Mercado de emprego

Mercado de emprego

Introdução

Os bens e serviços que consumimos requerem a combinação de diversas capacidades que raramente são encontradas numa única pessoa. É esta impossibilidade de reunir todos requisitos de trabalho numa única pessoa e a necessidade de especialização para estimular a eficiência, que sustenta a procura e a oferta de trabalho. Também, circunscrita a habilidades e a carreiras específicas na busca de realização de tarefas incumbidas com competência e proficiência.

Objectivos

Ao concluir esta lição você será capaz de:

  • Identificar as oportunidades no Mercado;
  • Relacionar as oportunidades com vários sectores de actividades do Mercado de emprego;
  • Identificar os principais actores de Mercado de emprego.

Significado do mercado de emprego

Mercado de emprego é uma instituição física ou virtual em que se pratica a compra e venda de serviços da força de trabalho.

Como deve saber, os bens e serviços que consumimos requerem a combinação de diversas capacidades que raramente são encontradas numa única pessoa. É esta impossibilidade de reunir todos requisitos de trabalho numa única pessoa e a necessidade de especialização para estimular a eficiência, que sustenta a procura e a oferta de trabalho.

Também, circunscrita a habilidades e carreiras específicas na busca de realização de tarefas incumbidas com competência e proficiência.

Em Moçambique, o Mercado de Emprego não é uma unidade uniforme.

Ela encontra-se segmentada em função dos ramos e sectores de actividades que requerem determinadas habilidades. Deste modo, a sua entrada no Mercado de Emprego pode ser orientada para um dos seguintes ramos de actividades:

  • Agricultura;
  • Comércio;
  • Indústria;
  • Prestação de serviços.

Outrossim, é necessário perceber que dentro dos ramos de actividades há vários sectores laborais que podem ser explorados, por empresas tais como: sector alimentar, vestuário, mobiliário, transportes, etc. Veja no exemplo do quadro abaixo:

Exemplos de sectores de Actividade

Tipos de empresas

Ramo de actividade

Sector de actividade

Fábrica de colchões

Indústria

Mobiliário

Agências de viagem

Serviços

Turismo

Instalações eléctricas

Serviços

Electricidade

Estruturas metálicas

Indústria

Metalo-mecânica

Venda de peças

Comércio

Metalo-mecânica

Oficina de batuques

Indústria

Artesanato


Actores do Mercado de Emprego

No processo de intervenção no sector de actividades existem os denominados: Actores do mercado de emprego.

O Mercado de Emprego é composto pelos seguintes actores principais:

(1) Instituições e empresas – Este grupo de actores realiza a procura da mão-de-obra, isto é, possui postos de empregos que são preenchidos pela mão-de-obra que necessita de emprego. Geralmente este grupo é denominado por empregadores.

Assim, neste grupo encontramos:

  • Estado (Administração Pública e Empresas Públicas)
  • Empresas com economia mista (Estado e Privados);
  • Empresas privadas;
  • Cooperativas e Associações;
  • Organizações Não-Governamentais (nacionais e estrangeiras)

(2) Mão-de-obra – é constituída por pessoas com diferentes aptidões profissionais que realizam a oferta ou venda de serviços da força de trabalho através de prestação de serviços.

Na mão-de-obra podemos distinguir as seguintes categorias:

  • Qualificada: aquela que tem uma preparação ou qualificação específica para desempenhar determinadas tarefas, e
  • Não qualificada: aquela que não possui preparação específica para desempenhar as suas tarefas.

(3) Intermediários – Este grupo é constituído por instituições ou empresas que preparam, condicionam ou facilitam a ligação entre empregadores e empregados. Neste grupo distinguimos os seguintes sectores de actividades:

  • Ministério do Trabalho e suas representações – que regula o Mercado do emprego e promove o seu acesso.
  • Instituições de ensino e centros de formação profissional – que dependendo da sua natureza podem ser públicos ou privados.

Estas instituições de treinamento preparam e especializam a mão-de-obra;

  • Agências de emprego – são entidades que estabelecem a ligação entre candidatos a emprego e empregadores e em troca são pagos pelo serviço prestado.

Prezado estudante, ainda no processo de intervenção de sectores de actividade é necessário privilegiar as Fontes de Informação sobre o Mercado de Emprego.

As Fontes de Informação sobre o Mercado de Emprego são diversos canais de informação sobre o Mercado de Emprego que alimentam o circuito laboral a todos níveis sociais, nomeadamente: agências de recrutamento, jornais, rádio, internet e próprias empresas.

As agências de recrutamento têm um interesse particular de encontrar candidatos mais apropriados e melhorar seus negócios, por isso, mantêm contacto com empresas que demandam empregados.

As empresas que não recorrem as agências de recrutamento, usam seus próprios meios para publicitar a disponibilidade de vagas. Como deve saber recorrem com frequência a jornais, internet, ou anúncios no próprio local de trabalho para assegurarem o recrutamento.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 5 de Empreendedorismo: Elaboração de Plano Empresarial. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários