um amor excessivo ao pai ou mãe do sexo oposto tornando-se rival com um dos pais do mesmo sexo. Este conflito quando ocorre com uma criança do sexo feminino é designado de complexo de electra e quando ocorre com criança do sexo masculino designa-se de complexo de edipo.

A fase latência ( 6 anos à puberdade)

Para Freud a personalidade encontra-se quase essencialmente formada na fase fálica. Nesta fase as necessidades sexuais da criança encontram-se como que adormecidas sem ocorrência de algum conflito de personalidade. Este período é também designado de fase de lactencia.

A fase Genital (adolescência)

Esta fase coincide com a chegada da puberdade em que os interesses sexuais tornam-se novamente a revelarem-se. Nesta fase, as actividades orientam-se para a cultura e as pessoas criam relações umas às outras.

Critica a teoria psicanalítica

A teoria psicanalítica de Freud teve seu mérito no sentido de que trouxe muitos conceitos para o público em geral. Conceitos como necessidades orais, impulsos inconscientes, complexos de edipo etc., são alguns dos mais comumente usados. Por outro lado, os cientistas concordam com o facto de que deve-se ter em conta a experiência inicial quando se analisa a questão do desenvolvimento da personalidade e que as pessoas são por vezes influenciadas por motivos inconscientes.

No entanto, a teoria freudiana sofreu duras críticas por não considerar na sua abordagem as influências sociais e culturais sobre o desenvolvimento da personalidade. Os procedimentos usados por Freud e a linguagem usada por este é igualmente contestada por alguns cientistas.

Teorias neofreudianas

Carl Gustav Jung

Nasceu e morreu entre 1875 e 1961. Foi um psiquiatra suíço discípulo de Freud mas separou-se deste criando a sua própria noção de personalidade.

Ele discordava com Freud sobre a noção de que a libido representava inteiramente a sexualidade e que estava orientada para o princípio do prazer. Ele introduziu a noção do inconsciente colectivo para explicar a ideia de que os seres humanos trazem consigo um inconsciente colectivo o qual detém as memórias dos ancestrais, suas memórias e experiências.

De acordo com Jung estas memórias produzem desilusões e fantasias. Há presunção de que os mitos religiosos e os enunciados poéticos provenham desta fonte. Jung considera que as pessoas também nascem com um inconsciente pessoal onde guardam as memórias individuais reprimidas.

Alfred Adler

Nasceu e viveu entre 1870 e 1937. Foi um psiquiatra suíço também discípulo de Freud que veio se afastar dele mais tarde. Como Jung não concordou com a atribuição da sexualidade como força fundamental da personalidade. Deu maior valor as influências culturais sobre o comportamento argumentando que a personalidade é estritamente ligada ao aspecto social. Colocou a questão dos sentimentos de inferioridade como ligado à motivação.

Karen Horney

Uma Psicóloga alemã que nasceu e viveu entre 1885 a 1952 também uma das seguidoras de Freud. Como Adler ela dá importância ao contexto social no desenvolvimento da personalidade e que as ideias de Freud eram muito rígidas. Negou a teoria do impulso avançada por Freud e considerou que a personalidade é resultado das experiências variadas das crianças. Atribuiu um efeito nefasto do isolamento e desamparo como consequência das primeiras interacções entre pais e filhos as quais bloqueiam o crescimento interior da criança.

Hurry Stack Sullivan

Foi um psiquiatra americano viveu entre 1892 e 1949. Como Adler e Horney deu maior importância aos relacionamentos sociais no desenvolvimento da personalidade. Considerava que os comportamentos desviantes ou aceitáveis moldam-se através da interacção com os pais durante a fase da socialização da criança. Considerou que o comportamento das pessoas era impelido por dois tipos de necessidades: as de segurança e as biológicas.

Erik Erikson

Nasceu em 1902 e foi um psicanalista americano que teve muitos antecedentes internacionais. De acordo com este psicanalista as personalidades formam-se à medida que as pessoas vão progredindo pelos estágios psicossociais através da vida. Em cada novo estágio surge sempre um conflito a resolver na qual há sempre uma solução positiva e uma negativa para cada problema. Estes conflitos sempre existem a partir do nascimento, mas se tornam predominantes em cada em cada ponto especifico da vida.

Idade aproximada

Fases psicossexuais de Freud

Fases psicossociais de Erikson

Primeiro ano

Oral

Confiança básica vs. desconfiança

2-3 anos

Anal

Autonomia vs. vergonha, dúvida

3-5 anos

Fálica

Iniciativa vs. culpa

6 anos à puberdade

Latência

Diligência vs. inferioridade

Adolescência

Genital

Identidade vs. confusão de papel

Adulto jovem

 

Intimidade vs. isolamento

Meia-idade

 

Geratividade vs. auto absorção

Idade adulta

 

Integridade vs. desespero

 

Teorias Fenomenológicas da personalidade

As teorias fenomenológicas da personalidade baseiam-se em procurar entender os “eus” e suas perspectivas de vida. Os cientistas fenomenológicos assumem uma visão que parte do princípio de que para se estudar um indivíduo é preciso partir do conceito da sua totalidade e não em partes. A visão adoptada é uma visão holística na qual não se deve estudar um fenómeno fragmentando-o. Os fenomenalistas consideram o “eu” como um fenómeno interno que se forma através de interacções com o mundo circundante. O modelo do “eu” influencia as acções do indivíduo, e estas por sua vez afectam o próprio modelo do eu.

Na perspectiva fenomenológica o objecto central da motivação humana é lutar por auto-realizar-se.

A teoria do “Eu” de Carl Rogers

Carl Rogers nasceu em 1902 e foi um proeminente psicólogo bem conhecido na arena científica.

O “eu” ou “autoconceito” são termos que definem um padrão organizado, e coerente de características percebidas do “eu” ou “mim” que se acrescem aos valores concedidos a esses atributos (Davidoff, 1983:532).

Este autoconceito se desenvolve nas crianças através da observação de como elas próprias funcionam vigiando o comportamento dos outros. As crianças em idade mais nova começam muito cedo a conhecer e ter consciência do que é ou não coerente e atribuem-se a si os mesmos traços específicos (ex; enervar-se facilmente ou ter uma certa energia). Portanto, a infância para Rogers é um momento especial e oportuno para desenvolver a personalidade. Ele dá importância aos efeitos duradoiros do das relações sociais como os neofreudianos os consideram. Ele considera também que todos precisam de uma consideração positiva, de receberem calor e aceitação de outras pessoas e as crianças tendem sempre a fazer qualquer coisa para que obtenha essa consideração positiva calor e aceitação.

O que leva as pessoas a acção é o desejo de realizar as suas potencialidades.

Teorias disposicionais ou de traços da Personalidade

A definição da personalidade estendeu-se desde a constituição biotipológica (cor dos olhos, dos cabelos, da pele, etc.) à estatura do corpo, assim como às maneiras como o indivíduo se relaciona com o mundo (temperamento, traços afectivos, etc.).

As Teorias Disposicionais ou de Traços da Personalidade caracterizam a personalidade atribuindo-lhe certos traços. Os traços são características isoladas. Por exemplo, descrever um indivíduo como submisso, intelectual são apenas alguns dos exemplos da teoria dos traços da personalidade.

Outra forma de descrever a personalidade é tipifica-la. A tipificação é de certa maneira um pouco diferente da atribuição dos traços pelo seguinte:

• Os traços referem-se a certos aspectos específicos da personalidade, enquanto que a tipificação faz referência a personalidade inteira;

• A tipificação tende por sua vez aglomerar os traços específicos. Um tipo intelectual por exemplo, pode ter um coeficiente de inteligência alto e baixa capacidade social e atlética.

A teoria dos traços de Raymond Cattell

Raymond Cattell nasceu em 1905 e foi um grande pesquisador interessando-se em medir os principais componentes da personalidade.

Ele e os eus associados conseguiram colectar 18.000 palavras inglesas que são usadas para caracterizar pessoas. Este número foi depois reduzido através de omissões de expressões raras e sobrepostas para aproximadamente 200 itens. Para tornar a lista mais compacta Cattell pediu que os seus associados usassem essas palavras para se descreverem a si próprios e aos seus amigos. As expressões utilizadas foram analisadas usando um método matemático a que ficou conhecida por análise factorial. Estes termos eram depois correlacionados entre si para verificar se aquelas que pertenciam ao mesmo traço estavam ou não relacionados.

Deste correlacionamento foram identificados dezasseis grupos que foram depois rotulados com letras (A, B, C, F, H, I ,L M, N, Q1, Q2, Q3, Q4) e posteriormente com nomes dos traços os quais foram considerados como dimensões básicas da personalidade. Consulte o gráfico no livro Linda Davidoff.

Cattell e seus associados desenvolveram também vários questionários para recolha de auto relatos dos indivíduos e grupos.

A Teoria dos Tipos de William Sheldon (1898 e 1977)

As teorias tipológicas preocupam-se fundamentalmente em descrever os traços da personalidade consoante um determinado tipo de corpo. Para Sheldon consoante o corpo de indivíduo este tenderá a manifestar um certo tipo de personalidade. Na sua óptica ele argumentava que todo o ser uma possui características físicas que por sua vez determinam as actividades deste. Nesse conjunto de actividades há uma tendência de se destacar as mais salientes.

Contudo, há uma distinção a fazer. Enquanto as teorias procuram indicar as características que convêm a um determinado indivíduo, as tipologias visam integrar os indivíduos em dados tipos constituídos segundo características comuns. Isto é as teorias caracterizam o indivíduo, as tipologias procuram a inclusão do indivíduo em classes.

Assim, a caracterologia esforça-se por encontrar elementos comuns, cuja combinação torne possível definir tipos de carácter ou temperamento.

Algumas destas biotipologias pertence a Sheldon, Kretschmer e Corman. Sheldon: este caracterológico procurou avaliar certos aspectos da personalidade a que chamou temperamento, fazendo-os depender de três componentes morfológicos: endomorfia, mesomorfia e ectomorfia.

Estes termos provêm do nome das três camadas de células do indivíduo, sendo a endoderme a que origina os aparelhos digestivo e respiratório. Da mesoderme forma-se os músculos e o esqueleto. A ectoderme é responsável pela superfície do corpo e aparelhos sensoriais, bem como pelo sistema nervoso.

Assim se constituem somatotipos diferentes, consoante a predominância daquelas dimensões numa escala que Sheldon considera de um a sete.

Tipo somático endomorfo – corresponde ao indivíduo gordo, abdómen saliente, com braços curtos, pescoço baixo, cabelos finos e tendência à calvície precoce; a este conjunto de disposições Sheldon correlacionou com o tipo de temperamento viscerotónico cujas características são: (relaxamento da atitude e do movimento, gosto pelo conforto físico, reacções lentas, prazer em dirigir, avidez por afeição e apropriação, igualdade do fluxo emocional, contentamento consigo próprio, comunicação fácil e livre dos sentimentos, extrovertido, etc.).

No mesomorfo – o volume do tórax é superior ao do abdómen, os membros são musculados, os ossos fortes e salientes, tendo no seu conjunto uma estrutura robusta; à essas características morfológicas corresponde o temperamento somatotónico cujas características são: (firmeza da atitude e do movimento, gosto pelas acções físicas e pelo risco, dureza psicológica, ausência de piedade e de delicadeza, indiferença pela dor, extrovertido, necessidade de acção em caso de aflição, etc.).

O ectomorfo – é marcado pela fragilidade e delicadeza do corpo, é magro, tem ombros estreitos e o tronco curvado para frente, pele fina e de cor pálida; que corresponde ao temperamento cerebrotónico cujas características são: (retenção da atitude e do movimento, reacções fisiológicas excessivas, segredo sentimental, hipersensibilidade dor, introvertido, necessidade de solidão em caso de aflição, etc..

Uma das críticas apontadas às conclusões de Sheldon, centra-se no método usado nas suas investigações. Como foi a mesma pessoa a classificar a estrutura física e a determinar os tipos de temperamento, pode ter sido influenciada pelo físico de um indivíduo, quando procurava classificá-lo temperalmente e outra está relacionada com o facto de Sheldon considerar que as correlações entre tipo somático e temperamento são inatas e hereditárias.

A tipologia de Kretschmer

Kretschmer um psiquiatra alemão Kretschmer apresentou também a sua tipologia marcadamente morfológica construída com base na observação de casos patológicos. Kretschmer propôs no seu quadro de personalidade três tipos morfológicos fundamentais a saber: o pícnico, o atlético e o leptossómico correspondentes ao endomorfo, mesomorfo e ectomorfo na tipologia de Sheldon.

O pícnico possui uma característica corporal caracterizada por predominância da extroversão, quer dizer aberto para com os outros e com pouca profundidade nos seus sentimentos. No sentido patológico, o pícnico pode tender a um comportamento maníaco depressivo.

O tipo atlético é caracterizado pela rigidez e tenacidade do tonus muscular bem como nas suas na atitudes e possui uma vida sentimental predominantemente pouco expressiva. O atlético é preservado quanto ao alcance dos seus objectivos. No sentido patológico ele tende a apresentar sintomas epilépticos.

O leptossómico é um indivíduo caracterizado pela predominância da introversão e tende a se fechar no seu próprio mundo de ideias conservando-se distante das pessoas que rodeiam. Em contrapartida o leptossómatico conserva sentimentos muito profundos. No plano patológico conserva um quadro tendente à esquizofrenia.

 

Referências bibliográficas

ALÍPIO, Jaime da Costa; VALE, Manuel Magiricão. Psicologia Geral. EaD – Universidade Pedagógica, Maputo: S/d.

Comentários