Filo Briófitas: Características gerais e Importância

Filo Briófitas

As plantas Terrestres se encontram divididas em dois grandes grupos: plantas avasculares que correspondem ao Filo Bryophyta e as plantas vasculares que correspondem ao filo Tracheophyta.

As briófitas pertencem ao reino das plantas e são consideradas os anfíbios deste reino.

Apresentam pequenas dimensões que não ultrapassam, em regra, os 30 cm acima do solo, devido à ausência de tecidos de suporte ou de sustentação.

Terminologias

  • Plantas avasculares – Plantas que não possuem vasos condutores;
  • Plantas vasculares – Plantas que possuem vasos condutores.

Características gerais

As briófitas são consideradas os anfíbios do reino das plantas porque dependem fortemente da água embora possam ser observadas em ambiente terrestre. Elas dependem da água porque:

  • Não tem um verdadeiro sistema vascular;
  • No processo de fecundação os gâmetas masculinos têm que se deslocar num meio líquido desde o gametogónio masculino até ao gametogónio feminino.
As briófitas podem viver no ambiente terrestre porque:
  • Possuem uma cutícula protectora que reveste o corpo e impede a perda excessiva de água por evaporação;
  • Além disso os gâmetas masculinos e femininos estão protegidos no interior dos gametoónios o mesmo acontecendo com o ovo e o embrião;

As briófitas geralmente não possuem um sistema especializado de vasos condutores para o transporte de alimentos elas absorvem água directamente do exterior por toda a sua superfície a qual por meio de difusão atinge as células.

A reprodução das briófitas compreende alternância de gerações, alternando a geração gametófita e a geração esporófita.

A geração gametófita é autotrófica fotossintetizante e nutri o esporófito que é parasita do gametófito. Para que o ciclo de vida se realize é necessário a presença de água o que permite que os anterozóides nadem até a oogónia onde se fundem com a oosfera.

Fazem parte deste filo as hepáticas e os musgos Figura 1:

E – esporófito

G - gametófito

Figura 2: Constituição de um musgo.

As hepáticas apresentam o corpo delgado, indiferenciado e estendem-se horizontalmente sobre as águas paradas ou solos húmidos. Na sua maioria são pequenas podendo passar despercebidas a um observador pouco atento.

Os musgos apresentam o corpo diferenciado em rizóides, caulóides e filóides.

A funária é uma planta terrestre que vive em solos húmidos e sombrios. Aparece em conjuntos formados por elevados número de plantas constituído aquilo que é chamado de tapete de musgos. É constituída por rizóides, formados por uma única camada de células com a função de fixar a planta ao solo, absorver água e substâncias minerais e suportar os caulóides e filóides. A absorção da água e de sais minerais faz-se por toda a superfície do corpo da planta.

Importância dos Musgos para a Natureza

Os musgos tem grande importância para o ecossistema. Juntamente com os líquenes, desgastam as rochas nas quais elas crescem possibilitando o crescimento de outros vegetais e a formação dos solos. Sendo assim, são considerados óptimos agentes contra infiltrações e erosão.

Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 2 de Biologia: Estudo e Classificação dos seres vivos do reino plantae. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários