Glândulas endócrinas e sua localização no organismo humano

Glândulas endócrinas e sua localização no organismo humano

Glândulas endócrinas

As glândulas endócrinas localizam-se em diversas partes do organismo humano e podem apresentar estruturas muito diferentes umas das outras.

Vamos seguidamente referir algumas das mais importantes no organismo humano.

Hipófise

Esta glândula situa-se numa cavidade do crânio, na base do cérebro. Tem uma forma oval e pesa em norma cerca de 0.7 gramas. É formada por duas partes cuja forma e funções são diferentes, trata-se da hipófise anterior e a hipófise posterior. A primeira produz várias hormonas que regulam as funções das outras glândulas endócrinas

São elas:

  • Somatotrofina (que regula o crescimento)
  • Prolactina ( que regula a produção do leite nas glândulas mamárias)
  • Luteinizante (que estimula o corpo amarelo e a ovulação)
  • Oxitocina (que estimula a contracção das musculaturas do útero e das glândulas mamárias);
  • A hipófise posterior armazena e liberta as hormonas produzidas por uma outra glândula O hipotálamo.

Fig. 7 – Função da hipófise


Tiróide

A tiróide situa-se atrás da parte superior da traqueia. É constituído por duas partes (o lobo direito e lobo esquerdo) que estão ligados. A tiróide produz hormonas que regulam o metabolismo (Tiroxina) e outra que controla o nível do cálcio no sangue (Calcitonina).

Glândulas Paratiróides

Estas glândulas são quatro e estão ligadas a parte de trás da tiróide. Produzem uma hormona que participa na regulação da quantidade de cálcio existente no citoplasma das células – o paratormónio.

Pâncreas

O pâncreas e uma glândula mista. Chama-se mista porque é ao mesmo tempo glândula exócrina (porque produz suco pancreático que vai para o intestino delgado) e endócrina (porque produz hormonas que controlam a quantidade de glicose presentes no sangue): a glucagónio e a insulina.

Glândula supra – renais

Situam-se no topo de cada um dos rins e tem a forma de uma pirâmide.

São constituídas por duas partes: o córtex (a parte exterior) e a medula (a parte interior).

Produzem diversas hormonas. O córtex produz cortisona, que estimula o anabolismo dos açúcares e o catabolismo das gorduras. Tem efeitos antiinflamatórios e anti-alérgicos. Estimula a conversão de aminoácidos em glicose pelo fígado (glicogénio) e a utilização de lípidos como fonte de energia. Produz ainda a aldosterona que regula a concentração de sódio e potássio no sangue.

Glândulas genitais

Na espécie humana existem dois tipos destas glândulas: ovários nas mulheres e testículos nos homens. Os ovários produzem as hormonas estrogénio e progesterona. Estas hormonas são responsáveis pelos caracteres sexuais secundários da mulher. Os testículos produzem a hormona testosterona que é responsável pelos caracteres sexuais secundários masculinos.

Fig. 8 – Principais glândulas endócrinas do corpo


Quadro resumo: Glândulas – Características e Localização

Glândula

Característica e localização

Hipófise

Esta glândula situa-se numa cavidade do crânio, na base do cérebro. Tem uma forma oval e pesa em média cerca de 0.7 gramas. É formada por duas partes cuja forma e funções são diferentes: trata-se da hipófise anterior e a hipófise posterior. A primeira produz várias hormonas que regulam as funções das

outras glândulas endócrinas.

A hipófise posterior armazena e liberta as hormonas produzidas por uma outra glãndula – o hipotálamo.

Tiróide

A tiróide situa-se atrás da parte superior da traqueia. É constituído por duas partes (o lobo direito e lobo esquerdo) que estão ligados. A tiróide produz hormonas que regulam o metabolismo e outras que controlam o nível do cálcio no sangue.

Para-tiróide

Estas glândulas são quatro e estão ligadas a parte de trás da tiróide. Produzem uma hormona que participa na regulação da quantidade de cálcio existente no citoplasma das células – a paratormona.

Pâncreas

O pâncreas e uma glândula mista. Chama-se mista porque é ao mesmo tempo glândula exócrina (porque produz suco pancreático que vai para o intestino delgado) e endócrina (porque produz hormonas que controlam a quantidade de glicose presente no sangue: a glucagona e a insulina.

Supra-renais

Situam-se no topo de cada um dos rins e tem a forma de uma pirâmide.

São constituídas por duas partes: o córtex ( a parte exterior ) e a medula (a parte interior).

Produzem diversas hormonas. O córtex produz cortisona, que estimula o anabolismo dos açúcares e o catabolismo das gorduras. Tem efeitos anti-inflamatórios e anti-alérgicos. Estimula a conversão de aminoácidos em glicose pelo fígado (glicogénio) e a utilização de lípidos como fonte de energia. Produz ainda a aldosterona que regula a concentração de sódio e potássio no sangue.

Genitais

Na espécie humana existem dois tipos destas glândulas: ovários nas mulheres e testículos nos homens.

Os ovários produzem as hormonas estrogénio e progesterona.

Estas hormonas são responsáveis pelos caracteres sexuais secundários da mulher. Os testículos produzem a hormona testosterona que é responsável pelos caracteres sexuais secundários masculinos.

 

Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 7 de Biologia: Fisiologia Animal – Evolução dos Sistemas Nervoso, Hormonal e Reprodutor. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários