Importância das bactérias

Importância das bactérias

Introdução

Como deve ser do teu conhecimento as bactérias desempenham actividades benéficas para o Homem como por exemplo: na medicina, indústria alimentar, e nos diversos ecossistemas. Contudo existe também algumas que são responsáveis por doenças que atacam todos os seres vivos incluindo o Homem.

Importância das bactérias

Como foi dito anteriormente, na sua maioria as bactérias são heterotróficas. Algumas destas são saprófitas, isto é obtêm a sua nutrição de matéria orgânica morta.

a) Importância ecológica

Algumas bactérias desempenham um papel ecológico importante como as que juntamente com os fungos participam na decomposição, e reciclagem dos produtos orgânicos do solo, onde diferentes grupos desempenham papéis específicos, tais como a digestão da celulose do amido e de outros polissacarídeos.

Outras bactérias ainda, são muito importantes porque intervêm no ciclo do Azoto. A sua participação nesse ciclo é fundamental pois disponibiliza o Azoto atmosférico para as plantas que seriam incapazes de o fixar directamente do ar.

b) Importância Alimentar

Algumas bactérias são usadas na indústria alimentar para a produção vinagre e de produtos lácteos, resultantes do processamento do leite, como o queijo, iogurtes, manteiga, etc, no contexto da engenharia genética.

c) Importância Farmacológica

Algumas bactérias são usadas na indústria farmacológica para a síntese de antibióticos.

d) Importância Medicinal

Algumas bactérias vivem em simbiose com outros organismos. No intestino do Homem por exemplo vivem variadíssimas bactérias em simbiose. Parte do fornecimento da vitamina K necessária à coagulação do sangue deve-se a algumas dessas bactérias.

Existem bactérias que criam um ambiente hostil ao desenvolvimento de várias infecções no organismo humano, como no trato bucal, vaginal, anal, intestinal, etc.

Doenças causadas pelas bactérias

Além da importância das bactérias acima apresentada, existem bactérias que são capazes de causar doenças a outros seres vivos, incluindo o Homem como, por exemplo:

  • Tuberculose (TB) – doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis. Esta doença caracteriza-se por tosse persistente, fadiga, perda de peso e febres geralmente acima de 38ºC. É contagiosa e transmite-se através do ar, pela tosse.
  • Cólera – doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Vibrio cholerae, capaz de se multiplicar rapidamente dentro do intestino humano, provocando fermentações que resultam em diarreias.
  • Tétano – doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Clostridium tetani que entra no organismo por lesões da pele, produzindo uma toxina que actua sobre o sistema nervoso.
  • Difteria – doença contagiosa devido a libertação de uma toxina produzida pelo bacilo diftérico ( Corynebacteríum diphteriae ) e caracteriza-se pelo aparecimento de placas esbranquiçadas na garganta.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 1 de Biologia: Sistemática, estudo e classificação dos seres vivos no reino Monera e dos fungos. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários