Classe Anfíbios – Características, modo de vida, Reprodução e Metamorfose nos anfíbios

Classe Anfíbios – Características e modo de vida

Introdução

Da classe dos vertebrados que você estudou até agora, os anfíbios são os primeiros que possuem quatro patas (Tretapodes). Portanto pertencem ao grupo dos tetrápodes.

Nos anfíbios já se começa a verificar algumas característcas evlutivas dosvertebrados.e uma adaptação a vida terrestre que você vai passar a estudar agora.

Características gerais dos anfíbios

  • Anfíbios são animais com uma fase de vida aquática e outra de vida terrestre.
  • Os anfíbios adultos possuem pele fina e sem escamas.
  • A pele está sempre húmida e lubrificada devido a inúmeras glândulas produtoras de muco que se encontram espalhadas por todo o corpo.
  • A humidade e a lubrificação da pele permite a troca de gases entre os vasos sanguíneos da pele e o ar. Este processo chama-se respiração cutânea.
  • Algumas espécies de anfíbios possuem glândulas produtoras de veneno na pele , o que constitui uma protecção contra o ataque dos predadores.
  • O processo de desenvolvimento é por metamorfose. Nos estágios iniciais do seu desenvolvimento são semelhantes aos peixes.

Fig. 17 – Representação de um anfíbio (Sapo)


Modo de vida dos anfíbios

Os anfíbios estão limitados a lugares húmidos onde não existe perigo de dissecação.

Os seus representantes não possuem mecanismos para beber água pela boca, pois toda a água de que necessitam é absorvida através da pele, bem como as trocas gasosas pelo meio são completadas através da pele.

Na água os anfíbios podem caminhar ou nadar.

No nado alguns utilizam as patas outros utilizam apenas a cauda mantendo as patas junto do corpo.

Na terra podem caminhar ou utilizam os membros posteriores para o salto.

Além da respiração cutânea os anfíbios têm a respiração branquial e pulmonar.

Os anfíbios alimentam-se de insectos e pequenos invertebrados e até mesmo de peixes minúsculos e répteis jovens. São geralmente carnívoros.

A fecundação é externa. A maior parte põe ovos na água doce. Isto se deve ao facto de os ovos dos anfíbios não apresentarem nenhum tipo de estrutura que os proteja contra a dissecação.

Reprodução dos anfíbios

A maioria dos anfíbios adultos está bem adaptada a vida em meio terrestre.

Algumas espécies vivem em ambiente relativamente secos.

Na altura da reprodução os anfíbios voltam para o ambiente aquático onde as fêmeas lançam os seus óvulos e os machos lançam os espermatozoides. A fecundação é externa.

Os óvulos fecundados ( os ovos ) desenvolvem-se fora do corpo da fêmea, portanto os anfíbios são ovíparos.

Os embriões dos anfíbios na água, desenvolvem-se em forma de larva e se chamam de girinos. Os girinos apresentam cabeça e cauda não se distinguindo o corpo.

A respiração é por meio de brânquias e o desenvolvimento é directo.

Os girinos alimentam-se de plantas aquáticas e após algum tempo sofrem transformações morfológicas – a metamorfose- até atingir o estado adulto.

Após o estado adulto passam para o meio terrestre, geralmente em lugares húmidos

Metamorfose nos anfíbios

No início da metamorfose o corpo e a cabeça formam um conjunto volumoso e ovóide e a cauda é estreita.

As patas superiores surgem primeiro com oito semanas e depois surgem as patas anteriores quando o girino já tem cerca de dez semanas. Nessa altura o girino perde as brânquias começando a desenvolver os pulmões para se adaptar a vida terrestre.

Gradualmente a cauda vai sendo reabsorvida tornando o animal numa pequena rã que vai se desenvolvendo até ao estado adulto.

Fig.18 – Etapas do ciclo de vida dos anfíbios


Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 3 de Biologia: Estudo e classificação dos seres vivos do reino animalia. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários