Filo Nematelmintas: Características gerais, Morfologia e Fisiologia dos Nematelmintas

Filo Nematelmintas

É frequente encontrar Nematelmintas no solo e na água doce ou salgada. A maioria é de vida livre. Há no entanto algumas espécies que são parasitas de plantas ou de animais.

Terminologia

  • Pseudocelomados - falso celoma;
  • Celoma - cavidade corporal que reveste os órgãos internos;
  • Cutícula - camada quitinosa de revestimento externo.

Características gerais do filo dos Nematelmintas

Os Nematelmintas são animais de corpo cilíndrico, alongado e afiado nas extremidades. São vulgarmente conhecidos por animais cilíndricos. Têm dimensão muito pequena atingindo no máximo 30 cm de comprimento, exceptuando uma espécie que parasita a baleia que pode atingir 9 metros de comprimento. Podem ser de vida livre ou parasitária São pseudocelomados, habitam em ambientes terrestres ou aquáticos de água doce ou salgada.

Possuem uma cutícula que lhes confere resistência para sobrevivência no hospedeiro.

A reprodução é sexuada e os sexos são separados.

Fig. 10: Organização geral do corpo de um nematelminte


Morfologia dos Nematelmintas

O plano geral do corpo desenvolve –se a partir de três camadas de células: ectoderme, mesoderme e endoderme.

Entre a mesoderme e endoderme existe um espaço ou cavidade denominada pseudoceloma. , preenchido por um fluído que transporta os nutrientes e resíduos metabólicos.

O aparelho digestivo é completo com boca e ânus situados em extremidades opostas.

Não tem aparelho respiratório nem circulatório.

O sistema nervoso compreende um anel nervoso que envolve a faringe do qual partem seis anéis nervosos que se situam verticalmente ao longo do corpo.

Fisiologia dos Nematelmintas

A digestão dos Nematelmintas parasitas é do tipo extra celular.

O alimento digerido pelo hospedeiro vai sofrer acção das enzimas e os produtos resultantes são absorvidos pelas células do tubo digestivo.

Nos Nematelmintas de vida livre o tipo de nutrição é por ingestão.

Os Nematelmintas parasitas vivem num meio pobre em oxigénio o que determina a existência de um metabolismo anaeróbio e os de vida livre a troca gasosa é feita através do tegumento do corpo.

Podem parasitar em locais diferentes do corpo do hospedeiro. Por exemplo a lombriga (Ascaris lombricóides) parasita o intestino do Homem e a Filária parasita os vasos sanguíneos do Homem.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 3 de Biologia: Estudo e classificação dos seres vivos do reino animalia. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários