Algas do Reino Protista e sua importância

Algas do reino Protista e sua importância

Durante muito tempo as algas, pelo facto de todas possuírem clorofila, foram consideradas plantas. R. H. Whittaker, em 1969 incluiu as Algas no reino protista, considerando algumas características como por exemplo: habitat essencialmente aquático e simplicidade estrutural.

Terminologia

  • Bioluminantes – seres que convertem a energia química em luminosa.
  • Dinoflagelados – seres que apresentam dois flagelos.

Características gerais das algas

As algas podem ser unicelulares e pluricelulares. Algumas são muito grandes chegando a atingir 60 metros de comprimento. Mas, por mais complexas que pareçam são muito mais simples que as plantas.

Tem pigmentos fotossintéticos para a fixação da energia luminosa.

Os pigmentos podem ter cores diferentes, as quais lhes conferem as suas cores características: vermelhas, castanhas, verdes ou douradas.

a) Filo Pyrrophyta (lê-se Pirófitas)

As espécies pertencentes ao Filo Pyrrophyta apresentam um pigmento que lhes confere a cor vermelha de fogo que está na origem do nome deste filo. São seres unicelulares, marinhos, autotróficos, apresentam parede celular com celulose, armazenam o alimento em forma de amido, possuem clorofila e outros pigmentos como por exemplo os carotenóides.

Apresentam dois flagelos, por isso são chamados de dinoflagelados. As espécies pertencentes a este filo são bioluminantes isto é convertem a energia química em energia luminosa sob a forma de faísca de luzes visíveis a noite sobre as cristas das ondas.

Possuem dois tipos de reprodução nomeadamente assexuada por bipartição que é a mais frequente e sexuada com formação de um zigoto de parede espessa e inerte.

b) Filo crysophyta (lê-se crisofita)

Este Filo é rico em espécies no planctôn marinho. Apresentam paredes espessas, impregnada de silício composta por duas metades (diatomáceas). Não apresentam flagelo e no citoplasma existem cromatóforos dourados e cutículas de óleo, que para além de reserva energética facilitam a flutuabilidade. A reprodução é assexuada por divisão binária. Esta divisão binária é peculiar, isto é, quando a célula se divide uma das células filhas recebe a parte maior da carapaça e a outra a menor parte.

c) Filo Euglenophyta (lê-se Euglenofíta)

As euglenofitas são unicelulares, não apresentam cílios e possuem flagelos. Têm cloroplastos e realizam a fotossíntese. Quando estão desprovidos de luz, vivem heterotroficamente. Podem viver em água doce e no mar.

A seguir vamos ler sobre a importância ecológica das algas.

Importância ecológica das algas

  • Desempenham um papel importante na economia da natureza tanto na água doce como nos oceanos porque realizam a maior parte da actividade fotossintética.
  • Constituem o principal componente do fito plâncton uma vez que são a fonte vital de alimento de muitos protistas heterotróficos e de pequenos animais aquáticos.
  • Algumas algas consumidas por moluscos e outros organismos marinhos sem causar nenhum prejuízo contudo podem provocar a morte do Homem ou dos golfinhos.

Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 1 de Biologia: Sistemática, estudo e classificação dos seres vivos no reino Monera e dos fungos. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários