Diagrama ABC: Princípio da classificação ABC, Classificação ABC, Limitações e Construção do diagrama ABC

Diagrama ABC

Introdução

Muitas empresas têm enormes quantidades de stocks que se torna difícil vigiar todos os artigos. Quando o número de artigos chega as centenas ou milhares, o seu controlo constante torna-se não só impossível como até extremamente oneroso. Chegou-se a conclusão que na maioria das empresas, uma pequena percentagem dos artigos em stock é que são responsáveis para os grandes investimentos em stocks e, pelo contrário, uma grande percentagem de artigos em stock eram responsáveis por apenas um valor insignificante dos capitais investidos em armazéns.

Princípio da classificação ABC (critério de custo)

A classificação ABC dos artigos consiste em diferenciar os artigos em função do valor das saídas anuais de stocks que eles representam. Esta classificação baseia-se sobre o princípio muito conhecido dos 80-20:

20% dos artigos representam 80% do valor total das saídas e os 80% dos artigos que ficam apenas representam 20%.

Esta classificação é, portanto, fundamental para uma empresa, pois condiciona o tipo de gestão que se vai aplicar (a cada um dos artigos).

A classificação ABC pode ser baseada em dois critérios:

1º Critério: valor das saídas anuais em stocks;

2º Critério: valor em stocks.

A aplicação simultânea, dos dois critérios e a comparação dos resultados é, muitas vezes, útil para medir o rigor com o qual se gerem os stocks.

Gráfico da classificação ABC (Curva de Pareto)

O interesse da dupla análise ABC reside na observação das ordens pelas quais os artigos são classificados. Se apenas interessam os artigos que são mais movimentados, deles excluindo as peças destinadas ao serviço pós-venda para produtos antigos, as duas classificações ABC devem fornecer resultados sensivelmente idênticos.

Classificação ABC

Da mesma forma que 20% dos artigos representam, muitas vezes, 80% dos valores de saídas, também, muitas vezes, se verifica numa empresa que 20% dos clientes representam 80% da facturacão. Por isso, é frequentemente necessário combinar a classificação dos artigos por valores de vendas anuais com a classificação dos clientes por total das facturações anuais.

Esta análise cruzada permite, por exemplo, não se desvalorizar um artigo de categoria C mas que tem interesse para um cliente de categoria A.

Limitações da classificação ABC

Há que ter cuidado para que não haja homogeneidade real nos artigos classificados, senão a classificação não fornecerá indicações uteis ao gestor.

Isso assume uma acuidade ou atenção especial no caso da manutenção da classificação e das peças sobressalentes onde é preciso distinguir, os materiais, os conjuntos, os subconjuntos ou as peças que deles façam parte.

Construção do diagrama ABC

Tal como vimos na acima, a classificação ABC baseia-se no principio de que uma pequena percentagem de artigos representam a maioria da percentagem de investimentos em stocks enquanto que a grande percentagem de artigos representa muito pouco do valor de investimento em stock.

Princípios da aplicação da classificação

A classificação ABC é uma ferramenta importante na gestão de stocks sobretudo quando se trata de elevado número de artigos.

Artigos de classe A: os artigos classificados como de classe A requerem uma gestão mais cuidadosa, uma vigilância estreita e frequente. Trata-se no entanto de uma operação não muito despendiosa para a empresa, uma vez que o número de artigos que caem nesta classe não é muito elevado.

Estes artigos embora poucos representam a maior percentagem de investimentos. Estes, devem ser mantidos num nível de stock baixo e em simultâneo evitando a sua ruptura.

Artigos da Classe B: Os artigos classificados como da classe B, requerem uma gestão menos rigorosa que os da classe A. A sua vigilância deve ser cuidada embora menos frequente.

Artigos da Classe C: Os artigos desta classe são controlados de forma aleatória. Os stocks de segurança podem ser altos, de forma a evitar rupturas de stocks.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 4 de Empreendedorismo: Aprovisionamento e marketing. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.