Filo Chordata ou Cordados

Filo Chordata ou Cordados

Os cordados são muito conhecidos e familiares a nós. A própria espécie humana pertence a este filo. O plano estrutural dos cordados conserva muitas das estruturas e características já referidas nos outros filos, tais como: simetria bilateral, celomados, cefalização acentuada, segmentação e tubo digestivo completo.

Características gerais do Filo Cordados

As principais características dos cordados são:

  • Corda dorsal – existe pelo menos durante o desenvolvimento embrionário. Esta estrutura possui a função de suporte, onde se fixam os músculos. Muitos cordados apresentam a corda dorsal durante toda a vida e noutros ela é temporária.
  • Tubo nervoso ou neural – se apresenta na posição dorsal em relação ao tubo digestivo, dilatando-se na região anterior, originando o encéfalo. O restante do tubo constitui a medula espinal.
  • Fendas branquiais – existe pelo menos durante uma fase do desenvolvimento embrionário.
  • Cauda – estrutura com posição posterior em relação ao ânus.
  • Coração – com posição ventral.

O filo cordados apresenta dois grandes grupos: os invertebrados e vertebrados. No grupo dos vertebrados encontramos ainda duas grandes super classes: Super classe dos Peixes e a dos Tetrápodes que por sua vez reúne a classe dos anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Fig.: Exemplos de cordados.


Superclasse Pisces (Peixes)

Os peixes podem ter um esqueleto cartilaginoso ou ósseo. Os peixes cartilaginosos são os tubarões, raias por exemplo e os peixes ósseos incluem garopa, sardinha bacalhau e outros.

Os peixes incluídos nestas duas subclasses possuem maxilas, escamas e barbatanas pares. Além das diferenças relativas a natureza do esqueleto existem outras diferenças morfológicas e anatómicas.

Comparação entre peixes cartilaginosos e ósseos


Fig. 16 – Peixes cartilagíneos e peixes ósseos.


  • O sistema circulatório é fechado, apresenta um coração com duas cavidades.
  • O sistema nervoso é tubular e dorsal com medula espinal e encéfalo.

Os peixes podem ser:

  • Ovíparos – os embriões desenvolvem-se em ovos fora do organismo materno.
  • Ovovíparo – os embriões em ovos dentro do organismo materno sem contudo nutrir-se desse organismo durante a encubação.
  • Vivíparos – os embriões desenvolvem-se dentro do organismo materno, obtendo nutrientes directamente do sangue materno.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 3 de Biologia: Estudo e classificação dos seres vivos do reino animalia. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários