O Surgimento da Diferenciação Social

O Surgimento da Diferenciação Social

A Diferenciação Social

Uma das características das sociedades de hoje é a diferenciação social, ou seja, a distinção dos seus membros em classes ou extractos. Hoje, em qualquer sociedade encontramos grupos de pessoas que têm mais riqueza do que outras, ou encontramos pessoas que tê a função de governar e outras apenas a serem governadas.

Como Surge a Diferenciação Social ?

As primeiras sociedades no mundo e em Moçambique não apresentavam qualquer diferenciação social. As pessoas viviam em pequenos grupos, nos quais o trabalho era feito em comum e o produto desse trabalho dividido por todos. Portanto as crianças, os idosos, as mulheres, os homens.todos participavam nas actividades necessárias à sobrevivência.

As tarefas consideradas mais pesadas e perigosas, como a caça, eram desempenhadas pelos homens, enquanto as outras como a recolecção eram feitas pelas mulheres, crianças e idosos. A esta forma de divisão do trabalho baseada no sexo e na idade chamava-se Divisão Natural do Trabalho.

As comunidades de caçadores e recolectores não precisavam de manter permanentemente os laços entre si, juntando-se apenas para realizar conjuntamente certas actividades, como uma caçada, e reproduziam-se por via do acasalamento, portanto sem víncluos permanentes.

Como estas comunidades primitivas dependiam duma economia baseada na caça e na recolecção, não produziam excedentes. Desta forma não existia nada para as pessoas se apoderarem. Nestas condições em que cada um produzia o que necessitava para o seu sustento, não existia qualquer forma de exploração e ninguém acumulava riqueza a custa dos outros. Portanto as ideias de riqueza e de poder estavam ausentes das primeiras sociedades.

A diferenciação social, na verdade, surge como reflexo do desenvolvimento da sociedade. Com o surgimento da agricultura, que é uma actividade que dura meses até dar resultados, as sociedades humanas começaram a tornar-se sedentárias e por outro lado a necessidade de solidariedade nas actividades produtivas levou os homens adoptar formas de organização social a partir da família.

Com o surgimento da família e outras formas de organização social começa a ser necessário definir as actividades de cada pessoa, dividir o produto do trabalho, defender o grupo, ou simplesmente, fazer a gestão a nível do grupo social em causa. No início essa tarefa competia ao chefe da família.

Nas sociedades de Moçambique, à medida que o tempo passava, as famílias iam crescendo, tornando-se famílias alargadas ou linhagens, integrando todas as pessoas provenientes do mesmo antepassado. Quando assim era, tornava-se necessário aumentar as áreas para a agricultura.

Mas a busca de novas áreas nem sempre era pacífica pois as áreas pretendidas podiam pertencer ou ser pretendidas por um outro grupo.

Assim começaram a surgir disputas entre grupos, pela posse de terras. Nessas disputas o grupo que era vencido era integrado nos grupos vencedores. Noutros casos, quando certo grupo se via ameaçado procurava juntar-se a outro mais forte. Neste processo foram se formando clãs, tribos, chefaturas, etc.

O alargamento dos grupos populacionais tornou as funções de gestão mais complexas, pois a área ocupada era grande, a divisão das terras exigia mais tempo e mais pessoas, os conflitos tendiam a aumentar...

O avolumar das funções de gestão impunha o aumento das pessoas ligadas à gestão da comunidade e ao envolvimento integral dos mesmos nessas funções. Assim os homens incumbidos das funções administrativas tinham a tendência de se afastar das tarefas produtivas.

Como é que essas pessoas que se afastavam da produção iriam obter o seu sustento?

A população que se ocupava da produção reconhecendo a importância das actividades dos gestores asseguravam o seu sustento através do pagamento do tributo. Este tributo era pago em produtos que o camponês começava a obter como excedente.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 5 de História: Moçambique – Das Comunidades de Caçadores e Recolectores às Sociedades de Exploração. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários