Outras fontes de libertação de energia: fermentação alcoólica, láctica e acética

Outras fontes de libertação de energia: fermentação alcoólica, láctica e acética

Alguns seres vivos como as bactérias e células do nosso corpo consegue a energia necessária para as suas actividades através de reacções entre moléculas orgânicas na ausência de oxigênio.

Esta forma de obtenção de energia envolve a fermentação, onde as moléculas orgânicas são degradadas em compostos simples.

Fermentação

Definição: A fermentação consiste num conjunto de reacções enzimáticas de transformações de matéria orgânica em inorgânica com libertação de energia sem uso do oxigénio.

Etapas da Fermentação

O processo fermentativo ocorre no hialoplasma e o seu mecanismo químico envolve duas etapas: a glicólise e a redução do ácido pirúvico.

Glicólise

A glicólise é activada por duas moléculas de ATP originando um aldeído e uma cetona de três átomos de carbono que, em seguida, se transformam em ácido pirúvico (piruvato) devido à intervenção da coenzima NAD, que se transforma em NADH.

A redução do ácido piruvato pode ocorrer de formas diferentes originando os diferentes tipos de fermentação.

Tipos de fermentação

Vamos nesta lição fazer a abordagem de três tipos de fermentação que são: fermentação alcoólica, fermentação láctica, fermentação acética .

Fermentação Alcoólica

A fermentação alcoólica ocorre nas leveduras e noutros microorganismos, sendo as formadas duas moléculas do ácido pirúvico obtidas por degradação da glicose. Na fase da glicólise são transformadas em duas moléculas de acetaldeidos que são seguidamente reduzidas pelo NADH as duas moléculas de álcool etílico ou etanol e as duas moléculas de dióxico de carbono. Os dois produtos dessa fermentação são utilizados pelo Homem em algumas actividades: álcool etílico (ou etanol) empregue na fabricação de bebidas alcoólicas (vinho, cerveja, aguardentes, etc.) e o dióxido de carbono, importante na produção do pão.

Neste tipo de fermentação existe um rendimento energético de duas moléculas de ATP por uma molécula de glicose.

Fig. 12 – Esquema da fermentação alcoólica


Fermentação láctica

Na fermentação láctica ocorre a conversão imediata de duas moléculas de ácido pirúvico em duas moléculas de ácido láctico ou lactado, não havendo libertação de dióxido de carbono. O ácido láctico obtido nesse tipo de fermentação baixa ao pH provocando coagulação das proteínas do leite e a formação do coágulo usado na fabricação de iogurte e queijos. A fermentação láctica também pode ocorrer nas células do tecido muscular de alguns organismos superiores, como no Homem, o que acontece sempre que os músculos são solicitados a fazer grande esforço e a quantidade de oxigénio fornecida pelo sangue não é suficiente para ocorrer respiração aeróbica.

Na fermentação láctica existe um rendimento energético de duas moléculas de ATP por uma molécula de glicose.

Fig. 13 – Esquema da fermentação láctica


Fermentação acética

Na fermentação acética as moléculas de piruvato são transformadas em ácido acético e dióxido de carbono. Este tipo de fermentação origina o vinagre.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 4 de Biologia: Citologia. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários