Filo Annellida (Anelídeos): Características gerais, Modo de vida, Classes do Filo Annellida, Fisiologia dos órgãos da minhoca

Filo Annellida (Anelídeos)

O Filo Annellida reúne espécies de animais de corpo alongado e cilíndrico, formado por anéis todos iguais e dispostos em sequência. Os anelídeos mais conhecidos são as minhocas e sanguessugas.

Características gerais do Filo Annellida

O filo annellida apresenta organismos com corpo composto por muitos segmentos ou metâmeros, essencialmente semelhantes entre si e em forma de anel. Esta segmentação geralmente mostra-se em aspectos externos e internos, incluindo músculos, nervos e órgãos circulatórios, excretores e de reprodução.

Na maioria dos anelídeos, o tegumento possui sedas quitinosas, que se apresentam distribuídas de modo idêntico em todos os segmentos.

O plano geral da organização do corpo tem por base três folhetos germinativos. A mesoderme reveste uma cavidade ou celoma, que também existem em todos os animais de nível de organização superior, e que representa um estado evolutivo de extrema importância.

Nos anelídeos o celoma está dividido em porções segmentares distintas.

Em cada segmento existe, suspenso no celoma, um par de órgãos excretores, os nefrídeos. Estes vermes ainda são caracterizados pela presença de um aparelho circulatório fechado, onde o sangue flui exclusivamente através de vasos.

O sistema nervoso consiste de um gânglio cefálica e um gânglio duplo em cada segmento, ligados por cordões nervosos longitudinais e transversais. O sistema excretor apresenta um par de metanefrídios em cada segmento.

Fig. 12: Anatomia da minhoca


Modo de vida

A maioria das minhocas e seus afins habitam solo húmido e água doce, os vermes marinhos são encontrado principalmente ao longo das praias e as sanguessugas são principalmente da água doce ou solo húmido. Alguns anelídeos são de vida livre, muitos habitam galerias ou tubos, uns são comensais de outros animais aquáticos, poucos são ecto ou endoparasitas e muitas sanguessugas fixam-se em vertebrados.

Os anelídeos reproduzem-se durante a maior parte do ano, porém mais activamemente em tempo quente e húmido. Dois vermes estendem-se fora dos seus buracos e unem a superfície ventral com a extremidade anterior dirigida para direcções opostas.

A reprodução típica dos anelídeos é sexuada. Conforme as espécies, assim, se verifica hermafroditismo (ex: minhoca) ou unissexualismo.

Classes do Filo Annellida

O filo annellida compreende três classes principais:

  • Polychaeta ou Poliquetas, são anelídeos marinhos que possuem em cada segmento um par de apêndices laterais ou parápodes.
  • Oligochaeta ou minhocas, sem parápodes e com as sedas implantadas directamente no tegumento.
  • Hirudinea ou sanguessuga, tem o corpo achatado, desprovido de sedas.

Fisiologia dos órgãos da minhoca

a) Sistema digestivo

O tubo digestivo é completo com boca e ânus, a boca segue-se a faringe curta e desemboca na moela, uma porção dilatada e musculosa do tubo digestivo. A sua função é equivalente a dos dentes dos outros animais, executando uma digestão mecânica dos alimentos. A digestão é extracelular e os nutrientes são absorvidos pelas células da parede intestinal.

b) Sistema circulatório

A minhoca tem um sistema circulatório fechado, existe um vaso longitudinal que bombeia o sangue até a parte anterior, um vaso central e os vasos transversais em cada segmento ligam o vaso dorsal ao ventre.

c) Sistema respiratório

As minhocas não possuem um aparelho respiratório, a absorção de oxigénio e a eliminação do dióxido de carbono são efectuados directamente pela superfície corporal. A pele das minhocas terrestres tem de estar sempre húmidas para permitir a difusão dos gases respiratórios.

d) Sistema excretor

É constituído por órgão tubulares especializados denominados metanefrídeos.

e) Sistema Nervoso

O sistema nervoso é constituído de um par de gânglios cerebrais e de uma cadeia ganglionar ventral.

f) Sistema reprodutor

Os anelídeos reproduzem-se sexuadamente. A fêmea possui três orifícios na face ventral. Cada orifício é abertura de uma bolsa musculosa denominada receptáculo seminal. Os receptáculos seminais armazenam os espermatozoides recebidos durante o acto sexual para posterior fecundação.

Acção dos anelídeos no ambiente

As minhocas são usadas como isca para peixe. As minhocas revolvem a maior parte do solo superficial espalhando as substâncias orgânicas contribuindo para tornar o solo arável. É um óptimo auxiliador do lavrador. As sanguessugas são comidas por vários vertebrados aquáticos e algumas vezes são usadas como isca para peixe. Em algumas regiões constituem um pequeno inconveniente para as pessoas que nadam ou banham em certas águas, mas raramente produzem sérios efeitos no homem ou vertebrados grandes.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 3 de Biologia: Estudo e classificação dos seres vivos do reino animalia. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários