Reprodução de fungos

Reprodução de fungos

A reprodução dos fungos por vezes é muito complexa e variada. Um mesmo fungo pode em determinadas condições ter uma reprodução assexuada e noutras reprodução sexuada.

Dependendo do ambiente natural (água ou solo ) ou do grau de desenvolvimento de cada fungo os processos reprodutivos são diferentes.

Os fungos apresentam dois tipos de reprodução: assexuada e sexuada.

1. Reprodução assexuada

A reprodução assexuada pode ser por:

a) Fragmentação

Este processo ocorre quando um filamento da hifa se quebra separando-se do micélio e origina novos filamentos que irão formar um novo micélio.

b) Gemulação

Este tipo de reprodução ocorre quando nas extremidades de algumas hifas formam-se esporos assexuados denominados ectósporos.

c) Produção de esporos (esporulação)

Este processo ocorre quando parte de uma hifa fica completamente separada do micélio por meio de um septo . Este tipo de hifa especial chamada de esporangiósporo, forma um esporângio (estrutura reprodutora) que produz esporos assexuados. Estes esporos por se desenvolverem no interior do esporângio são denominados de endosporos. Quando se libertam dos esporângios os esporos são transportados pelo vento e ao encontrarem condições favoráveis germinam originando novos fungos.

Figura 10: Reprodução dos fungos por esporulação.


1. Reprodução sexuada

Este tipo de reprodução inicia-se frequentemente pela junção de hifas de linhagens sexuais diferentes. Na zona de junção forma-se o gamentângio (anterídeo e oosfera), que são estruturas especializadas que contêm uma porção de citoplasma e muitos núcleos. Os núcleos das duas hifas fundem-se entre si formando o zigoto ou zigósporo do qual resulta uma hifa produtora de esporos. Por vezes a fusão dos gametângios não é imediatamente seguida da fusão dos núcleos. Neste caso, o zigoto e as hifas resultantes apresentam dois tipos de núcleos, geneticamente distintos, e funcionam em simultâneo.

Observa a seguir o cilo de vida do cogumelo (basidiomicete):

Figura 11: Cilo de vida do cogumelo.


Nos cogumelos-de-chapéu, os esporos são produzidos na parte inferior do "chapéu", que contém estruturas chamadas de esporângios, formadas por hifas férteis. Os esporos depois de serem libertados dos esporângios podem ser espalhados pela acção do vento, por exemplo. Ao encontrar condições favoráveis, num certo local, os esporos germinam e originam hifas que formarão um novo fungo.

Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 1 de Biologia: Sistemática, estudo e classificação dos seres vivos no reino Monera e dos fungos. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários