Filo Mycophita

Filo Mycophita

O Reino Fungi é constituído apenas pelo filo Mycophita. O filo Mycophita compreende 5 classes, a saber: Oomycetes, Zigomycetes, Ascomycetes, Basidiomycetes, Deuteromycetes ou Fungi imperfecti.

1. Classe Oomycetes (lê-se Oomicetos)

Os fungos pertencentes a esta classe são chamados fungos d'água porque muitos são aquáticos, possuem celuloses nas paredes celulares; Alguns são saprófitas porque se alimentam da matéria orgânica em decomposição, outros são parasitas de vegetais, que causa a ferrugem na batata, nas uvas, nas maçãs, entre outros. Este tipo de fungos pode provocar a destruição de vastas plantações de batata. A reprodução pode ser assexuada e sexuada. Na reprodução sexuada produzem dois tipos de gametângios que originam anterozóides e oosfera e produzem esporos flagelados.

2. Classe Phycomycetes (lê-se Ficomicetos)

São fungos primitivos, de organização mais simples, com hifas, sem paredes transversais (septos). Podem ser terrestres ou aquáticos, não tem células flageladas, a parede celular é de quitina. A maioria são

decompositores de matéria orgânica (saprófitos), e alguns são parasitas de plantas e animais.

Realizam reprodução assexuada formando um tipo de esporoszoósporos – que são de paredes espessas e resistentes podendo sobreviver em más condições ambientais (ex: bolor negro do pão).

Ciclo de vida do bolor de pão e das frutas:

Quando um esporo germina no pão, no fruto ou em matéria orgânica forma hifas que representam rizóides que segregam enzimas digestivas e absorvem compostos orgânicos geridos. As hifas especializadas, esporângióforos, elevam-se e formam esporângios que quando maduros ficam negros e abrem-se libertando numerosos esporos capazes de germinar e produzir novo micélio. A reprodução sexuada é realizada por gâmetas indistintos morfologicamente.

3. Classe Ascomycetes (lê-se Ascomicetos)

Compreendem o grupo de fungos mais numerosos. Os fungos desta classe não tem células flageladas, as hifas tem septos perfurados, a parede celular é de quitina e apresentam estruturas dicarióticas. Formam dois tipos de esporos uns são precedidas de reprodução assexuada (conídios), outros seguem a reprodução sexuada (ascósporos), originados por processo endógeno. Fazem parte deste grupo de fungos as leveduras; os

fungos que produzem a ferrugem das castanheiras.

4. Classe Basidiomycetes (lê-se Basidiomicetos)

Fazem parte deste classe aos fungos conhecidos como cogumelos. São considerados os fungos mais evoluídos. Podem ser encontrados em troncos de árvores, solos húmidos, sobre plantas e outras matérias orgânicas. Estes fungos nao tem celulas flageladas, possuem hifas com septos perfurados, a parede celular é de quitina, apresentam estruturas dicarióticas. Muitos são parasitas de vegetais, causando doenças conhecidas, como carvões, ferrugens e fuligens.

Os basidiomicetos caracterizam-se por apresentarem os basídios, que são estruturas reprodutivas responsáveis pela produção dos esporos denominados basidiósporos. Os basídios podem se agrupar em um corpo de frutificação, constituindo o basidiocarpo conhecido como cogumelo.

5. Classe Deuteromycetes (lê-se Deuteromicetos)

Esta é uma classe criada para reunir os chamados fungos imperfeitos. Os deuteromicetos estão presentes nos mais variados ambientes. Algumas espécies são parasitas causando doenças nos vegetais e nas plantas. Os estágios de reprodução sexuada ainda não são conhecidos, apenas a reprodução assexuada por esporos. Vários fungos que anteriormente estavam enquadrados nesta classe foram reclassificados como ascomocetos ou ficomicetos quando se descobriram os seus estágios de reprodução sexuada. Fazem parte desta classe os fungos causadores do pé-de- atleta, frieira, sapinho da língua, entre outros.

Líquenes

Os líquenes são associações simbióticas entre um fungo e uma alga unicelular. O fungo é heterotrófico que predomina na associação e a alga autotrófica e fotossintetizante.

As hifas do fungo estão fortemente agregadas as células fotossintéticas, captando nutrientes elaborados pelas algas.

O fungo cria e mantém condições favoráveis á vida das células fotossintéticas quanto ao fornecimento da água e sais minerais. As células fotossintéticas por sua vez produzem compostos orgânicos que o fungo não pode produzir. As características desta simbiose possibilitam aos líquenes conquistar habitats em que não viveriam se a situação fosse de vida independente.

A reprodução dos líquenes é uma combinação de processos de reprodução sexuada do fungo e assexuada das algas verdes.

Alternativamente os líquenes podem reproduzirem-se de estruturas designadas sorédios (pequenos conjuntos de algas envolvidas por hifas).

Exemplo: Simbiose entre algas verdes e fungos.


Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 1 de Biologia: Sistemática, estudo e classificação dos seres vivos no reino Monera e dos fungos. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários