Capital circulante e cálculo de Capital circulante

Capital circulante

Introdução

A planificação financeira duma empresa relaciona-se com o cálculo das operações da empresa em termos monetários. Para iniciarmos um negócio, além do capital fixo que discutimos nas últimas duas lições, precisamos determinar o capital circulante. Assim sendo, esta lição vai lhe ajudar a definir o capital circulante para iniciar um negócio bem como identificar os seus requisitos.

Ao concluir esta lição você será capaz de:

Objectivos

  • Explicar o que é um capital circulante.
  • Identificar os requisitos de capital circulante.

Capital circulante

O capital circulante duma empresa refere-se à capacidade de manuseio financeiro aplicado na aquisição de recursos para despesas de funcionamento tais como, Recursos (materiais, financeiros e humanos em forma de salários) a curto prazo que permitem à empresa usar o activo fixo e o pessoal numa base diária a fim de funcionar e produzir resultados e vendas. O capital circulante ajuda a empresa a satisfazer as necessidades dos clientes e a alcançar o seu objectivo de maximização dos lucros. Inclui recursos como matérias-primas, combustível, trabalhadores, artigos de escritório, peças sobresselentes, etc. Também inclui dinheiro para fazer face a imprevistos como avarias nas máquinas, falhas no sistema eléctrico, emergências e para aproveitar qualquer negócio rentável que possa surgir como uma súbita baixa de preço das matérias-primas, etc.

O capital circulante duma empresa pode ser proveniente de recursos próprios (por ex: capital contribuído pelos proprietários, lucros da empresa derivados das suas operações, etc.). O capital circulante pode ser obtido também em instituições de crédito, de trabalhadores que fornecem serviços sem serem pagos de imediato, etc.

Agora observemos certos requisitos de Capital Circulante necessários para a vida duma empresa

Os requisitos em termos de capital circulante duma dada empresa relacionam-se com a aquisição de bens de consumo ou uso imediato bem como com as despesas em termos de recursos humanos.

Como já vimos as necessidades em termos de capital circulante duma dada empresa incluem o seguinte:

  • Matérias-primas ou stock
  • Custos de mão-de-obra
  • Combustível
  • Artigos de escritório
  • Peças sobresselentes, etc.

À semelhança do que vimos quando falamos do capital fixo nas duas lições anteriores, os requisitos duma empresa em termos de capital circulante dependem do tamanho da empresa; a natureza da empresa; a capacidade que a empresa tem de satisfazer as necessidades de capital circulante, entre outros aspectos.

Cálculo de Capital Circulante

Agora, vamos identificar os requisitos fundamentais de capital circulante Dissemos que os requisitos duma empresa em termos de capital circulante dependiam de:

  • Tamanho da empresa;
  • Natureza da empresa;
  • Capacidade que a empresa tem de satisfazer as necessidades dos seus clientes, entre outros aspectos.

Caro(a) estudante, identificados os elementos fundamentais de bens de consumo de uma carpintaria, como se apresentam no exemplo seguinte, incluindo a tramitação da documentação para a legalização das taxas tributárias, é necessário o valor monetário ou financeiro para suportar as despesas de funcionamento da empresa adquirido a partir de capital circulante, Feito isso, adicionar os custos de cada elemento ou de cada recurso que resulta num determinado valor monetário ou soma monetária que garanta o desenvolvimento de actividade económica a curto prazo .

Em suma:

Para o cálculo de capital circulante, equaciona-se adicionando os custos de todos elementos fundamentais de bens de consumo e totaliza-se. O total resultante da soma é o valor de capital circulante. Isto significa que é a dedução da capacidade de manuseio financeiro aplicado na aquisição de recursos para despesas de funcionamento da empresa.

Os seguintes exemplos foram indicados como sendo requisitos de capital circulante para a abertura de uma carpintaria:

  • Matérias-primas/ stock
  • Custos de mão-de-obra
  • Combustível
  • Artigos de escritório
  • Peças sobresselentes, etc.

Agora vamos proceder ao cálculo do capital circulante usando quadro demonstrativo.

Agora, vamos fazer a demonstração do cálculo de Capital Circulante

O cálculo de capital circulante passa pela determinação do valor total necessário para a aquisição de consumíveis, tais como matérias-primas, combustíveis, lubrificantes, material de escritório, etc.

Quando um empresário calcula as necessidades de capital circulante para um negócio, deve fazer a si mesmo a seguinte pergunta: “Quanto capital circulante é necessário para manter a empresa a funcionar continuamente?”.

Ele deve se assegurar de que o capital circulante não é nem demasiado alto, nem demasiado baixo, avaliando cada um dos itens do capital circulante quanto a vendas, lucros e concorrentes.

No cálculo do capital circulante é necessário considerar os períodos de renovação. Por exemplo para os salários, electricidade, água, telefone, como geralmente são pagos no final do mês, então o capital circulante para estes será para um mês. As matérias-primas podem ser calculadas para um período superior ou inferior a um mês dependendo da distância e da facilidade de seu acesso.

Para micro e pequenos negócios, os elementos de capital circulante são geralmente determinados para períodos inferiores a um mês.

Assim, para o cálculo de capital circulante do projecto de carpintaria seria necessário o seguinte:

(ordem)

Item

Custo (MT)

01

Custos de madeira

6.250,00MT

02

Salários do pessoal de produção

1.875,00MT

03

Salário do gerente

1.875,00MT

04

Cola, verniz e pregos

1.250,00MT

05

Artigos de escritório

125,00MT

06

Combustível e transporte

500,00MT

07

Imprevistos (reparação de máquinas, etc.)

625,00MT

 

Total do capital circulante necessário

12.500,00MT

 Este quadro espelha que para o início de funcionamento duma carpintaria seria necessário um valor de 12.500,00MT (Doze mil e quinhentos meticais) de capital circulante. Este valor monetário representa o resultado do cálculo Total de capital circulante de aquisição de consumíveis para funcionamento da carpintaria.

O capital circulante é muito importante nas operações duma empresa porque o empresário tem necessidade de produzir bens e serviços para satisfazer as necessidades dos consumidores. No exemplo acima, o empresário tem que mobilizar 12.500,00MT (Doze mil e quinhentos meticais) antes de produzir e vender móveis aos clientes. Quando o empresário começar a vender os seus produtos, os rendimentos das vendas devem se tornar a principal fonte do capital circulante da empresa.

Se a empresa tiver lucros com as vendas, e partindo do principio que estes lucros estão a ser reinvestidos na empresa, o capital circulante aumentará com o tempo. Contudo, se tiver prejuízos, o capital circulante com o passar do tempo vai diminuindo até acabar.

Embora a empresa no nosso caso não tivesse despesas de publicidade, algumas empresas precisam de dinheiro para publicitar e vender (despesas de comercialização) os seus produtos. Outras têm compromissos administrativos nos quais gastam o seu dinheiro. Estes dois aspectos aumentam as necessidades da empresa em termos de capital circulante.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 5 de Empreendedorismo: Elaboração de Plano Empresarial. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários