O Colonialismo Português em Moçambique (1890-1930)

O Colonialismo Português em Moçambique (1890-1930)

Introdução

Entre finais do século XIX e princípio do século XX assistiu-se a um movimento colonizador em África ao qual Moçambique não foi excepção. No âmbito desse movimento Portugal ocupou além de outros territórios o nosso país.

Para o estudo deste acontecimento que marcou sobremaneira a história de Moçambique, impõe-se uma breve revisão ao processo de expansão imperialista em África como um todo.

A II Corrida à África

O Interesse dos Europeus Pelo Interior da África

A partir de finais do século XVIII e início do século XIX a atitude dos europeus em relação a África modifica-se. Os europeus, que até finais do século XVIII não mostravam interesse em penetrar para o interior da África, começam nesta altura a manifestar interesse pelo interior do continente africano. Como é que se explica esta mudança de atitude?

Vejamos algumas razões:

  • Movimento contra a escravatura;
  • Movimento missionário;
  • A Curiosidade Científica e o Espírito de aventura;
  • Impacto da Revolução Industrial.

As Viagens Exploratórias

Se as razões expostas justificam o interesse dos europeus pelo interior de África, no início do século XIX, ainda não estavam criadas as condições para a penetração, pois a “África era uma incógnita”. Os europeus não conheciam as terras africanas, os seus habitantes, os perigos que os esperavam, as vias de acesso.

Desde princípios do século XIX, militares, mercadores e missionários começaram a palmilhar o continente. O objectivo era estudar, fazer o reconhecimento do continente.

As Principais Viagens Exploratórias

As viagens exploratórias ou de reconhecimento tinham como principal objectivo produzir o máximo de informação sobre o continente africano e em particular as vias e condições de acesso não interior. Portanto as viagens exploratórias incidiram sobre as principais vias de acesso ao interior (os rios).

Na África Ocidental a principal dúvida estava em torno do curso do Níger, que até ao século XIX alimentava as mais diversas interpretações.

Na África Oriental e Central, o principal que se pretendia esclarecer era a nascente do Nilo.

Na África Central e Austral - David Livingstone foi a maior referência.

Chegou à África do Sul em 1849 atravessou o Calaari, antes de descobrir o lago Ngami e seguiu para Ocidente até Luanda. Depois seguiu pelo Zambeze de Oeste a Leste tendo chegado às cataratas do Zambeze a que chamou quedas Vitória. Em 1856 chegou ao oceano Índico e dois anos mais tarde descobriu o lago Niassa. Depois alcançou o Tanganyica e o Lualaba. Morreu em 1873, em África.

Passaram igualmente

  • Savorgnan Brazza
  • Hermenegildo Capelo
  • Robert Ivens
  • Serpa Pinto
  • Cameroon.

A Corrida Imperialista e a Partilha de África

O período de 1880 a 1935 ficou marcado na História pelas rápidas mudanças que o marcaram. Contudo, mais rápidas ainda, mais espectaculares e também trágicas foram as que se operaram entre 1880 e 1910, o período da conquista e ocupação de África pelos europeus.

Tratou-se de um fenómeno realmente espantoso, pois em 1880 os europeus ocupavam apenas algumas regiões ao longo da costa cuja extensão representava cerca de 20% do território africano. A única região em que se notava presença europeia no interior era o extremo sul do continente, onde haviam europeus no interior do Cabo. O restante do continente africano mantinha a sua total autonomia sob a direcção dos reis e chefes africanos.


Entretanto, em pouco mais de trinta anos, esta situação política alterou-se profundamente. Em 1914 toda a África, exceptuando a Etiópia e a Libéria, encontrava-se sob domínio dos europeus.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 7 de História: O Colonialismo Português em Moçambique de 1890 a 1930. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários