Capital fixo e cálculo de Capital fixo

Capital fixo

Introdução

Para a criação e funcionamento de qualquer empresa necessita de vários requisitos diferentes, nomeadamente, instalações, máquinas ou equipamentos que são de uso permanente e de consumíveis, tais como, matéria-prima que é para uso imediato.

Ao valor usado para a construção ou compra de instalações, máquinas ou equipamentos, viaturas entre outros meios de uso permanente denomina-se por capital fixo da empresa.

Nesta lição, falaremos do capital fixo duma empresa, o seu conceito bem como os requisitos de capital fixo.

Objectivos

Ao concluir esta lição você será capaz de:

  • Explicar o que é um capital fixo.
  • Identificar os requisitos de capital fixo.

Capital Fixo

Este é o dinheiro contido nos bens permanentes da empresa. Consiste em bens para uso contínuo na empresa ou nas operações de produção da empresa, geralmente durante mais de um ano. São exemplos de capital fixo, terras, edifícios, máquinas e equipamento, viaturas, móveis, etc.

Por outras palavras, pode se dizer que o dinheiro contribuído ou mobilizado pelos donos da empresa para comprar de activos imobilizados é o que se designa por capital fixo. Tal como o capital de exploração, o capital fixo pode ser mobilizado pelos donos da empresa a partir das suas poupanças pessoais, de contribuições da família, de empréstimos em instituições financeiras ou nos fornecedores que podem fornecer alguns bens a crédito.

II – Requisitos de capital fixo

Os requisitos duma empresa em termos de capital fixo depende de:

  • Tamanho da empresa
  • Natureza da empresa
  • Habilidade que a empresa tem de satisfazer as necessidades de capital fixo, etc.

A determinação dos requisitos de capital fixo pode significar, por um lado, a compra ou o arrendamento das instalações da empresa e de outros bens imóveis, devendo-se, porém, sempre escolher a opção mais barata e conveniente.

Contudo, se um indivíduo quiser ser independente, é sempre melhor comprar e possuir todos os bens imóveis que a empresa requer.

Por outro lado, os requisitos de capital fixo duma empresa dependem dos bens ou meios de produção que, em última análise, vão determinar a capacidade de satisfazer as necessidades dos clientes.

Calculo do Capital fixo

Considere os seguintes elementos para a abertura de uma carpintaria.

  • 1 – Terreno ou espaço para a construção da carpintaria;
  • 2 – O edifício ou a instalação onde funcionará a carpintaria;
  • 3 – Equipamento como serrotes; máquinas de tornear; etc.
  • 4 – Mobiliário: secretária para o escritório; cadeiras, etc
  • 5 – Viatura para o transporte de madeira.

Caro(a) estudante, identificados os elementos fundamentais de bens de uso permanente para a abertura de uma carpintaria, como se apresentam no exemplo anterior, incluindo a tramitação da documentação para a legalização do Projecto ou do negócio é necessário colectar ou reunir valor monetário do custo de cada elemento agregado ou adicionado, Feito isso, adicionar os custos de cada elemento que resulta num determinado valor monetário ou soma monetário que sustenta o inicio de actividade económica.

Em suma:

Para o cálculo de capital fixo, equaciona-se adicionando os custos de todos elementos fundamentais de bens de uso permanente e totaliza-se.

O total resultante da soma é o valor de capital fixo.

Agora vamos proceder ao cálculo do capital fixo usando um quadro demonstrativo.

Agora, vamos fazer a demonstração do cálculo de Capital fixo

O cálculo de capital fixo passa pela determinação do valor total necessário para a aquisição de bens de uso permanente. Assim, para o cálculo de capital fixo do projecto de carpintaria seria necessário o seguinte:

(ordem)

Item

Custo (MT)

01

Concessão de terreno

1.250,00MT

02

Alpendre

5.000,00MT

03

Equipamento (Máquinas, etc).

25.000,00MT

04

Mobiliário

2.500,00MT

05

Bicicleta

6.250,00MT

 

Total do capital fixo necessário

40.000,00MT

Este quadro espelha que a montagem da carpintaria seria necessários 40.000,00MT (Quarenta mil meticais). Este valor monetário representa o resultado do cálculo total de capital fixo da abertura da carpintaria.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 5 de Empreendedorismo: Elaboração de Plano Empresarial. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários