Factores que determinam a fertilidade dos solos

Existem vários factores que determinam a fertilidade do solo, dentre os quais destacam-se os seguintes:

• Composição química do solo;
  • Rede hidrográfica;
  • Decomposição do solo;
  • Quantidade de Animais.

Composição química do solo

No solo existem substâncias minerais e matéria orgânica. As substâncias minerais dividem-se quanto ao tamanho em elementos grosseiros e terra fina, que inclui a areia, o limo e a argila.

A argila é a principal responsável pelas propriedades químicas do solo, é principalmente constituída por minerais argilosos, com predominância de minerais de cargas negativas, umas permanentes e outras dependentes do pH. Nesta fracção argila existem ainda óxidos e hidróxidos de ferro, alumínio e magnésio. Em solos ácidos existe a predominância de cargas positivas.

Rochas diferentes quanto aos minerais constituintes, originarão, pois, solos diferentes com uma concentração específica em termos de sais úteis ao crescimento e desenvolvimento das plantas.

A matéria orgânica inclui uma grande variedade de seres vivos mortos desde bactérias, fungos, protozoários, nemátodos, ácaros e anelídeos. Os organismos do solo, em especial os microrganismos, decompõem os resíduos orgânicos e são responsáveis pela síntese de moléculas orgânicas de elevada estabilidade, que são o principal constituinte do húmus.

A acção do húmus no solo é de aumentar a capacidade de retenção da água, aumentar a quantidade de espaços no ar e moderar as temperaturas extremas.

Rede Hidrográfica

É importante que você saiba que: a quantidade de água existente no solo só tem significado quando considerada em conjunto com a força com que a água se encontra retida no solo. Este facto facilita ou não a sua absorção pelas plantas.

A água existente no solo abrange:

• Água capilar: sujeita a fenómenos de capilaridade no solo e se desloca nos espaços entre partículas terrosas.
  • Água higroscópica: que é fixada na superfície das partículas terrosas por absorção.
  • Água gravitacional: que não é retida no solo, deslocando-se apenas nos macroporos por acção da gravidade;
  • Água freática: que se infiltra no solo e se acumula junto à rocha mãe, formando uma zona permanentemente saturada de água.

Deve saber que quanto maior forem as partículas de um solo maiores são os espaços entre elas (poros) e, consequentemente, mais facilmente passa a água. Este fenómeno denomina-se porosidade.

Além da porosidade observa-se o fenómeno físico da capilaridade. As forças, tanto as de adesão como as de coesão, são responsáveis pela capilaridade.

Fig. 1 – Água retida em volta das partículas.
Fig. 2 – Água fortemente retida terrosas em volta das partículas

Decomposição do Solo

Como você viu anteriormente, o solo constitui uma reserva mineral importante para as plantas.

A riqueza mineral do solo é melhorada pelos fertilizantes que podem ser correctivos ou adubos. O adubo pode ser obtido a partir de detritos orgânicos (restos de plantas, cadáveres de animais e seus excrementos) a que se dá o nome de estrume.

Macronutrientes – Elementos minerais que as plantas absorvem em maior quantidade, tais como N, P, K, Ca, Mg, S, Na, Cl e Si. Dentre estes os principais são N,P e K porque, além de serem absorvidos em quantidades elevadas, não existem, geralmente, no solo em teores suficientes para satisfazerem as necessidades das culturas. Sendo necessário a aplicação de adubos. Os restantes são secundários, ainda que sejam absorvidos em quantidades elevadas.

Micronutrientes – Elementos minerais que a planta consome em menor quantidade e manifestam toxicidade quando existem em excesso no solo. Consideram-se micronutrientes Fe, Mn, Zn, Cu, B, Mo e Al.

A decomposição de detritos orgânicos origina o húmus formado por uma mistura de solo e matéria orgânica parcialmente degradada, que, fertiliza o solo ficando disponível à absorção pelas plantas.

A transformação da matéria orgânica em húmus é designada humificação e é efectuada por bactérias e fungos existentes no solo.

QUANTIDADE DE ANIMAIS

Os seres vivos que vivem no solo desempenham tarefas importantes para a produção e manutenção de solos férteis. Animais como a toupeira, as formigas, as minhocas, os ratos (que fazem parte do grupo macrobiota ou macrofauna) e pequenos vermes e larvas (mesobiota ou mesofauna) revolvem o solo durante a produção de galerias onde se instalam, produzindo uma autêntica lavra.

Os animais contribuem para arejar o solo e, também, para facilitar a circulação de água que é fundamental, sobretudo, para as plantas. Os fungos e as bactérias transformam a matéria morta em húmus. Existem ainda microrganismos que vivem nas raízes de certas plantas, que enriquecem o solo com azoto produzindo uma autêntica adubação natural.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 5 de Biologia: Fisiologia Vegetal. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.