Termos e condições para vender bens e serviços

Termos e condições para vender bens e serviços

Introdução

Os bens e serviços podem ser vendidos aos clientes em vários termos e condições. Estes podem ir desde os termos de pagamento, de entrega, aos serviços pós Venda.

Nesta lição, abordaremos alguns termos e condições que são geralmente aplicados na venda de bens e serviços.

Objectivos

Ao concluir esta lição você será capaz de:

  • Explicar os termos e condições mais comuns para venda de bens e serviços;
  • Aplicar os termos e condições para venda de bens e serviços.

Significado de termos e condições

São as formas ou condições em que o vendedor e o comprador acordam para este último comprador ter acesso, usar e possuir os produtos do primeiro, o vendedor.

Termos e condições mais comuns para venda de bens e serviços

A – Venda á dinheiro

Quando os bens e serviços são pagos a pronto. É a forma preferida de vender pelas empresas porque é o método mais eficaz e simples. Quando os bens ou serviços são vendidos a pronto pagamento, o vendedor deve passar um recibo ao comprador.

O recibo é o documento emitido em duplicado pelo vendedor e serve de comprovativo de pagamento efectuado pelo comprador.

Um exemplo dum recibo:

Júlio Silva, Lda

Caixa Postal 21

Lugela, Zambézia

Tel 06 211119

NUIT 01245

RECIBO

Venda a dinheiro Nº 0120

Data 30/12/2009

Recebemos a importância de cem meticais (100, 00 Mts) para o pagamento de duas pastas de arquivo.

Assinatura

______________________

 

B - Venda ao crédito

Este processo de venda implica dar as suas mercadorias ou prestar serviços a um cliente que promete pagar mais tarde. Quando os bens ou serviços são vendidos a crédito é passada uma factura.

Exemplo de factura


Quando os fornecedores entregam as mercadorias ou materiais muitas vezes são acompanhadas duma guia de remessa que enumera as mercadorias entregues. A pessoa que recebe deve comparar as mercadorias recebidas com as da guia de remessa e então, comparar a guia de remessa com a encomenda que foi feita e assegurar-se que as mercadorias entregues são as que foram encomendadas e que se encontram em bom estado. O comprador deve assinar a guia de remessa para confirmar a recepção das mercadorias e devolver uma cópia ao fornecedor.

C – Pagamento em géneros

O pagamento em géneros ou em serviços prestados é muito popular na economia informal em que as pessoas normalmente não têm dinheiro para pagar pelos bens e serviços. Às vezes é designado por troca directa.

D – Pagamento a prestações

Quando um cliente não puder pagar de imediato pelas mercadorias ou pelos serviços fornecidos, pode pedir para depositar algum dinheiro como pagamento parcial e continuar a pagar em pequenas prestações até liquidar o valor. Dependendo da política da empresa, o cliente pode ou não levar os produtos com ele até acabar de pagar. Este método de pagamento é designado por pagamento a prestações.

Condições das vendas a crédito

Vender a crédito (sem um pagamento inicial) é uma das maneiras de vender os seus produtos. Contudo, por mais necessário que seja para manter a fidelidade do consumidor e aumentar as vendas, é preciso ter muito cuidado ao vender a crédito. Em particular, um empresário deve vender a crédito quando:

1. Cliente é bem conhecido e foi cuidadosamente avaliado. A avaliação pode basear-se nos “4 Cs” do crédito que são: carácter, capacidade, condições e caução.

  • Carácter: primeiro avalia-se se a pessoa ou firma está disposta a pagar as suas dívidas. Isto é geralmente considerado reputação e ética da firma ou do indivíduo quanto ao pagamento das suas dívidas.
  • Capacidade: é a habilidade do cliente de pagar totalmente a dívida a ser contraída. A capacidade depende do desempenho da sua empresa ou do montante do rendimento com o qual vai pagar a dívida.
  • Condições: estas são as circunstâncias segundo as quais uma empresa ou um indivíduo está a funcionar e que podem afectar o seu rendimento presente ou futuro. Por exemplo, um empresário teria que ser cauteloso ao conceder crédito a um retalhista que esteja num momento de movimento fraco. Do mesmo modo, não seria sensato conceder crédito a indivíduos que trabalham numa empresa que está a diminuir o pessoal.
  • Caução: é um bem ou qualquer outra coisa que se possa vender e que o devedor apresenta como garantia no caso de não pagar a dívida e que o empresário pode vender para pagar o montante em dívida. Pode ser uma casa, terras, animais, electrodomésticos, acções, etc.

2. Empreendedor puder comprar a crédito. Se o empresário não puder comprar a crédito, então não é aconselhável vender a crédito pois isto limita o fundo de maneio.

3. Empreendedor tiver fundo de maneio suficiente para financiar vendas a crédito.

4. Se o empreendedor for confrontado com uma crise, por ex: o prazo das mercadorias estiver prestes a terminar.

5. Um empresário pode vender a crédito se houver leis eficazes e fortes que apoiem a venda a crédito e a cobrança das vendas a crédito.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 4 de Empreendedorismo: Aprovisionamento e marketing. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários