Órgãos dos sentidos – Funções gerais dos órgãos dos sentidos e Classificação dos receptores sensoriais

Órgãos dos sentidos – Funções gerais dos órgãos dos sentidos

Ao longo da evolução dos animais em geral incluindo o Homem, estes vão desenvolvendo estruturas que lhes possibilitam a percepção de factores ambientais, físicos e químicos. Estas estruturas estão relacionadas com a sensibilidade do corpo do indivíduo e designam-se de órgãos dos sentidos.

Órgãos dos sentidos

Funções gerais dos órgãos dos sentidos

A capacidade sensorial de um organismo permite não só reconhecer o que existe na Natureza, mas também analisar a cada instante o ambiente, verificando se ele é compatível com as suas funções vitais.

Quanto mais informações o organismo obtiver acerca do meio ambiente ele terá mais adaptação à sobrevivência, defesa do organismo, a fuga dos predadores, o encontro sexual, a protecção etc.

Receptores sensoriais

Os animais obtêm as informações sobre as condições internas e externas do seu corpo por meio de células sensitivas ou seja receptores sensoriais Um receptor sensorial pode ser um neurónio modificado (célula neurossensorial) ou uma célula epitelial especializada (célula epitélosensorial) ligada a neurónios.

As células sensoriais distribuem-se pela superfície da pele e também constituem os órgãos dos sentidos.

Classificação dos receptores sensoriais

Dependendo da natureza do estímulo que o organismo é capaz de captar, os receptores sensoriais podem ser classificados em quatro tipos básicos:

a) Quimiorreceptores: receptores especializados na detenção de substâncias químicas. Para a maioria dos animais os receptores químicos têm importância vital. Por exemplo, o paladar permite distinguir o que é doce ou amargo, o que pode ou não ser comido.

Existem animais que apresentam receptores gustativos dentro e fora da boca podendo perceber o sabor dos alimentos antes de ser ingeridos. Assim o animal evita colocar na boca substância tóxicas ou venenosas.

Um outro sentido estimulado quimicamente é o olfacto que é a percepção de substâncias presentes no ar atmosférico ao seu redor.

Em animais aquáticos esses receptores são estimulados pelas substâncias dissolvidas na água.

O olfacto desempenha funções adaptativas importantes como delimitação do território, reconhecimento do parceiro sexual, localização dos alimentos.

Existem animais que produzem substâncias odoríficas que interferem no comportamento de outros animais da mesma espécie.

b) Termorreceptores: receptores especializados na captação de estímulos de natureza térmica.

Na espécie humana há termorreceptores distribuídos por toda a pele ligeiramente mais concentrados nas regiões da face, dos pés e das mãos.

c) Mecanorreceptores: receptores especializados na captação de estimulas mecânicos.

Pode-se distinguir dois tipos de mecanorreceptores: os fonorreceptores e os estatorreceptores.

Os fonorreceptores são os receptores capazes de detectar variações na pressão do ar e os estatorreceptores são os receptores capazes de detectar a posição do corpo em relação a força da gravidade.

Os ouvidos por exemplo actuam simultaneamente como fonorreceptores, capazes de captar ondas sonoras e como órgãos de equilíbrio.

d) Fotorreceptores : receptores especializados na captação de estímulos luminosos. Os olhos são fotorreceptores altamente especializados.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 7 de Biologia: Fisiologia Animal – Evolução dos Sistemas Nervoso, Hormonal e Reprodutor. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários