Sistema Excretor: Funções do sistema excretor e Formas de manutenção do equilíbrio osmótico da água

Sistema Excretor

Os seres vivos têm a capacidade de manter o seu meio interno constante independentemente das variações do meio externo, do PH, da temperatura etc. Portanto têm a capacidade de manter a estabilidade do meio interno. Essa capacidade é designada homeostase.

De entre os mecanismos envolvidos na manutenção da homeostase podem destacar-se a osmorregulação e a excreção.

Funções do sistema excretor

  • Funções do sistema excretor;
  • Formas de manutenção do equilíbrio osmótico de água.

Apesar das variações do ambiente – temperatura, composição química, pH etci, os animais têm a capacidade de manter a estabilidade do meio interno. Essa capacidade é designada homeostase.

De entre os mecanismos envolvidos na manutenção da homeostase podem destacar-se:

  • Osmorregulação – conjunto de mecanismos pelos quais são controladas as concentrações de sais e de água e, portanto os valores da pressão osmótica dos fluidos corporais.
  • Excreção – Função através da qual os organismos se libertam dos produtos resultantes do catabolismo, muitos dos quais tóxicos e prejudiciais.

Formas de manutenção do equilíbrio osmótico da água

Como já é do seu conhecimento, as células vivas estão sujeitas a sofrer osmose, um processo físico que as leva a perder ou a ganhar água. Ao longo do processo evolutivo, os animais desenvolvem diversos mecanismos para regular o processo osmótico. Esses mecanismos constituem o que se denomina osmorregulação.

Os animais que vivem em ambiente marinho têm fluidos corporais menos concentrados que o meio. Por isso, eles estão constantemente a perder água para o meio devido à osmose.

Para compensar essa perda, os peixes ósseos marinhos, bebem água salgada e são capazes de eliminar o excesso de sal ingerido através da superfície das brânquias.

As aves marinhas, como as gaivotas, possuem glândulas nasais especializadas em eliminar o excesso de sais no corpo.

Mamíferos marinhos, como os golfinhos e baleias, apesar de não beber água salgada, ingerem sempre um pouco de água do mar junto com os alimentos. O equilíbrio osmótico desses animais é conseguido por meio de eliminação de sais pelos rins, através da urina.

Fig. 22 – Osmorregulação nos peixes e aves marinhas


Os animais de água doce têm problema osmótico inverso ao dos animais de água salgada. As células e líquidos internos dos animais de água doce, são hipertónicos em relação ao meio, de modo que estão sempre absorvendo água por osmose.

Os peixes de água doce têm de eliminar grande quantidade de água na urina, e com isso, perdem sais importantes. Essa perda salina é compensada pela absorção activa de sais através do epitélio que reveste as brânquias.

Fig. 23 – Absorção e excreção de água e sais num peixe de água doce


No ambiente terrestre os animais têm de ingerir água bebendo ou comendo alimentos aquosos. Têm, também de evitar a perda de água por dissecação desenvolvendo camadas impermeáveis, tais como a concha dos moluscos terrestres, o exoesqueleto dos insectos ou a camada de queratina da epiderme dos vertebrados terrestres.

Para os vertebrados terrestres, a osmorregulação consiste em ingerir água e sais minerais em quantidades suficientes, evitando que essas substâncias faltem ou se acumulem no sangue. Os rins são os principais órgãos encarregados de manter o sangue na tonicidade adequada através da eliminação dos excessos de água, sais e outras substâncias osmoticamente activas na urina.

Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 6 de Biologia: Fisioligia Animal – Evolução dos Sistemas Respiratório, Digestivo, Circulatório e Excrector. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários