Seres Eucariontes – Reino Protistas

O reino Protista é o reino que apresenta maior heterogeneidade entre os seus elementos. São todos unicelulares e eucariontes.

Terminologia

• Pseudópodes – Prolongamento citoplasmático (Falsos pés).

Características do reino

• Os Protistas são todos unicelulares e eucariontes.
  • Constituem um grupo extremamente heterogéneo com formas muito diversas.
  • De um modo geral, reproduzem-se assexuadamente por bipartição ou divisão múltipla.
  • Alguns, no entanto, apresentam ciclos sexuais com miose ou meiose e fusão de gâmetas. Neste caso, o zigoto é geralmente uma célula resistente, em repouso nos períodos de frio ou de seca.
  • A diversidade deste grupo de seres vivos é muito grande. Dele fazem parte os Protozoários e as Algas.

Filo protozioários

Os protozoários são seres unicelulares desprovidos de clorofila e heterotróficos.

A sua unicelularidade não implica simplicidade. Há protozoários com um grau de complexidade elevado.

Enquanto num ser pluricelular há divisão de trabalho pelas várias células que o constituem, num ser unicelular uma única célula tem de assegurar todas as funções vitais.

Podem apresentar aspectos muito variados: uns podem mudar a sua forma, uma vez que emitem pseudópodes; outros mantêm uma forma mais ou menos constante.

A captação dos alimentos pode fazer-se através da superfície do corpo, pela formação de vacúolos digestivos resultantes da fusão dos pseudópodes, ou ainda por uma abertura apropriada para esse fim.

De um modo geral reproduzem-se assexuadamente por bipartição, divisão múltipla ou esporulação. Alguns, no entanto, apresentam ciclos sexuais com miose e fusão de gâmetas. Neste caso o zigoto é geralmente uma célula resistente, em repouso nas épocas desfavoráveis.

Grande número deles vive em meios aquáticos, alimentando-se de outros microorganismos de menores dimensões (principalmente bactérias) ou de produtos em decomposição. Alguns são parasitas, vivendo nos líquidos corporais ou no interior das células.

A sua divisão em classes baseia-se nos processos de locomoção:

• Locomoção por acção de flagelos - Classe Flagelata;
  • Locomoção por pseudopodes- Classe Rhizopoda;
  • Locomoção por cílios - Classe Ciliophora;
  • Sem organelos de locomoção - Classe Sporozoa.

A paramécia e a Amiba

A Paramécia e a Amiba são Protozoários que apresentam um conjunto de características comuns, mas possuem, também, alguns traços estruturais e fisiológicos diferentes.

Paramécia e amiba.
Figura 8: Paramécia e amiba.

A Amiba apresenta uma forma de locomoção por emissão de prolongamentos cito- plasmáticos, os pseudópodes. Estes, além de permitirem a locomoção, servem também para apreensão dos alimentos.

Quando a Amiba toca uma partícula alimentar emite pseudópodes que a envolvem. A partícula fica incorporada no citoplasma e envolta pela membrana celular, dentro, portanto, de um vacúolo digestivo, os alimentos passam para o citoplasma por difusão.

A Paramécia é um organismo unicelular de forma constante, pois possui o corpo revestido por uma membrana elástica-cutícula. É nesta membrana que se inserem os respectivos órgãos de locomoção, os cílios que recobrem todo o organismo.

A cutícula apresenta, em determinada zona, uma espécie de sulco que penetra a célula, o sulco oral, por onde o alimento é ingerido. O sulco oral prolonga-se pela citofaringe, no fundo da qual se forma um vacúolo digestivo. É nestes vacúolos que ocorre a digestão: os produtos digeridos passam, por difusão, para o citoplasma e o que resta deles é ilimitado.

A regulação osmótica da água é feita pelos vacúolos contrácteis.

Em posição mais ou menos central do citoplasma existem dois núcleos: o micro núcleo, responsável pelos mecanismos de herança genética; e um núcleo, de maiores dimensões, o macro núcleo, responsável pelas funções vegetativas do organismo.

A Paramécia é, entre os protozoários, um organismo que apresenta já um elevado grau de especialização.

O resumo que se segue vai ser um grande auxílio para você dissipar as dúvidas que possam ter tido durante a sua leitura.

Referências bibliográficas

• MINEDH. Módulo 1 de Biologia: Sistemática, estudo e classificação dos seres vivos no reino Monera e dos fungos. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.