Filo Celenterados ou Cnidários

Filo Celenterados ou Cnidários

Os Celenterados constituem um grupo de animais aquáticos. A maioria vive nos oceanos mas algumas espécies vivem na água doce exemplo a Hidra.

As formas adultas apresentam simetria radial e ocorrem em dois tipos morfológicos: uma sob forma de pólipos (fixos) e outra sob forma de medusas (que nadam livremente). Apesar de diferentes na aparência a medusa é basicamente um pólipo em posição invertida.

Organização corporal dos celenterados

Seja qual for a forma do corpo dos Celenterados apresentam uma estrutura oca com uma só abertura – a boca- que dá acesso a uma cavidade gastrovascular ou celêntero – daí o nome Celenterados que se prolonga para o interior dos tentáculos.

São animais diploblásticos ou diblásticos. A parede do corpo é constituída por duas camadas de células: ectoderme e endoderme. Entre estas duas camadas existe uma camada gelatinosa, a mesogleia. A ectoderme e a endoderme estão muito diferenciadas.

Fig. 5: Formas de cnidários


Alimentação e digestão

A água entra pela boca na cavidade gastrovascular onde os alimentos por ela transportados iniciam a digestão por acção de enzimas segregadas por células da endoderme. Os produtos resultantes desta primeira fase digestiva (digestão extra celular) passam para o interior das células endodérmicas onde completam o processo digestivo (digestão intracelular), passando em seguida, por difusão para as restantes células do corpo do animal. Os restos não utilizáveis são rejeitados juntamente com a água pela abertura única da cavidade, que, assim, desempenha não só função de boca mas também de ânus.

A movimentação da água e captura de presas processa-se por acção de Tentáculos.

Reprodução dos Celenterados

Os celenterados podem reproduzir-se assexuada ou sexuadamente.

Os pólipos reproduzem-se por gemiparidade e regeneração. Se uma hidra se divide em vários fragmentos cada um deles é capaz de originar um novo indivíduo.

As medusas reproduzem-se sexuadamente; as gónadas encontram-se na mesogleia e produzem gâmetas: espermatozoides e óvulos, que lançados para o exterior podem fundir-se. Ovo origina uma larva ciliada, que irá dar origem a um novo indivíduo.

Fig. 6: Desenvolvimento da hidra e das medusas por reprodução sexuada


Característica
 especial dos Celenterados

As células mais características e que aparecem somente nos Celenterados são as células urticantes ou cnidoblastos situadas na ectoderme e, principalmente nos tentáculos.

Os cnidoblastos são células especializadas que possuem no interior uma cápsula ou nematocistos com uma substância tóxica, que quando excitados faz com que os filamentos dos nemacistos sejam projectados para fora.

Se uma presa estiver ao seu alcance podem envolvê-la e penetrar nos seus tecidos, injectando-lhes veneno paralisante.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 3 de Biologia: Estudo e classificação dos seres vivos do reino animalia. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários