História da descoberta da célula

História da descoberta da célula

Introdução

Durante muitos anos, numerosos investigadores interessaram-se pelo estudo de diversos materiais vivos. Porém, as suas observações apenas lhes permitiram ver órgãos dos animais (como coração) e vegetais (como flores). Só a descoberta de aparelhos que aumentaram as imagens, permitiram a descoberta do mundo invisível, escondido da nossa vista.

Assim ‘’nasce’’ um capitulo da Biologia a Citologia (do grego kytos, célula, e logos, estudo).

A História da descoberta da célula

A história da descoberta da célula começou com a invenção do microscópio, aparelho capaz de aumentar a imagem de pequenos objectos e tornar possíveis observações mais minuciosas e rigorosas.

A invenção do microscópio é atribuída a Hans Janssen e seu filho Zacharias Janssen, dois holandeses fabricantes de óculos que viveram no século XVI. Eles descobriram que duas lentes montadas apropriadamente num tubo tinham a capacidade de ampliar as imagens, permitindo assim a observação de objectos pequenos.

O holandês Antony Van Leeuwenhoek (1632-1723), pesquisou cuidadosamente as observações feitas usando o seu próprio microscópio, descobriu os glóbulos vermelhos, os espermatozoides no sémen e as bactérias no esmalte de um dente. Ele é considerado pai da microbiologia.

Fig. 1: (A - Microscópio com que Leeuwenhoek - B)


A descoberta da célula é creditada ao inglês Robert Hooke (1635-1703) que, entre as diversas observações, estudou finíssimas fatias de cortiça com um microscópio dotado de duas lentes, sendo por isso denominado microscópio composto.

Ao observar os cortes da cortiça, Hooke percebeu a sua estrutura perfurada e porosa que se’’ assemelhava muito a um favo de mel. Além disso, esses poros ou células (…) lembram pequenas caixas’’ Hooke usou o termo célula (do latim cellula, que significa pequeno compartimento) para evidenciar a semelhança das cavidades existentes na cortiça com as pequenas celas de uma prisão.

Hooke, observou cortiça de um tecido vegetal com células mortas, mas ao analisar partes vivas de plantas, Hooke percebeu que as células não são vazias como cortiça, mas preenchidas por um líquido gelatinoso. As observações de Hooke foram confirmadas por outros cientistas, tais como Nehemiah Grew(1641-1712) e Marcello Malpighi (1628-1694).

Somente 150 anos mais tarde chegou-se à conclusão de que as células são unidades que constituem todos os seres vivos.

Fig. 2 – Hooke publicou as suas observações com o microscópio composto


Teoria Celular

Nos anos de 1838 e 1839 dois cientistas alemães, Mathias Schleiden (1804-1881) e Theodor Schwann (1810-1882) deram inicio a formulação da teoria celular. Schleiden era botânico e Schwann era zoólogo, tinham a mesma convicção acerca da organização celular dos organismos (tantos os animais assim como as plantas são constituídos por células).

O reconhecimento de que a célula é a unidade fundamental na constituição de todos os seres vivos foi uma das importantes generalizações da Biologia. Daí ser considerado como um importante princípio unificador da Biologia, que afirma:

  • A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos;
  • Todos os seres vivos são constituídos por células, nas quais ocorre um conjunto de reacções químicas necessárias à manutenção da vida.
  • Todas as células provêm de células pré-existentes, pois qualquer célula se forma por divisões de uma outra.
  • A célula é a unidade de reprodução e desenvolvimento dos seres vivos porque numerosos seres vivos formam-se por divisões sucessivas a partir de uma única célula (ovo);
  • A célula é a unidade hereditária de todos os seres vivos pois, na célula, está contida a informação genética que é transmitida de geração em geração, durante o processo de divisão celular, permitindo a continuidade das espécies.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 4 de Biologia: Citologia. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários