Sistema excretor: Estrutura do rim no Homem, Funcionamento do rim no Homem e formação da urina

Sistema excretor: Estrutura do rim no Homem, Funcionamento do rim no Homem e formação da urina

A excreção é a eliminação pelo organismo de substâncias tóxicas ou inúteis resultantes do metabolismo. As funções excretoras podem ser realizadas por vários órgão como pulmões, a pele, o fígado e os rins.

O sistema excretor mais importante do organismo é o sistema urinário. As substâncias excretadas por este sistema têm origem no catabolismo das proteínas, e são de natureza azotada como o amoníaco, a ureia e o ácido úrico.

A eliminação de resíduos do metabolismo e a manutenção do equilíbrio do meio realiza-se através combinada de diversos sistemas com função de excreção, entre os quais se destaca o sistema urinário.

O sistema urinário é constituído por rins e vias excretoras tais como ureteres, bexiga e uretra.

Estrutura do rim no Homem

Como já é do seu conhecimento os rins fazem parte do sistema urinário. Os rins têm a cor vermelha-escura, forma de feijão e cada um mede pouco mais de 10 cm.

Localizam-se na parte posterior do abdómen, logo a baixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral.

No corte longitudinal, o rim apresenta internamente várias zonas: a cápsula renal, a zona cortical (córtex), a zona medular (medula) e o bacinete.

Fig. – Estrutura interna do rim

Na zona cortical encontram-se os nefrónios, estruturas responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções. Cada rim apresenta mais de um milhão de nefrónios. Na região da medula localizam-se os tubos colectores da urina.

O nefrónio é considerado uma unidade estrutural e funcional do rim dos mamíferos, incluindo o Homem. É constituído por uma porção tubular – tubo urinífero, e formações vasculares das quais se destaca um glomérulo de capilares sanguíneos – Glomérulo de Malpighi. O nefrónio é uma longa estrutura tubular que possui numa das extremidades, uma expansão em forma de taça ou funil, denominada Cápsula de Bowman. Esta conecte com o Tubo Contornado Proximal que continua pela Ansa de Henle e pelo Tubo Contornado Distal. Este desenboca num tubo colector que por sua vez, abre no Bacinete.

Fig. 29 – Estrutura do nefrónio


Funcionamento do rim no Homem – formação da urina

Existem diferentes fases da formação da urina nomeadamente: filtração, reabsorção e secreção.

A etapa da filtração, acontece no Glomérulo de Malpighi. Sob pressão elevada, as paredes dos capilares sanguíneos filtram cerca de 20% do fluido do plasma sanguíneo, recolhido pelas cápsulas de Bowman. Essas substâncias são água, ureia, glicose, aminoácidos, sais minerais e diversas outras moléculas de pequeno tamanho. As proteínas pelo grande peso molecular não são filtradas. A sua presença na urina, é indício de certas doenças do rim.

Fig. 30 – Esquema de filtração glomerular


A filtração é um processo pouco selectivo. Muitas substâncias importantes para o metabolismo como a glicose, aminoácidos, vitaminas, etc, são filtradas. Daí que seja necessário serem reabsorvidas.

A reabsorção das substâncias como a glicose, aminoácidos e iões de certos sais minerais, decorrem por transporte activo, com gasto de energia. Outras substâncias como a água, são arrastadas passivamente por osmose. As substâncias reabsorvidas entram de novo na circulação sanguínea através dos capilares que envolvem os tubos uriníferos. O processo de reabsorção, decorre ao nível da região do Tubo Proximal e da Ansa de Henle.

A secreção é a capacidade de segregar substâncias, ou seja de retirar substâncias directamente do sangue para serem expelidas. Este processo decorre na parte final do tubo urinífero. A ureia por não ser reabsorvida pelas paredes do nefrónio, é o principal constituinte da urina.

Fig. 31 – Esquema da formação da urina


Em cada fase da formação da urina pode se fazer uma análise química do líquido, cujo resultado se apresenta no quadro que se segue:

Constituintes

Concentrações no plasma sanguíneo

Concentrações no filtrado glomerular

Concentrações na urina

Glicose

1

1

0

Proteinas

70

0

0

Lípidos

5

0

0

Iões de sódio

3,3

3,3

3 a 6

Iões de Cloro

3,65

3,65

6

Ureia

0,3

0,3

12 a 30

 

Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 6 de Biologia: Fisiologia Animal – Evolução dos Sistemas Respiratório, Digestivo, Circulatório e Excrector. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários