O Reino dos Fungos ou reino Fungi

O Reino dos Fungos ou reino Fungi

Durante muitos anos os fungos foram considerados plantas fazendo, por isso, parte do reino das plantas. Com o desenvolvimento da ciência foi demonstrado que este grupo de seres vivos apresentava características muito diferentes do Reino das Plantas. Deste modo, foram agrupados num outro reino com o mesmo nome – Reino dos Fungos.

Características dos fungos

  • Os fungos vivem em lugares escuros, sem penetração da luz solar. Fazem parte deste reino os cogumelos, as leveduras, o bolor do pão, entre outros.
  • Podem desenvolver-se sobre os alimentos, plantas, animais domésticos, roupas e até sobre o corpo do Homem.
  • Apresentam dois tipos de reprodução nomeadamente assexuada e sexuada.
  • Cada tipo de fungo apresenta a sua temperatura óptima de crescimento.
  • Em algumas espécies deste reino, as paredes celulares são celulósicas mas na maioria as paredes são formadas basicamente por quitina, polissacarídeo que não aparece no Reino Vegetal ou Reino das Plantas.
  • Podem ser unicelulares por exemplo as leveduras ou pluricelular por exemplo o cogumelo.

Figura 9: Representação esquemática da constituição de um cogumelo.


Os fungos são basicamente constituídos por filamentos chamados hifas que no seu conjunto formam micélio (exceptuam-se as leveduras e algumas formas unicelulares).

As hifas podem ser septadas ou não septadas.

As hifas septadas: são encontradas nos organismos pluricelulares, têm limites celulares definidos.

 As hifas não septadas: são encontradas nos organismos plurinucleados, não apresentam limites celulares definidos.

Os fungos apresentam também dois tipos de hifas funcionais que são:

  • 1. Hifas vegetativas que penetram no substrato ou crescem sobre ele e servem para a formação do micélio e asseguram a nutrição;
  • 2. Hifas férteis ou frutíferas, que são geralmente aéreas, sustentam as estruturas reprodutivas que são os espôros.

Alimentação dos fungos

Todos os fungos são heterotróficos e podem ser:

  • a) Saprófitos: este tipo de fungos realiza digestão extra corporal dos alimentos. Eles produzem determinados tipos de enzimas que são lançados sobre a matéria orgânica que os rodeia (cadáveres, restos de plantas) transformando-as em moléculas mais simples. 

Os produtos resultantes desta transformação são absorvidos pelas hifas e transportadas para outras partes do micélio.

  • b) Parasitas: parasitam os seres vivos podendo provocar doenças graves.
  • c) Simbióticos: vivem associados a outros seres vivos.

Eles podem associar-se com as algas, formando uma estrutura designada líquene. Nesta associação os fungos protegem as algas contra a perda de água e as algas, por sua vez, fornecem aos fungos os alimentos produzidos durante o processo da fotossíntese.

Os fungos podem associar-se com as raízes das plantas. Nesta associação os fungos digerem os nutrientes do solo que cede uma parte as planta e, por sua vez, as plantas fornecem aos fungos através das raízes, os alimentos produzidos durante a fotossíntese.

  • d) Decompositores: esta actividade é muito importante para a manutenção de vida dos diferentes organismos. Os fungos decompõem os organismos mortos transformando-os em moléculas mais simples. A seguir vamos ler sobre a importância dos fungos.

Importância dos fungos

Importância Ecológica

Os fungos decompõem os cadáveres, folhas mortas, as fezes e outros materiais orgânicos, reciclando assim elementos químicos vitais como o carbono, o azoto e o fósforo sob forma de compostos minerais que podem ser utilizados por outros organismos. Essa decomposição abre novos caminhos para a reciclagem da matéria orgânica e a continuidade da vida na terra.

Importância na Indústria

Muitos fungos têm importância industrial como os usados na produção da cerveja, pão, vinho e queijo.

Os fungos também são usados na indústria farmacêutica para a produção de antibióticos usados no tratamento de infecções bacterianas.

Fungos prejudiciais

Contudo nem todos os fungos são úteis ao Homem. Deste modo os fungos parasitas são responsáveis por muitas doenças que preocupam o Homem. Essas doenças são denominadas de micoses. Algumas micoses são por exemplo:

A tinha que ataca a pele e por vezes o couro cabeludo provocando a queda de cabelo;

O pé-de-atleta que afecta sobretudo a planta dos pés, as unhas e a barba;

E outras doenças como a candidíase e dermatites.

Os fungos provocam doenças nas plantas como por exemplo os que provocam a ferrugem da batateira e que podem provocar a destruição de plantações de batata, o fungo do míldio que ataca o milho provocando o seu apodrecimento.

Outros provocam o apodrecimento de alimentos, alguns cogumelos são venenosos.

Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 1 de Biologia: Sistemática, estudo e classificação dos seres vivos no reino Monera e dos fungos. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários