Introdução de plano empresarial

Introdução de plano empresarial

Introdução

O plano empresarial é uma parte importante do processo de criação duma empresa, pois, a sua falta pode significar a morte da empresa mesmo antes da sua existência. Por isso, é dever importante que qualquer empreendedor tenha um instrumento de orientação para garantir a sobrevivência da sua empresa e evitar uma falência ou morte precoce.

Nesta lição, falaremos do plano empresarial, seu conceito bem como a sua importância.

Objectivos

Ao concluir esta lição você será capaz de:

  • Explicar o Plano Empresarial
  • Caracterizar os elementos do Plano Empresarial
  • Valorizar a importância do Plano Empresarial.

Prezado(a) estudante, é do seu conhecimento que toda actividade desenvolvida na vida exige a elaboração de um plano de acção. Deste modo, a criação de uma empresa, necessita de Plano Empresarial

Plano empresarial

O plano empresarial define-se como um instrumento de gestão que aborda de forma lógica e organizada a natureza da empresa. Funciona como um instrumento de controlo através do qual a gerência consegue medir o que foi alcançado ou realizado.

O plano empresarial responde a perguntas sobre a capacidade da empresa de se suportar com as vendas e de gerar lucros que dêem ao empreendedor rendimentos suficientes para reinvestir na empresa e suportar as suas outras necessidades financeiras.

Também se entende como um instrumento que orienta por escrito a forma como o empresário pretende atingir as suas metas e administrar os recursos necessários para que obtenha o sucesso desejado, transformando as ideias num plano.

Ainda se considera, como um instrumento para calcular as operações e a vida económica da empresa, facilitando a identificação e gestão de acções motivadas pelo objectivo de fazer lucro. Reduz a incerteza e as possibilidades de cometer erros. Sendo, por isso, um valioso instrumento de planificação e funciona como o mapa de percurso do empresário.

O valor de Plano Empresarial para os diferentes actores políticos, económicos e sociais, a saber:

Importância de Plano Empresarial

Um plano empresarial é importante principalmente para orientação objectiva dos empresários, dos financiadores e dos empregados.

Mais, o governo interessa-se do plano empresarial porque gostaria de saber as implicações dessa empresa no emprego no país, nos impostos e nas políticas de protecção ambiental.

a) Importância do plano empresarial para os empresários

A Preparação adequada para o sucesso do empreendimento exige concepção de estratégia de implementação, deste modo, pode-se dizer que:

Um plano empresarial orienta objectivamente o empresário a pensar sobre o seu empreendimento, o mercado e o negócio de forma sistemática, consciente e preparado para qualquer área que tenha sido identificada como sensível ou que requeira uma atenção especial na sua intervenção.

_ O processo de gestão planificada guia-se por metas e objectivos. Assim, diremos que:

A definição destes indicadores ajuda o empresário a definir metas e objectivos específicos que servem de referência para medir o progresso da empresa na implementação do plano.

_ A Monitorização das actividades da empresa é outro elemento importante na gestão planificada, dado que:

Facilita a monitorização das actividades da empresa com base nas metas e nos objectivos estabelecidos como referência de modo que qualquer desvio do plano possa ser corrigido a tempo durante a implementação do mesmo.

_ Outro elemento de gestão planificada é o Enfoque, pois:

Incentiva o empreendedor a manter-se concentrado ao pensar no empreendimento a que se dedica actualmente e naquele a que queira se dedicar no futuro. Ou melhor, orienta a pessoa a pensar para onde vai e para onde quer ir no futuro.

Orienta o empresário a considerar e responder às seguintes perguntas:

  • Onde quer estar dentro de 10 anos?
  • Se quer ser um empresário, que tipo de empresário quer ser?
  • Indique o tipo de empresa, por ex: empresa industrial ou de prestação de serviços e seja específico.
  • De que tamanho será a sua empresa – pequena, média ou grande?
  • Fixe as suas metas a longo prazo e distribua-as por metas de 5-10 anos.

_ Também é um elemento de gestão planificada de extrema importância a definição do prazo para implementação

Este, é o tempo de acção e um plano para implementação de actividades empresariais de forma lógica, e organizada da natureza da empresa.

b) Importância do plano empresarial para os financiadores

Um plano empresarial ajuda os financiadores (instituições financeiras como bancos comerciais, instituições de micro financiamento, instituições de crédito, etc.) a decidir se vão conceder um empréstimo a uma empresa ou não.

Um bom plano empresarial pode fazer com que eles fiquem tão entusiasmados com o empreendimento, assim como o proprietário. Um bom plano empresarial ajuda-os a acreditar que a empresa tem capacidade para reembolsar o empréstimo e que o dono tem experiência e competência para gerir a empresa com sucesso.

c) Importância do plano empresarial para os empregados

Um plano empresarial projecta como é que a empresa há-de estar a médio e longo prazo. Sendo assim, é um instrumento útil para os empregados nos modos seguintes:

  • Ajuda os empregados a conhecer as metas previstas da produção.
  • Fornece informação aos empregados sobre para onde vai a empresa e o seu papel nela.
  • Mostra-lhes como irão participar na empresa e dá-lhes um sentimento de segurança no emprego.

d) Importância do plano empresarial para o governo

Um plano empresarial é a base para determinar o imposto ou rendimento que o governo tem a partir dos lucros da empresa. Ajuda o governo a medir a tendência das actividades empresariais no país e a fazer planos em conformidade as necessidades manifestadas no plano empresarial.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 5 de Empreendedorismo: Elaboração de Plano Empresarial. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários