Análise FOFA: Conceito, Aplicação, Características, Implementação e Análise

Análise FOFA

A análise FOFA é uma técnica amplamente conhecida e que serve como um instrumento de apoio na tomada de decisão. Esta técnica pode ser usada na decisão sobre objectivos e prioridades em vários contextos da vida social e económica.

A Análise FOFA consiste num estudo criterioso em que se compara dois tipos de factores, os internos e os externos. Os factores internos são aqueles que o decisor pode controlar ou manipular enquanto os factores externos estão fora do controlo do decisor. Tratando-se dum projecto, os factores internos estão dentro deste enquanto os externos estão fora deste.

Os factores internos são constituídos por forças e fraquezas. Tratando-se dum projecto, os factores internos são constituídos por forças e fraquezas do projecto.

Os factores externos são constituídos por oportunidades e ameaças e tratando-se dum projecto os factores externos são as oportunidades e as ameaças do projecto.

Assim a sigla FOFA significa:

Força

Fraqueza

Ameaça

A

Assim na análise FOFA, o empreendedor compara os factores internos e externos. As forças devemos usá-las com maior proveito, as fraquezas devemos eliminá-las, as oportunidades devemos aproveitá-las e as ameaças devemos evitá-las.

Aplicação da análise FOFA

Para aplicação da Análise FOFA, o empreendedor deve ser capaz de identificar a maior parte dos factores importantes e determinantes na tomada de decisão.

Análise FOFA na escolha de projectos

Tomando como ponto de partida um projecto empresarial, isto é, que implica o estabelecimento duma actividade económica ou início do negócio, os diferentes factores intervenientes são apresentados no diagrama a seguir.

Na verdade o projecto que se pretende iniciar ou estabelecer encontra-se num ambiente de oportunidades.

Figura 1. Ambiente de oportunidade dum projecto.

Estes factores podem favorecer ou prejudicar o projecto. Se os factores internos favorecem tornam-se em forças, se prejudicam tornam-se em fraquezas.

Se os factores externos favorecem tornam-se em oportunidades, se prejudicam tornam-se em ameaças.

No caso do empreendedor que é um factor interno, se este tiver visão, experiência e competência, então torna-se numa força para o sucesso do projecto. Se não tiver estas qualidades então torna-se numa fraqueza para o projecto.

Um projecto ao se estabelecer numa dada região precisa de autorização, se a lei mostra obstáculos então é ameaça e se incentiva, então é oportuniadade.

Análise FOFA na selecção de projectos

Um negócio tem que produzir necessáriamente lucros caso não esteja deve ser abandonado. O projecto deve ser capaz de produzir e deve ter necessariamente clientes que comprem os produtos ou serviços.

Se um negócio não tiver clientes ou mercado por mais bonito que seja, é inviável e deve imediatamente ser abandonado.

Por outro lado o empreendedor deve assegurar que os recursos que tem a sua disposição são capazes de produzir os bens ou serviços que satisfaçam e sejam aceites pelos consumidores.

Escolha de melhor ideia de projecto

A melhor ideia de projecto exige em geral menor investimento e resulta em altos retornos. A melhor ideia de projecto é fácil de implementá-la. O próprio projecto é fácil gerí-lo.

No projecto com potencial de sucesso as forças e as oportunidades devem ser suficientemente relevantes ao ponto de superarem, as fraquezas e ameaças e nunca o contrário.

Um projecto com muitas e relevantes fraquezas ou ameaças deve ser imediatamente abandonado ou reformulado. Isto é feito muitas com recurso ao instinto empreendedor.

O empreendedor deve usar as suas forças para eliminar as suas fraquezas e aproveitar as suas oportunidades.

O empreendedor deve usar as suas forças para evitar as ameaças do projecto.

As forças e fraquezas estão dentro do projecto ou negócio e o empreendedor pode controlá-las. As oportunidades e as ameaças estão fora do negócio ou projecto e o empreendedor não pode controlá-las.

FORÇAS

São para usá-las

OPORTUNIDADES

São para aproveitá-las

FRAQUEZAS

São para eliminá-las

AMEAÇAS

São para evitá-las

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 2 de Empreendedorismo: Identificação de oportunidades de projectos. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.