Comparação dos corações dos vertebrados

Comparação dos corações dos vertebrados

Dependendo do tipo de vertebrado, o coração apresenta diferentes estruturas.

Em termos evolutivos, comparando os corações dos vertebrados, estes mostram as seguintes estruturas:

  • Peixes – uma aurícula e um ventrículo;
  • Anfíbios – duas aurículas e um ventrículo;
  • Répteis – duas aurículas e um ventrículo dividido em duas partes por um septo incompleto.
  • Aves e Mamíferos – duas aurículas e dois ventrículos.

Na figura que se segue estão representados os corações dos vertebrados

Fig. 18 – Coração dos vertebrados


Tipos de circulação

No corpo dos vertebrados, o sangue percorre circuitos diferentes. Existem dois tipos de circulação: circulação simples e circulação dupla.

Circulação simples

Neste tipo de circulação o sangue percorre um único circuito. Ocorre em peixes. O sangue circula fazendo o seguinte percurso.

Coração → brânquias → tecidos do corpo → coração

Ao passar pelo coração o sangue é venoso. É impulsionado para as brânquias onde ocorre as trocas gasosas tornando-se arterial e dirige-se ao corpo onde distribui o oxigénio e recolhe o dióxido de carbono.

Fig. 19 – Diagrama da circulação simples

Circulação dupla

Os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos apresentam circulação dupla. O sangue percorre dois circuitos circulatórios designados por pequena circulação ou circulação pulmonar e grande circulação.

Circulação pulmonar (pequena circulação)

Nesta circulação, o sangue venoso do coração (ventrículo direito), através da artéria pulmonar dirige-se aos pulmões onde ocorrem as trocas gasosas. O sangue venoso passa a arterial. O sangue arterial regressa ao coração através das veias pulmonares, entrando na aurícula esquerda.

Circulação do corpo (grande circulação)

Na grande circulação o sangue arterial sai do coração (ventrículo esquerdo) pela artéria aorta e dirige-se a todas as partes do corpo onde distribui e recebe substâncias nas células dos tecidos. O sangue regressa ao coração pelas veias cavas entrando no coração pela aurícula direita.

Fig. 20 – Diagrama da circulação dupla


Circulação dupla incompleta

Nos anfíbios e nos répteis a circulação é dupla mas incompleta, uma vez que no ventrículo ocorre mistura do sangue venoso e arterial.

Circulação dupla completa

Nas aves e nos mamíferos a circulação é dupla e completa. Em virtude de o coração apresentar quatro cavidades, não há mistura de sangue venoso com sangue arterial.

Fig. 21 – Circulação dos vertebrados


Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 6 de Biologia: Fisiologia Animal – Evolução dos Sistemas Respiratório, Digestivo, Circulatório e Excrector. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários