Técnicas de fixação de preços

Introdução

O preço é um dos quarto elementos de marketing mix e é uma variável controlável que permite agir sobre o mercado. Contribui para criar valor, imagem e transformar esse valor em lucros para a empresa. Os efeitos das decisões sobre o preço são imediatos, enquanto que o desenvolvimento de um novo produto ou uma campanha de publicidade demoram algum tempo a fazer sentir os seus efeitos.

Fixar o preço de um produto, especialmente aquando do seu lançamento, é uma decisão estratégica. É difícil subir um preço, contudo, se o baixamos, pode ser uma medida irreversível e que alguns produtos podem afectar negativamente a sua imagem.

Nesta lição, veremos quais são os factores a ter em conta e as estratégias a seguir para a fixação do preço.

Objectivos

Ao concluir esta lição você será capaz de:

• Descrever as técnicas de fixação de preço;
  • Fixar preço de um produto ou serviço.

A – Factores a considerar na fixação de preços

Qualquer decisão sobre o preço, nomeadamente a sua fixação, o seu aumento ou redução, o empreendedor deve ter em conta o seguinte:

• Custo do produto.
  • A quantidade que as pessoas compram e quanto estão dispostas a pagar.
  • Os preços das empresas concorrentes que oferecem produtos semelhantes ou produtos que podem substituir os seus. Se os preços dos concorrentes forem mais baixos, os clientes podem preferi-los. Portanto, um empreendedor deve garantir que os preços praticados estão de acordo com os dos seus concorrentes ou são mais baixos. Contudo, se a qualidade dos produtos for muito boa, um empreendedor pode vender os seus produtos a um preço relativamente mais alto e os clientes continuarão a comprar.
  • A necessidade de tornar os preços mais apelativos para os clientes, por ex: fazendo ofertas especiais e descontos.
  • A margem de lucro que o empreendedor quer.
  • Se o produto é sazonal ou não. Produtos sazonais como gabardinas, cartões de Natal, etc. são geralmente vendidos por preços mais altos do que produtos que não são sazonais como o sal, o açúcar, o sabão, etc.

Um empreendedor pode ser capaz de vender a um preço ligeiramente mais alto se o seu produto for diferente e melhor que os da concorrência.

Se os clientes compram por atacado, pode ser feito um desconto para incentivar outros a comprarem em grandes quantidades de modo a aumentar o total das vendas e os lucros.

Além disso, os descontos em dinheiro podem ser feitos para incentivar os clientes a pagarem em dinheiro pelos produtos comprados.

B - Métodos comuns de fixação dos preços dos produtos:

Existem três métodos comuns de determinar os preços dos produtos:

1º Preço baseado no custo

O preço é fixado com base sobretudo no custo do produto. Por exemplo, se o custo de fabrico e venda duma cadeira for de 600Mt, um empreendedor pode decidir pôr-lhe o preço de 680Mt para ter um lucro de 80Mt (680 – 600) = 80Mt

2º Preço baseado na procura

Neste método de determinação do preço, o preço baseia-se principalmente na vontade de atrair clientes e aumentar a procura dos produtos. É cobrado um preço mais alto quando ou onde a procura é maior e um preço baixo quando ou onde a procura é menor, mesmo que o custo do produto seja idêntico em ambos casos. Por exemplo, durante o Natal, as férias da Páscoa ou quando os estudantes vão ou vêm de férias as tarifas dos transportes aumentam enquanto que nos outros dias as tarifas são baixas.

3º Preço baseado na concorrência

Neste método os preços são determinados sobretudo pelo preço da concorrência. Os preços não têm que ser os mesmos. O empreendedor pode manter os seus preços mais altos ou mais baixos do que os dos seus concorrentes devido a certas considerações, mas são sobretudo baseados neles. A maioria dos clientes preferem os produtos mais baratos que os mais caros. Por isso é melhor que o empreendedor cobre um preço igual ou inferior ao do concorrente. Contudo, se o produto à venda for de qualidade superior ao dos seus concorrentes, os clientes podem comprá-los mesmo que o preço seja ligeiramente mais elevado. Portanto, para angariar clientes um empresário procura garantir que estejam à disposição do cliente produtos de boa qualidade e dignos de confiança.

C – A Fórmula para chegar ao preço certo

1º

Já não se fixa preço com base no custo de produção e nem com base da margem de lucro. Marketing recomenda fixar um preço psicológico que o consumidor está pronto a pagar.

Adicionar margem de lucro demasiada alta favorece a entrada de novos concorrentes, o que pode provocar excesso de oferta no mercado.

Os consumidores não conhecem bem o preço. Basta ouvir o programa da rádio para se ter ideia dos erros que são cometidos pelos clientes.

Um preço alto pode ser exagerado, mas um preço baixo pode ser

para o consumidor, um indicador de má qualidade.

Para dificultar a comparação de preços pelos consumidores utilize embalagens diferentes dos da concorrência.

Um produto que é dirigido a classe A deve ser classificado como A em tudo: prazo de entrega, segurança e garantia de qualidade.

A guerra de preços só beneficia os distribuidores e os consumidores. E o resultado é a redução de lucros.

Se tiver que escolher entre uma redução de preço e o aumento do orçamento da publicidade, escolha a segunda. A publicidade é menos visível e menos imitável e segue uma estratégia de longo prazo.

Não se esqueça de que o preço dum produto pode ser o primeiro elemento para o seu posicionamento no mercado.

10º

A sensibilidade dos consumidores mudou com a generalização dos cartões de crédito. Por um lado, compram mais facilmente, por outro, esperam pela baixa de preços em inovações tecnológicas.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 4 de Empreendedorismo: Aprovisionamento e marketing. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.