Teorias neofreudianas

Teorias neofreudianas

Carl Gustav Jung

Nasceu e morreu entre 1875 e 1961. Foi um psiquiatra suíço discípulo de Freud mas separou-se deste criando a sua própria noção de personalidade.

Ele discordava com Freud sobre a noção de que a libido representava inteiramente a sexualidade e que estava orientada para o princípio do prazer. Ele introduziu a noção do inconsciente colectivo para explicar a ideia de que os seres humanos trazem consigo um inconsciente colectivo o qual detém as memórias dos ancestrais, suas memórias e experiências.

De acordo com Jung estas memórias produzem desilusões e fantasias. Há presunção de que os mitos religiosos e os enunciados poéticos provenham desta fonte. Jung considera que as pessoas também nascem com um inconsciente pessoal onde guardam as memórias individuais reprimidas.

Alfred Adler

Nasceu e viveu entre 1870 e 1937. Foi um psiquiatra suíço também discípulo de Freud que veio se afastar dele mais tarde. Como Jung não concordou com a atribuição da sexualidade como força fundamental da personalidade. Deu maior valor as influências culturais sobre o comportamento argumentando que a personalidade é estritamente ligada ao aspecto social. Colocou a questão dos sentimentos de inferioridade como ligado à motivação.

Karen Horney

Uma Psicóloga alemã que nasceu e viveu entre 1885 a 1952 também uma das seguidoras de Freud. Como Adler ela dá importância ao contexto social no desenvolvimento da personalidade e que as ideias de Freud eram muito rígidas. Negou a teoria do impulso avançada por Freud e considerou que a personalidade é resultado das experiências variadas das crianças. Atribuiu um efeito nefasto do isolamento e desamparo como consequência das primeiras interacções entre pais e filhos as quais bloqueiam o crescimento interior da criança.

Hurry Stack Sullivan

Foi um psiquiatra americano viveu entre 1892 e 1949. Como Adler e Horney deu maior importância aos relacionamentos sociais no desenvolvimento da personalidade. Considerava que os comportamentos desviantes ou aceitáveis moldam-se através da interacção com os pais durante a fase da socialização da criança. Considerou que o comportamento das pessoas era impelido por dois tipos de necessidades: as de segurança e as biológicas.

Erik Erikson

Nasceu em 1902 e foi um psicanalista americano que teve muitos antecedentes internacionais. De acordo com este psicanalista as personalidades formam-se à medida que as pessoas vão progredindo pelos estágios psicossociais através da vida. Em cada novo estágio surge sempre um conflito a resolver na qual há sempre uma solução positiva e uma negativa para cada problema. Estes conflitos sempre existem a partir do nascimento, mas se tornam predominantes em cada em cada ponto especifico da vida.

Idade aproximada

Fases psicossexuais de Freud

Fases psicossociais de Erikson

Primeiro ano

Oral

Confiança básica vs. desconfiança

2-3 anos

Anal

Autonomia vs. vergonha, dúvida

3-5 anos

Fálica

Iniciativa vs. culpa

6 anos à puberdade

Latência

Diligência vs. inferioridade

Adolescência

Genital

Identidade vs. confusão de papel

Adulto jovem

 

Intimidade vs. isolamento

Meia-idade

 

Geratividade vs. auto absorção

Idade adulta

 

Integridade vs. desespero

 

Referências bibliográficas

ALÍPIO, Jaime da Costa; VALE, Manuel Magiricão. Psicologia Geral. EaD – Universidade Pedagógica, Maputo: S/d.

Comentários