Filos do Reino Plantae: Características Gerais dos Filos Ascentrais do Reino Plantae

Filos do Reino Plantae

O reino das plantas apresentam também as algas (feoficeas, rodofíceas e clorofíceas) consideradas plantas ancestrais.

Características Gerais dos Filos Ascentrais do Reino Plantae

a) Filo Rhodophyta (lê-se rodófitas )

As rodófitas ou rodofíceas são algas vermelhas, geralmente marinhas e muitas das espécies são próprias de mares tropicais. Apenas 2% da totalidade da espécie vive em água doce. Possuem clorofila a e d, pigmentos carotenóides e algumas ficobilinas.

b) Filo Phaeophyta (lê-se feofíta)

As feofitas ou feofíceas, ou ainda algas castanhas, são pluricelulares e quase todas marinhas. Possuem clorifila a e c e um pigmento castanho fucoxantina que mascaram a cor verde da clorofila. Abundam em regiões temperadas e frias. Algumas espécies deste filo, por exemplo a Sargassum Natans formam extensas massas flutuantes ao longo dos oceanos.

O corpo, por vezes, é diferenciado em rizóide, estipe e lâmina que desempenham as funções semelhantes as da raiz, caule e folhas respectivamente.

Não armazenam o alimento em forma de amido mais sim sob forma de um polissacarídeo incomum denominado de laminaria e, algumas vezes, sob a forma de óleo.

Em algumas regiões, estas algas utilizam-se como fonte de alimento, fertilizantes e para a extracção do Iodo.

c) Filo das (Chlorophyceas le-se Clorofíceas)

São na sua maioria aquáticas, podendo também viver em ambientes terrestres húmidos.

São consideradas ancestrais das plantas porque apresentam clorofila a e b, substância de reserva é o amido e a maioria apresenta celulose nas paredes celulares.

Importâncias das Algas

As algas castanhas (feofitas) constituem a base de alimentação de mitos animais marinhos. Algumas são procuradas para a extracção de algina, substância muito usada na indústria de doces e sorvetes. Outras tem a capacidade de regular o comportamento da água numa grande variedade de produtos.

As algas vermelhas (rodofíceas) apresentam pigmentos vermelhos (ficoetrina), que lhes permite viver em profundidades onde não é encontrado nenhum organismo fotossintético. Estas algas retêm as radiações azuis. São usadas para a extracção do ágar-ágar tendo grande importância económica.

Algumas algas verdes (clorofíceas) servem como fonte de alimento humano e outros animais.

Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 2 de Biologia: Estudo e Classificação dos seres vivos do reino plantae. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários