Reino Animal: Características do reino animal e Filos do reino animal

Reino Animal

Introdução

Depois de um estudo de alguns reinos existentes na Natureza, você vai agora estudar um grande reino do qual você faz parte. É o Reino Animal. Este reino é constituído por numerosas espécies entre as quais se podem encontrar formas mais simples e formas muito complexas.

Naturalmente, você vai poder perceber que existem muitas diferenças nas características do pertencentes a este reino em relação aos outros reinos apesar de todos serem seres vivos.

Terminologias

  • Organização celular e especialização – diferenciação de grupos de células em tecidos e destes em órgãos e/ou número de camadas germinativas que se formam durante o desenvolvimento embrionário.
  • Simetria – divisão do corpo em diferentes planos.
  • Cavidade geral ou celoma – cavidade delimitada totalmente pela mesoderme e onde se situam os órgãos.
  • Segmentação – divisão do corpo em unidades / anéis ou segmentos.
  • Protostomia – ao longo do desenvolvimento embrionário origina-se primeiro a boca e depois o ânus.
  • Deuterostomia – ao longo do desenvolvimento embrionário origina-se primeiro o ânus e depois a boca.

Características do reino animal

Os animais apresentam uma grande diversidade de formas e de tamanho.

Encontram-se nos habitates mais diversos: aquáticos, aéreos e terrestres.

Os reinos na Natureza passaram por uma evolução.

A evolução do reino animal foi direccionada pela foma heterotrofica de alimentação.O facto desses organismos obterem os alimentos a partir de outros seres vivos fêz com que se desenvolvessem o mecanismo de locomoção(sistema muscular) e mecanismo de coordenação para a execução dos movimentos (sistema nervoso).

De uma forma geral pode-se dizer que os pertencentes ao reino animal apresentam as seguintes características:

Multicelularidade, organização, movimento, nutrição e reprodução.

Os animais são constituídos em grande número por células eucariotas complexas sem plastídios e sem pigmentos fotossintéticos (uma das características da célula animal).

A maioria dos animais apresenta sistemas de órgãos bem organizados, próprios para realizar funções específicas tais como : digestão, respiração, reprodução etc.

Alguns têm um alto nível de diferenciação celular e sistema sensório neuro-motor (sistema nervoso) e são capazes de movimentar por contrações fibras contráteis (músculos).

São heterotróficos por ingestão. Incapazes de produzir o seu próprio alimento. Necessitam de determinados nutrientes complexos como hidratos de carbono, lípidos proteínas e vitaminas.

A sua reprodução é geralmente sexuada. Algumas espécies reproduzem-se assexuadamente.

Agora que você já tem o conhecimento das características gerais do reino animal, então já poderá comparar com as características dos outros reinos estudados e naturalmente verá que há algumas diferenças.

Filos do reino animal

Este reino inclui cerca de 35 (trinta e cinco) filos diferentes, encontrando-se a maioria no mar. Alguns destes filos incluem formas que raramente temos oportunidade de observar numa prespectiva evolutiva.

Os filos que nos são mais familiares: Filo Poríferos, Filo Celenterados, Filo Platelmintas Filo Nematelmintas, Filo Moluscos, Filo Anelídeos, Filo Artródes, Filo Ecnodermes e Filo Cordados.

Ao longo das lições você terá a oportunidade de estudar com pormenores cada um dos filos mencionados.

Figura 1: Relações filogenéticas entre alguns filos do Reino Animal.

Como você pode perceber pela figura existe uma complexidade crescente que ocorre desde os Poríferos até aos Cordados e que se manifesta em seguintes características:

  • Organização celular e especialização;
  • Simetria;
  • Cavidade geral ou celoma;
  • Segmentação do corpo;
  • Protostomia / deuterostomia
  • Sistema digestivo.

Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 3 de Biologia: Estudo e classificação dos seres vivos do reino animalia. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários