Gestão de stocks – Métodos de reaprovisionamento

Introdução

Os materiais e componentes necessários para a actividade produtiva devem ser reabastecidos em tempo oportuno. Para isso, há que determinar as quantidades que devem ser encomendadas e em que datas precisas para que o custo total seja o menos elevado possível. Esta questão é indissociável da gestão de stocks.

Nesta lição abordaremos, algumas técnicas mais comuns usadas no reaprovisionamento de stocks.

Objectivos

Ao concluir esta lição você será capaz de:

• Descrever os quatro métodos principais utilizados no aprovisionamento de stocks;
  • Escolher o método de reaprovisionamento mais adequado para cada caso.

Métodos de reaprovisionamento

Os quatro métodos principais de reaprovisionamento articulam-se à volta de dois parâmetros principais:

• A quantidade encomendada que pode ser fixa ou variável;
  • A data de reaprovisionamento que pode ser em períodos fixos ou variáveis.

Vamos estudar sucessivamente os quatro métodos de reaprovisionamento que se ilustram no quadro a seguir.

Métodos de reaprovisionamento

Periodo fixo

Periodo variável

Quantidade fixa

Método de reaprovisionamento

Método de ponto de encomenda

Quantidade variável

Método de reposição

Método de periodos e quantidades variáveis

A – Método de reaprovisionamento

Este método é o mais simples e na prática pouco usado. Pode ser aplicado para artigos de baixo valor. Por exemplo em cada dia 10 deve-se requisitar 20 caixas de alfinetes.

B – Método de reposição

Neste método supõe-se que o consumo é regular e que se conhece o consumo total anual. Por exemplo: No dia 10 de cada mês, o fiel de armazém requisita caixas de alfinetes em função do nível de stock existente afim de reaprovisionar.

C – Método do ponto de encomenda

O ponto de encomenda corresponde ao nível de stock que deve desencadear a ordem de compra. Assim o ponto de encomenda é o nível de stock necessário para cobrir as necessidades durante o prazo que decorre entre a encomenda e a entrega.

Exemplo: A partir do momento em que o stock de caixas de alfinete atinge 5, faz-se uma encomenda de 20 caixas.

D – Método com quantidades variáveis e datas ( períodos) variáveis.

Trata-se da gestão de artigos caros da categoria cujos preços variam e que apresentam um carácter mais ou menos especulativo.

Por exemplo: Para metais, este método é utilizável para um número reduzido de artigos no máximo uma dezena.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 4 de Empreendedorismo: Aprovisionamento e marketing. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.