Classe Turbellaria: Planária e Classe Trematoda: Fascíola - Características gerais, Reprodução e Ciclo de Vida

Classe Turbellaria e Classe Trematoda

Classe Turbellaria

Características gerais

Estes Platelmintas não são parasitas. São de vida livre que habitam na água doce ou salgada e em regiões húmidas incluindo lagos, pântanos onde aderem a superfície inferior das plantas submersas rochas.

O seu representante mais expressivo é a planária.

Características da planária

  • A planaria é um verme de corpo afilado, mole de pigmentos escuros medindo cerca de 15 a 25 cm de comprimento.
  • Apresenta duas extremidades distintas. Na região mediana está localizada a boca.
  • O sistema digestivo consiste de boca, faringe e intestino.
  • Não possui sistema respiratório sendo as trocas gasosas realizadas pela epiderme.
  • Na face ventral posterior a boca existe o poro genital com função reprodutor.
  • O sistema excretor compreende dois ductos ligados a uma rede de túbulos que se ramificam pelo corpo que coletam o excesso de água e restos de líquidos.
  • As planárias alimentam-se de pequenos animais e também de pequenos crustáceos.

Fig. 8: Representante de um Platelminte - Planária de água doce


Reprodução da Planária

  • As planárias são hermafroditas.
  • Quando dois vermes sexualmente maduros se encontram pode ocorrer a cópula.
  • Encostam os seus órgãos genitais e cada um introduz o seu órgão copulador no poro genital do outro.
  • Os espermatozóides são lançados e caminham para o oviducto onde se encontram os óvulos e dá-se a fecundação.

Classe Trematoda

Características gerais

A Classe Trematoda é composta por animais parasitas Têm um corpo revestido de uma cutícula resistente secretada pela epiderme e não tem cílios. Na região anterior existe uma ventosa onde se situa a boca e na região posterior existe uma ventosa ventral responsável pela fixação do verme no hospedeiro.

Possui aparelho digestivo com uma abertura.

O representante expressivo desta classe é a Fascíola.

Características da Fascíola

A Fascíola hepática é um verme parasita que habita os ductos biliares do fígado e algumas vezes invade outros órgãos. É comum parasitar nos gados e ocasionalmente no Homem.

A reprodução é por autofecundação (hermafrodita). Os espermatozoides fecundam os seus próprios óvulos.

Ciclo de vida da Fascíola hepática

Fig. 9: Ciclo de vida da Fascíola hepática


Depois da auto fecundação os ovos ou zigotos saem pelo poro genital, passam através dos ductos biliares e intestinos do carneiro (seu primeiro hospedeiro) e são eliminados do corpo do hospedeiro pelas fezes. Se os ovos forem eliminados pela água eclodem após alguns dias.

Em cada ovo eclode uma larva ciliada (o meracídio). Se o meracídio encontrar um caracol (segundo hospedeiro) perfura os seus tecidos moles e penetra geralmente na câmara pulmonar ou nos vasos linfáticos.

Aqui a larva perde os cílios, cresce e torna-se um esporócito em forma de saco. Cada esporócito produz novos organismos (as rédeas ) que são alongadas, com uma boca e intestino curto. Passados alguns dias as rédeas rompem os esporócitos e migram para o fígado. Aqui as rédeas produzem várias outras larvas denominadas cercárias. Estas apresentam um corpo com ventosas, uma cauda e intestino bifurcado. A cercária perfura corpo do caracol e sai para a água onde nada e fixa-se nas folhas das plantas próximas da água. A cercária perde a cauda tornando-se uma metacercária envolvida por um cisto capaz de resistir por muito tempo.

Quando a vegetação está infestada com cercárias, pode ser comida pelo carneiro, os cistos são digeridos e as larvas perfuram a parede intestinal e caem na cavidade.

Sintomas da acção do parasita (fascíola) no Homem e profilaxia

O Homem é um hospedeiro pouco susceptível a infecção por fascíola. É mais frequente no gado. As pessoas contraem a infecção quando ingerem ocasionalmente vegetais aquáticos (por ex: agrião) onde as metacercárias estão enquistadas ou bebendo água com cistos. Quando ataca o Homem, este apresenta os seguintes sintomas:

Sintomas

Dores abdominais , febres e em alguns casos emagrecimento.

Profilaxia

Lavagem muito cuidadosa de vegetais aquático, protecção das hortas com cercos e irrigações do modo a evitar contaminações dos vales com fezes do gado e protecção da água contra a poluição do gado.

Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 3 de Biologia: Estudo e classificação dos seres vivos do reino animalia. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários