Ciclo menstrual e regulação hormonal

Ciclo menstrual e regulação hormonal

Na aula anterior você estudou que a principal função do ovário é a produção e libertação de gâmetas – os óvulos.

Quando as mulheres nascem já têm nos seus ovários, no interior dos pequenos folículos todas as células reprodutoras de que necessitarão ao longo da sua vida fértil A partir da puberdade, que varia entre 11 a 14 anos de idade, mensalmente um folículo evolui até atingir a maturação acabando por libertar o gâmeta (o óvulo). Este processo é cíclico.

Ciclo Menstrual

As transformações no ovário do aparelho reprodutor da mulher, são acompanhadas por variações na produção das hormonas sexuais.

Este acontecimento repete-se com certa periodicidade, facto que se dá a esse processo a designação de ciclo sexual feminino ou ciclo menstrual.

Dado que em cada ciclo, os principais fenómenos ocorrem no ovário e no útero, considera-se existir um ciclo ovárico e um ciclo uterino.

Ciclo ovárico

Em cada ciclo ovárico, o ovário sofre sucessivas modificações. Estas modificações estão divididas em três fases:

  • Fase folicular;
  • Ovulação;
  • Fase do corpo amarelo.

A fase folicular dura em média 14 dias, durante os quais um folículo pequeno atinge a fase de folículo maduro – o folículo de Graaf . Nesta fase as hormonas que as células foliculares produzirem são hormonas chamadas de estrogénios.

Geralmente a ovulação acontece por volta do 14º dia do ciclo. Nesta altura do ciclo o folículo está maduro e encostado a parede do ovário. A parede rompe-se e o óvulo que está dentro do folículo é liberto. Este óvulo é captado pelo pavilhão da trompa e é encaminhado para o oviducto.

Na fase do corpo amarelo o folículo que produziu o óvulo transforma-se num corpo amarelo. A fase do corpo amarelo dura cerca de 14 dias e produz além de uma pequena quantidade de hormona estrogénio a outra hormona chamada progesterona.

No final desta fase o corpo amarelo começa a desfazer-se deixando no ovário uma pequena cicatriz.

Fig. 20 – Ciclo ovário

Ciclo uterino

O ciclo uterino decorre no útero. O útero é um órgão musculoso e oco. O interior do útero é revestido por uma mucosa, que é um tecido enriquecido de muitos vasos sanguíneos chamado endométrio que também possui glândulas.

O ciclo uterino dura em média 28 dias e pode ser dividido em três fases:

  • Fase menstrual;
  • Fase reparativa;
  • Fase progestativa;

A fase menstrual marca o início do ciclo uterino e tem duração média de 5 dias. Nesta fase grande parte do endométrio é destruída. A porção do endométrio destruída é expelida juntamente com uma certa quantidade de sangue que resulta da dilatação e rebentamento dos vasos sanguíneos existentes no endométrio. Esse processo chama-se menstruação, no qual ocorre uma pequena hemorragia que pode durar entre três a seis dias.

A duração da fase reparativa é de cerca de 9 dias e é caracterizada pele reparação do endométrio destruído na última menstruação. Nesta fase formam-se numerosas glândulas e começam a ser reconstituídos os vasos sanguíneos.

Na fase progestativa que dura em média 14 dias, o endométrio continua a desenvolver-se até atingir a sua espessura máxima de cerca de 5mm. As glândulas e os vasos sanguíneos atingem igualmente o máximo de desenvolvimento. Assim, o útero está pronto para receber e alojar nessa camada um embrião. Na ausência do embrião a camada do endométrio degenera, iniciando assim um novo ciclo uterino com a fase menstrual.

Fig. 21 – Ciclo Uterino

Relação entre a actividade do ovário e do útero

Existe uma relação directa entre o ovário e o útero. O ovário lança no sangue as hormonas ováricas – os estrogénios e a progesterona. Estas hormonas vão actuar no útero e controlar as transformações do endométrio, ou seja do ciclo uterino.

Como pode perceber, se os ovários forem retirados não haverá ciclo uterino.

As hormonas produzidas pelo ovário

Durante a fase folicular o folículo que está a amadurecer produz estrogénios. Estes vão provocar o crescimento da mucosa do útero. A fase folicular do ciclo ovárico está ligada a fase reparativa do útero.

Depois da ovulação, durante a fase do corpo amarelo, o corpo amarelo produz a hormona progesterona embora também produza alguns estrogénios. Quando estas hormonas entram em contacto com a mucosa do útero (o endométrio) provocam o seu crescimento. Portanto a fase do corpo amarelo do ciclo ovárico está relacionada com a fase progestativa do ciclo uterino.

No final da fase do corpo amarelo a quantidade de hormonas produzidas pelo ovário diminui muito. Devido a essa diminuição o endométrio desfaz-se e dá-se a menstruação.

Controlo da actividade do ovário

O ovário é controlado pelo encéfalo, precisamente por uma glândula por si já estudada – a hipófise.

A hipófise produz hormonas que levadas até ao ovário controlam a actividade deste. Estas hormonas são: a luteo-estimulina (LH) e o folículo-estimulina (FSH). Quando falamos das duas em conjunto podemos chamar-lhes gonodo-estimulinas.

As três fases do ciclo ovárico são comandadas por três fases diferentes da produção de hormonas da hipófise.

Uma produção média dessas hormonas provoca o desenvolvimento de um folículo. Um aumento repentino da produção de hormonas provoca a ovulação e a baixa concentração dessas hormonas provoca o começo da fase do corpo amarelo.

Fig. 22 – Hormonas segregadas pelo ovário

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 7 de Biologia: Fisiologia Animal – Evolução dos Sistemas Nervoso, Hormonal e Reprodutor. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários