Evolução dos sistemas digestivos: Processos digestivos na Hidra, Planária, Minhoca e Boi

Evolução dos sistemas digestivos

Ao longo da evolução dos seres vivos passaram a ter maiores exigências alimentares. O sistema digestivo foi se tornando cada vez mais especializado para a função a desempenhar.

Todos os animais possuem células, cavidades e órgãos especializados para o processamento dos alimentos que inclui ingestão, digestão, absorção e eliminação de resíduos.

Nos seres mais simples a comunicação do tubo digestivo com o exterior é feita através de uma só abertura, que serve de boca e ânus – sistema digestivo incompleto.

Nos seres mais evoluídos o tubo digestivo apresenta duas aberturas diferenciadas – sistema digestivo completo.

Os mamíferos apresentam algumas adaptações específicas do tubo digestivo, de acordo com o regime alimentar.

Nos carnívoros e omnívoros, o estômago é constituído por um único compartimento em forma de saco. Nos herbívoros o intestino é proporcionalmente, muito maior que o intestino dos carnívoros e omnívoros, pois nos herbívoros o alimento permanece muito mais tempo e a digestão é muito lenta.

Processos digestivos na Hidra, Planária, Minhoca e Boi

Sistema Digestivo da Hidra

A Hidra apresenta uma cavidade digestiva gastro-vascular. Essa cavidade possui uma única abertura que funciona cumulativamente como boca e ânus. Por ela entram os alimentos e por ela saem os resíduos alimentares não aproveitáveis. Pelo facto de possuir uma única abertura, esse sistema digestivo é denominado incompleto.

A cavidade gastro-vascular é revestida por gastroderme que por sua vez é formada por quatro tipos de células: musculares, digestivas, intersticiais e sensoriais.

A digestão inicia-se na cavidade gastro-vascular por acção de enzimas segregadas pelas células glandulares da gastroderme. É uma digestão extracelular. As partículas do alimento digeridas vão sendo englobadas pelas células musculares –digestivas em que a digestão se completa (digestão intracelular). Os produtos úteis da digestão são distribuídos as diversas cédulas do corpo por difusão. Os restos não aproveitados permanecem na cavidade gastro-vascular até serem eliminados pela boca por acção da contracção do corpo do animal.

Sistema Digestivo da Planária

Tal como a Hidra a planária apresenta uma cavidade digestiva gastrovascular com uma única abertura que funciona cumulativamente como boca e ânus.

A cavidade gastro-vascular é revestida por gastroderme que por sua vez é formada por quatro tipos de células: musculares, digestivas, intersticiais e sensoriais. No entanto, a planaria possui uma faringe que se projecta para fora da boca captando os animais de que se alimenta. Além disso, o tubo digestivo forma três ramos, um anterior e dois posteriores cujas ramificações aumentam a área de digestão e de absorção, permitindo uma distribuição mais eficaz dos nutrientes.

A digestão inicia-se na cavidade gastro-vascular por acção de enzimas segregadas pelas células glandulares da gastroderme.. As partículas do alimento digeridas vão sendo englobadas pelas células musculares digestivas em que a digestão se completa.

Fig. 2 – Cavidade gastrovascular da hidra e planaria

Sistema Digestivo da Minhoca

A minhoca tem um sistema digestivo completo, isto é, possui duas aberturas: a boca por onde entram os alimentos e o ânus por onde saem os resíduos.

À boca segue-se a faringe curta que suga os alimentos, que passam para o esófago, sendo armazenado no papo. Os alimentos seguem depois para a moela, uma porção dilatada e musculosa do tubo digestivo. A moela actua como um moedor, pois as suas contracções esmagam o alimento contra as partículas da terra, fragmentando-o. A sua função é equivalente a dos dentes de outros animais executando uma digestão mecânica do alimento. O alimento triturado pela moela passa para o intestino, onde se mistura com enzimas digestivas segregadas pelas células intestinais. A digestão ocorre extracelularmente e os nutrientes são absorvidos pelas células da parede intestinal. Os resíduos são eliminados pelo ânus.

Fig. 3 – Tubo digestivo da minhoca


Digestão no Herbívoro (boi)

Em certos mamíferos herbívoros como, por exemplo nos ruminantes, existem adaptações interessantes relacionadas com a dieta rica em celulose.

Nesses animais, como é o caso do boi, o estômago é enorme, constituído por quatro compartimentos: A pança (rúmen), o barrete (retículo) o folheto (omaso) e a coelheira (abomaso). Aqui encontram-se bactérias que desdobram e metabolizam a celulose, deixando livre uma série de compostos orgânicos que o animal pode utilizar.

O animal corta os vegetais e engole-os sem mastigar. Quando está em repouso, os alimentos voltam progressivamente a boca, onde são mastigados e ensalivados para serem engolidos de novo. Esta actividade chama-se ruminar.

Fig. 4 – Sistema digestivo de herbívoro


Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 6 de Biologia: Fisioligia Animal – Evolução dos Sistemas Respiratório, Digestivo, Circulatório e Excrector. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários