Promoção de bens e serviços

Promoção de bens e serviços

Introdução

Na aula anterior vimos como os bens e serviços podem ser distribuídos do produtor para o consumidor através de várias técnicas. Estes produtos são distribuídos para serem postos à disposição do consumidor e vendidos. Para isto têm que ser promovidos.

Nesta aula vamos analisar a promoção de bens e serviços, métodos para atrair os clientes, preparar mensagens para fazer a publicidade de bens e serviços e formas de venda personalizada.

Objectivos

Ao concluir esta lição você será capaz de:

  • Identificar os diferentes métodos de promoção;
  • Definir o método de promoção para um produto ou serviço.

Promoção das vendas de bens e serviços

A promoção engloba todos os meios que o empreendedor emprega para influenciar as pessoas para que possam comprar mais os seus produtos ou serviços. Promoção significa fazer o marketing da comunicação. Os empreendedores organizam várias actividades de promoção para comunicarem com os clientes tendo em mente quatro  objectivos:

  • Informar o público sobre a disponibilidade do seu produto
  • Atingir um segmento específico do mercado e assim “colocar” o produto
  • Estabilizar as vendas
  • Aumentar as vendas.

As várias actividades levadas a cabo para alcançar estes objectivos são conhecidas por “mistura promocional”.

Métodos para atrair clientes

Há dois métodos principais para atrair os consumidores que um empreendedor pode usar. Estes dois métodos principais podem ser subdivididos como se vai ver nas secções seguintes.

a) Fazer publicidade

Fazer publicidade refere-se à disseminação de informação sobre um produto junto dos consumidores. O empreendedor comunica com as pessoas a quem quer vender de modo a passarem a conhecer e serem levados a comprar os seus produtos mais do que os dos seus concorrentes.

O que o empreendedor está a vender, a quem está a vender e onde vivem os clientes irão determinar que tipos de meios de publicidade a serem usados. Os métodos de fazer publicidade podem incluir os seguintes:

  • i. Uso da imprensa, que pode abranger jornais e destacáveis de jornais, revistas, rádio, televisão, cinema, letreiros, cartazes, folhetos, etc.
  • ii. Uso de música ou bandeiras para chamar a atenção.
  • iii. Publicidade porta a porta
  • iv. Exposição dos produtos fora da loja.

b) Promoção das vendas

Como já foi visto, promoção das vendas é tudo o que pode ser feito por um empreendedor para os clientes comprarem mais os seus produtos ou serviços ou para manter os clientes. A promoção das vendas é feita dum dos seguintes modos:

  • i. Gestão adequada dos produtos dentro das instalações da empresa, por ex: com uma sala de vendas bem arranjada, produtos que se podem ver facilmente, usando luzes dentro da sala de exposição.
  • ii. Dar amostras grátis e prendas.
  • iii. Ser educado para com os clientes
  • iv. Comunicar com os clientes e compreender as suas necessidades.

A forma de ser e de estar perante o cliente cobre uma vasta gama de actividades, desde comunicados de imprensa, que podem ser publicados sem grandes despesas, através do patrocínio de actividades artísticas, desportivas ou educativas, etc. A finalidade é manter o nome da empresa visível fazendo com que pareça socialmente desejável ou de particular relevância para a satisfação das suas necessidades.

  • v. Mostrar conhecimento do seu produto, dos seus benefícios e do seu uso.
  • vi. Melhorar a qualidade dos bens e serviços.
  • vii. Dar aos seus produtos um nome distinto. Um nome é dado a um produto para ser usado no processo de criação da identidade dum produto e da empresa no mercado e diferencia-os de produtos e empresas semelhantes. A personalização das acções ao cliente ajuda a identificação, e faz com que o cliente escolha o produto repetidamente e cria fidelidade no próprio cliente.

Mensagens publicitárias

Correlação a esta matéria pode-se dizer, fazer publicidade consiste em todas as actividades envolvidas na apresentação duma mensagem não verbal ou visual sobre um produto, serviço ou ideia. Esta mensagem é chamada anúncio e é divulgada por um ou mais meios e paga pelo patrocinador.

a) Preparar mensagens eficazes para anunciar produtos

Para um pequeno empresário os meios menos dispendiosos de anunciar seriam letreiros e cartazes. Há muitas pequenas empresas que não têm letreiros e por consequência os eventuais clientes não conseguem dizer que essa empresa existe. O letreiro deve ser claro e visível e não deve ser caro. Deve poder dar aos eventuais clientes uma ideia dos produtos oferecidos pela empresa. O seguinte é um exemplo dum letreiro simples, barato mas eficaz para uma empresa.


Quando começa um negócio, pode não ter meios para pagar os serviços dum publicitário para fazer o seu logótipo e preparar o seu anúncio.

Contudo, é possível preparar um anúncio eficaz você mesmo, usando certas directivas e usando o seu próprio discernimento quanto ao que atrai a atenção de eventuais clientes:

b) Directivas para preparar mensagens publicitárias

  • i. Não preencha todo o espaço com palavras ou gravuras; deixe algum espaço para que haja equilíbrio.
  • ii. Anúncio deve ser fácil de reconhecer e deve sobressair. Pode querer um desenho único; isto pode ser obtido com o logótipo da empresa.
  • iii. Título deve realçar os benefícios para os consumidores. Por exemplo, “serviços”, “serviços de emergência”, etc. A cópia deve realçar os benefícios que os seus clientes vão obter com os seus produtos. A compreensão das necessidades dos seus clientes é essencial para escrever o conteúdo do seu anúncio.
  • iv. Conteúdo deve ser simples e fácil de compreender.
  • v. Deve incluir informação importante sobre a empresa como localização, número de telefone, serviços prestados, etc.
  • vi. Deve ser honesto ao fazer publicidade. Tem que fornecer aquilo que promete.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 4 de Empreendedorismo: Aprovisionamento e marketing. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários