Sistema circulatório: Funções, Evolução dos sistemas circulatórios e Tipos de sistemas circulatórios

Sistema circulatório

Os animais têm de realizar, ininterruptamente, trocas de substâncias com o ambiente, pois todas as suas células precisam de receber nutrientes e oxigénio e eliminar dióxido de carbono e outros resíduos tóxicos ou prejudiciais. A existência de um sistema de transporte garante a chegada rápida de nutrientes e oxigénio às células e a remoção eficiente das substâncias inúteis ao organismo. Um sistema típico inclui, um fluido circulante (sangue), um órgão propulsor do sangue (coração) e um sistema de vasos ou espaços por onde circula o fluído.

Funções do sistema circulatório

As funções do sistema circulatório são:

  • Transporte de nutrientes;
  • Transporte de oxigénio obtido na respiração e do dióxido de carbono até ao local da sua eliminação.
  • Remoção de excreções;
  • Transporte de hormonas;
  • Transporte de células sanguíneas e de anticorpos do sistema imunitário que destroem os agentes patogénicos que existem no corpo.

Evolução dos sistemas circulatórios

Nos animais mais simples, como as esponjas, os celenterados, os platelmintas e nematelmintas, não existe sistema circulatório definido.

Nos menos desenvolvidos, as trocas de substâncias com o meio, bem como o transporte a nível interno efectua-se por difusão.

Nos platelmintas, o fluído existente na cavidade digestiva difunde-se rapidamente para as células.

Nos celenterados, as contracções da cavidade gastrovascular provocam a deslocação do alimento, distribuindo-o por todas as células do corpo.

Nos nematelmintas, o pseudoceloma permite que o líquido nele existente chegue as células do corpo.

Nos anelídeos existe um sistema circulatório constituído por dois vasos, um ventral e outro dorsal, que estabelecem comunicação entre si através dos capilares e corações laterais que impulsionam o líquido circulatório.

Fig. 15 – Sistema circulatório fechado dum anelídeo


Nos artrópodes o sistema circulatório é aberto e constituído por um coração alongado, em posição dorsal e que apresenta uma série de dilatações contrácteis. O líquido circulatório é bombeado pelo coração e flui do coração através da artéria dorsal. Depois de permanecer no corpo, o líquido circulante (a hemolinfa) regressa ao coração onde penetra através de orifícios laterais, designados ostíolos, graças aos movimentos dos músculos do corpo.

Fig. 16 – Sistema circulatório aberto de um artrópode


Nos vertebrados o sistema circulatório é constituído por coração e vasos sanguíneos.

Coração

O coração é um órgão que funciona como uma bomba que põe o sangue em movimento. É constituído por um tecido muscular que forma o miocárdio. A superfície exterior é recoberta pelo pericárdio. As cavidades cardíacas estão revestidas pelo endocárdio.

Fig. 17 – Coração de um mamífero


Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são de três tipos: artérias, veias e capilares.

Artérias – São vasos sanguíneos que possuem paredes mais espessas e mais fortes, constituídos por três camadas ou túnicas: túnica interna, túnica média e túnica externa.

Veias – Apresentam as três túnicas: a túnica média é menos espessas e menos elástica do que as artérias. As grandes veias apresentam válvulas que obrigam o sangue a cirular num único sentido.

Capilares – possuem paredes constituídas por uma única camada de células. Nos capilares, o sangue move-se lentamente. Durante esse movimento realizam-se as trocas entre o sangue e os tecidos circundantes, por difusão.

Tipos de sistemas circulatórios

Existem dois tipos de sistemas circulatórios: Sistema circulatório aberto ou lacunar e sistema circulatório fechado.

Sistema circulatório aberto ou lacunar

Neste sistema, o liquido circulatório é impelido pelas contracções do coração e passa para os vasos sanguíneos ( artérias ) que terminam em câmaras ou lacunas. Ocorrem trocas directas de substâncias com as células das lacunas e o líquido circulatório volta ao coração.

Sistema circulatório fechado

Neste sistema, o sangue circula por uma extensa rede de vasos que intercomunicam entre si. A partir do coração, o sangue percorre as artérias, que se ramificam em arteríolas. Através dos capilares, é recolhido em vénulas, que reunindo-se em veias volta ao coração.

Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 6 de Biologia: Fisioligia Animal – Evolução dos Sistemas Respiratório, Digestivo, Circulatório e Excrector. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários